Últimas Notícias

Chernobyl: A minissérie impecável da HBO ⭐⭐⭐⭐⭐


O maior desastre da humanidade retrato de forma impecável.

Não é sempre que podemos acompanhar uma produção dessa qualidade na TV. É uma minissérie, apenas cinco episódios, mas a HBO trouxe nas últimas semanas uma produção que salta aos olhos, com um cuidado com a produção poucas vezes vistas na TV.

A história do desastre ajuda. A produção já se inicia chamando a atenção do telespectador, pois o que se sabe sobre o desastre, até hoje, é muito inconclusivo e deturpado. Não digo que agora tudo está esclarecido, de forma alguma, mas os roteiristas trouxeram uma boa visão sobre o caso, com pesquisas profundas que fazem-nos ter uma noção do quanto foi desastroso o incidente, que poderia matar boa parte da população do planeta.

A explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em abril de 1986, afetou, além do próprio país, a Bielorrússia, a Rússia, a Escandinávia e o oeste da Europa. Mas vimos que se não fosse o trabalho árduo de muitas pessoas que deram suas próprias vidas, literalmente, a catástrofe poderia ser bem maior. A minissérie deixa isso bem claro, e ao sem fim, mostra como tudo terminou e as vidas que a arrogância do regime soviético causou.

Pegaram a história bem no início, antes do desastre, e foram nos mostrando passo a passo os acontecimentos com ricos detalhes, mas não de forma cronológica, outro grande acerto. Tivemos tempo para nos espantar, nos emocionar, mas principalmente para sabermos como tudo isso ocorreu e quem foram os culpados. Acertadamente deixaram o conclusão para para os últimos momentos, contudo o desfecho do personagem principal, Valery Legasov, foi deflagrado logo no primeiro episódio da produção.

Vale destacar que a produção usou alguns personagens que não estiveram na realidade da história, mas que serviram de ilustração para vários aspectos. 

Chernobyl é protagonizada por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson. Mas todo o elenco tem performance elogiada, acima da média, trazendo emoção e tornando verídica o enrendo. Podem ter certeza que a série terá muitas indicações nas próximas premiações da TV, não só o elenco mas todos os seus quesitos.

Nenhum comentário