Últimas Notícias

Documentário HBO relembra atentados de 11 de setembro pelo ponto de vista de alunos do ensino médio


A QUATRO QUADRAS DAS TORRES: O 11 DE SETEMBRO EM STUYVESANT estreia dia 11 de setembro

A HBO anuncia a estreia do documentário A QUATRO QUADRAS DAS TORRES: O 11 DE SETEMBRO EM STUYVESANT, que aborda os acontecimentos daquele fatídico dia por meio de conversas com oito nova-iorquinos que estudavam na respeitada escola pública de ensino médio Stuyvesant, localizada a quatro quadras do World Trade Center. O documentário estreia na quarta-feira, 11 de setembro, às 22 horas, na HBO e na HBO GO.

A produção mostra como os atentados de 11 de setembro de 2001 influenciaram as vidas e sonhos destes alunos e de todos os Estados Unidos – e sua repercussão até os dias de hoje. Os alunos que participam do documentário são Taresh Batra, Catherine Choy, Ilya Feldsherov, Mohammad Haque, Liz O'Callahan, Himanshu Suri, Michael Vogel e Carlos Williams.

No momento dos ataques às Torres Gêmeas, o dia acabara de começar na Stuyvesant quando de repente foi interrompido pela tragédia. "Absolutamente tudo mudou naquele dia", conta Ilya Feldsherov, que tinha 15 anos na época.

Os alunos descrevem o caos do dia em que assistiram ao choque dos aviões com as torres: a fuga pela nuvem de fumaça que tomou conta da região e a odisseia de conseguir voltar para casa, muitas vezes localizadas a quilômetros de distância em bairros como Queens, Brooklyn e Bronx.

Nas ruas, eles procuravam uns aos outros e tentavam ficar juntos – principalmente os estudantes descendentes de famílias do Sudeste Asiático, que imediatamente tiveram medo de ser vítimas da ira mal direcionada. Himanshu Suri e Taresh Batra se lembram de ter caminhado com mulheres jovens vestidas com hijabs, que eram ofendidas por homens nas ruas. Mohammad Haque, filho de imigrantes de Bangladesh, diz que se deu conta de que estava em uma zona de guerra quando ligou para o pai e este implorava: "Por favor, sobreviva".

Representando estudantes de várias comunidades de imigrantes e com várias trajetórias, os participantes do documentário falam sobre as reações violentas contra as minorias que se seguiram aos atentados e as profundas amizades com os colegas que os ajudaram a enfrentar a situação.

A QUATRO QUADRAS DAS TORRES: O 11 DE SETEMBRO EM STUYVESANT tem direção e produção de Amy Schatz; edição de Tom Patterson; direção de fotografia de Alex Rappoport; música de Keith Kenniff; coprodução de Katy Garfield e Sascha Weiss; consultoria de produção de Diane Kolyer; produção executiva de Susan Benaroya; supervisão de produção de Sara Rodriguez; produção executiva de Nancy Abraham e Lisa Heller, ambas da HBO.

Nenhum comentário