13 Reasons Why: Segunda temporada coloca em dúvida a necessidade da série

Com Spoilers - Crítica 2ª Temporada

Uma segunda temporada que faz-nos pensar sobre a necessidade de uma série desse tipo.

Extremamente perigosa, é o que posso dizer sobre essa série quando alguém me pergunta sobre ela. Simplesmente pelo fato dela soar "juvenil" mas abordar assuntos polêmicos e pesados, e que muitos deixam de lado, fingem não enxergar. 

E o novo ano deixou isso bem claro, quando tudo girou-se em torno do tribunal que julgou a culpa ou não da escola Liberty no suicídio de Hannah Baker. Com estrutura bem parecida com o primeiro ano, os episódios deixavam um personagem em evidência a cada episódio, quando eram convocados para depoimentos. Como na temporada passada, quando cada fita tinha o seu personagem principal. 

E o juri chegou a uma óbvia decisão: não que a Escola fosse inocente nesse caso, mas a culpa da morte de Hannah não é só dela, como bem mostrou a temporada, mas sim, de muita gente, inclusive de seus pais. Acontece que nada mudou com a morte da jovem, pois o bullying ainda come solto naquela escola, de todos os tipos, e ninguém faz nada.


Não tivemos um caso de morte nessa temporada, mas agressões extremamente violentas, insinuações de estupro e alunos se drogando. O pior caso foi a agressão sofrida por Tyler, personagem que sofreu bastante com os agressores e que quase culminou em uma tragédia épica, quando o próprio dirigiu-se ao baile da escola com uma metralhadora, mas acabou desistindo após a insistência de Clay.

Mas aí que tá: os EUA sofrem com casos de extermínio em escolas e uma cena como essa ajuda ou atrapalha? Vai motivar o agressor ou vai alertar as autoridades? Ai o grande perigo da série, o mesmo perigo quando mostram um suicídio explícito como o que vimos na primeira temporada.

Porém a temporada destoou-se por ter tido furos de roteiro e falhas na produção incríveis! O maior problema foi na inserção da personagem Hannah em forma de "fantasma" de Clay. Tudo bem, vimos isso muito em várias séries, principalmente em Dexter, mas esse tipo de artimanha pode ser usada sem que o "fantasma" interfira na trama.

Hannah nessa temporada foi uma espécie de criação da cabeça de Clay, mas muitas vezes ela respondia a perguntas que o próprio Clay não sabia das respostas. Ficou forçado, ainda mais que ninguém percebia que Clay falava como louco, sozinho, e que até tentava beijar o seu fantasminha camarada.

Alex, debilitado, indo SOZINHO buscar a tal caixa de fotos com aquele comparsa de Bryce... A resolução do caso do sumiço da mesma foi ridícula... Jessica transando com Justin após beijar Alex foi de doer... A cena final da temporada doeu mais ainda de tão mal feita... Enfim. Daí pra pior.


Mas a temporada teve pontos altos sim, olhando bem, tem muita lição de vida ali, muitos exemplos a serem seguidos e outros a serem corrigidos, além de escancarar problemas cotidianos nas escolas e que são invisíveis para muitos. Mas no fim da temporada uma pergunta importante soa:

13 Reasons Why é necessária? Existe séries para rir, chorar, entreter, emocionar. 13RS é uma série para quê? Alertar ou motivar tragédias?

Não responderia essa pergunta diretamente, pois pra mim, assisto sem a possibilidade de ser influenciado, mas você deixaria sua filha assistir essa série? Eu não.

Avaliação da temporada: ⭐⭐

Um comentário:

  1. Dessa vez concordo só em parte, Fábio. Concordo que não é uma série para todos, mas a considero necessária sim. Principalmente como alerta para os pais, vide a criação ausente de Bryce e Justin, a negação da mãe de Zach, a cegueira do pai de Marcus e principalmente a negação dos pais de Tyler de que ele precisava de terapia de raiva. O menino sofreu? Sim, mas não foram poucos os momentos em que ele mostrou traços de psicopatia. Além do mais, acho que depois de se assistir a série deve-se ver o especial Tentando Entender os Porquês, onde os produtores explicam as decisões que tomaram e profissionais e ativistas dão opiniões.
    Houve falhas de roteiro, mas houve muito mais momentos de que gostei. Porém, acho que deveriam ter encerrado nessa temporada.
    Enfim, ótimo texto.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.