Últimas Notícias

LOST: 9 anos do fim de uma série inigualável


Quanto mais o tempo passa, mais eu vejo o quão especial e fantástica foi essa série.

Durante os quase 10 anos que esse site está no ar (e esse site só existe por causa dessa série), já publicamos vários textos sobre LOST, mas não um igual ao que você está lendo agora. Hoje, 9 anos do fim de LOST, podemos comparar a série, seu desfecho e sua jornada com muitas produções populares que estiveram presentes nessa última década, fazendo-nos entender o quão incrível e inigualável foi aquela jornada, inclusive o seu fim.

1 hora e 45 minutos é a duração do último episódio, mas a emissora ABC demorou umas 3 horas pra exibi-lo, pois a série era exibida entre comerciais, imagine só a angústia. A emissora ganhou muito dinheiro com comerciais nesse episódio. E nesse tempo estávamos longe da internet. Nunca vi uma internet tão parada, e na época o Facebook ainda estava engatinhando, não tinha Instagram, Snap Chat, Whatsapp... Basicamente só tinha o Twitter e os blogs, que muitos deles tinham chats.


3 horas de exibição do episódio e umas 6, 7 horas à espera da legenda. Muitos viram o episódio via streaming, em inglês, mas a imensa maioria estava grudado no legendas.tv, que publicava uma parcial do trabalho em seu twitter. Fãs (eu incluso) viraram a noite em claro, ansiosos pela legenda, que demorou mais do que o normal pra sair, claro, devido ao tamanho do episódio. 

Foi em um domingo, portanto, tive que faltar ao trabalho na segunda feira, pois a legenda saiu em torno das seis da manhã. Não poderia correr o risco de assistir o episódio no outro dia, após o trabalho, porque um spoiler sobre o fim de LOST seria praticamente mortal. Mas ninguém dava spoilers como dão hoje. O respeito era grande. Virei a noite na internet em chats, twitter e blogs, saí ileso. Devo ter gastado umas duas horas e meia pra ver o episódio, pois tive que ir pausando pra respirar.

LOST é uma série que nunca mais na vida terá igual. Hoje a TV mudou. As principais séries demoram quase dois anos entre temporadas para ir ao ar. E temporadas com 6, 8, 10 episódios. LOST tinha 24 episódios por temporada e tinha temporada todo ano. Sua última temporada teve 17 episódios, sem contar o último que valeu por três. Imagine esperar dois anos por uma temporada de LOST? Impossível.


E apesar de erros que a série teve, eles se tornam extremamente irrelevantes se compararmos com sua maravilhosa jornada. E se compararmos com o fim das outras principais séries que vieram depois, temos que jogar essas "reclamações" sobre LOST no lixo. Mas uma série popular como LOST, sempre vão ter pessoas reclamando. Não sei a porcentagem de quem gostou do fim da série e quem não gostou, mas a porcentagem de quem não gostou é a que faz bem mais barulho.

Digo isso por experiência própria. Pra quem não sabe, eu sou também o criador do maior site sobre Breaking Bad no Brasil (www.breakingbadbrasil.com), e a série teve um final praticamente aclamado. Mas se eu contar o tanto de reclamações que recebi sobre o fim de Breaking Bad vocês não vão acreditar. Por isso fiquei pensando: se estou recebendo esse tanto de reclamações de um final de série tão aclamado, imagine uma série como LOST, que teve um final controverso e dividido? E um final que muitos, acreditem, muitos não entenderam. Até hoje tem gente que acha que "eles estavam mortos desde o início". Acreditem, essas pessoas fizeram e fazem um barulho danado.

Game of Thrones é um grande exemplo. Mas nesse caso foi praticamente unânime em dizer que a série teve um péssimo fim. E a última temporada teve erros amadores e grotescos! Fico imaginando se isso tivesse ocorrido com LOST, o mundo teria caído. E veja que GOT demorou 2 anos pra lançar uma temporada final e com 6 episódios. 

Dexter foi outra série popular da última década que teve um final bem ruim. Mas Dexter vinha capengando após a quinta temporada, ninguém esperava um final digno, ao contrário de GOT. Mas tivemos bons e ótimos finais nesse meio tempo, como Fringe, Spartacus, Sons of Anarchy, Banshee, entre outras, porém não são séries tão populares quanto às mencionadas acima. 


Portanto a cada aniversário do fim de LOST, vejo que muitos estavam errados em denegrir o fim da série. Eu adorei, do início ao fim, já revi a série várias vezes e mantendo o sentimento de série inigualável, única e revolucionária. Infelizmente muitos não tiveram isso, mesmo quem vê a série agora, por maratona (ainda extremamente recomendável). A experiência de poder acompanhá-la em sua época de exibição é única e indescritível, uma vantagem de quem tem lá hoje seus trinta e poucos anos.

#LOSTForever

5 comentários:

  1. Você esqueceu de citar o ORKUT, que tinha vários grupos de discussões sobre a série.

    ResponderExcluir
  2. eu aproveitei esse niver de lost e fui maratonar, e ja to com vontade de lost outra vez. O que eu faço???!?

    ResponderExcluir
  3. Cada espera por um episódio de Lost era angustiante. Mas a satisfação de ver o episódio naquela época é indescritível. Não tenho o que reclamar do desfecho. E a saudade de ver os Untangles depois dos episódios então? Vida longa a esse culto da série!!!

    ResponderExcluir
  4. Lost foi sem duvida, ao lado de XFiles nota 10.

    ResponderExcluir