Pular para o conteúdo principal

TOP 10 Melhores Séries de 2016


E chegou o momento de colocarmos o dedo na ferida. Apontar qual série é melhor ou pior do que a outra não é uma tarefa fácil, ainda mais que postagens como essa geram dezenas de milhares de leituras.

Como de praxe e humanamente dizendo, não dá pra estar em dia com TODAS as séries que passaram pelo ano, mas dá sim pra acompanhar as principais, aquelas que já são bem criticadas pela mídia. No ano que passou, consegui acompanhar bem mais do que no ano anterior. Segundo meus aplicativos, cheguei em torno de 400 episódios assistidos em 2016.

Mas eu fiquei devendo algumas séries, que, talvez, poderiam fazer parte dessa lista, como: The Americans,  Rectify, Transparent e Veep. Séries que estão entre as melhores das listas mas que eu ainda não pude colocá-las em dia. Provavelmente devido à minha curiosidade de estar acompanhando séries do momento da Marvel e outras futilidades, não pude.

Portanto, como tradicionalmente ocorre no Viciado em Série desde 2010, apresento as 10 melhores séries do ano. Não concordam? Sem problemas, estou aberto a novas sugestões. Deixe-as nos comentários e aproveite para marcar também o seu TOP 10.

10 - Stranger Things


Apaixonei-me pela série, principalmente, pelos personagens. Stranger Things nos presenteou com dóceis crianças que contaram uma história belíssima, recheada com mistério e emoção. Nos levou a extrema nostalgia, nos remetendo ao clima cinematográfico vivido nos anos 80. De quebra, conseguiu nos dar excelentes plots de sci-fi, típicos lados paralelos, nos lembrando muito dos bons e velhos momentos de Fringe.

09 - Mr Robot


Essa é uma série que não entrou no TOP 10 do ano passado por eu não estar em dia com ela naquele momento. Fiz questão de colocá-la em dia para esse TOP, e, confesso que minha avaliação é mais como um todo do que propriamente a segunda temporada exibida em 2016. Mr Robot é uma ótima série mas sua temporada de estreia foi bem melhor do que sua segunda. Os motivos são óbvios, não há mais "novidade" em sua segunda temporada e a série precisa se superar. Não superou. Contudo, injusto não colocá-la entre as 10 melhores séries do ano, pois, apesar de não ter empolgado, sua produção continua sendo impecável, houve boas reviravoltas na trama e o ator Rami Malek continua fenomenal.

08 - House of Cards


Dentre todas as séries desse TOP, House of Cards é a que continua sempre regular. Esteve por aqui desde seu lançamento e só não conseguiu melhor posição por que as próximas da lista foram, pra mim, insubstituíveis. A temporada trouxe Claire no ápice, personagem que ofuscou Frank Underwood. Continua sendo uma ótima série que trata dos meios políticos, que, querendo ou não, reflete no que acontece em todo mundo democrático.

07 - Narcos


Provavelmente o filho de Pablo Escobar não colocaria a série entre as melhores de 2016, e sim, entre as piores. Ele conflitou a realidade, mas, como sempre disse, isso não importa. A história de Escobar já é muito conflitante até hoje, mas a Netflix deu o seu melhor. Episódios extremamente bem produzidos e um show de interpretação de Wagner Moura. Uma história muito instigante centrada no personagem Pablo Escobar, mas que mostrou ao seu final que a série é muito mais do que isso.

06 - Banshee


A minha querida série, que sempre considerei a melhor série depois do fim de Breaking Bad. mas sua temporada final também não superou as anteriores. Não foi ruim, pelo contrário, foi uma ótima temporada, mas Banshe costuma apresentar temporadas acima de "ótima" e por ser uma temporada final, o velho problema "expectativa" surgiu. Mas isso só explica o seu sexto lugar nesse TOP, porque ela nos deixa bem, fechando o enredo, dando um bom fim aos personagens e trazendo satisfação ao telespectador. A mudança na estrutura, talvez, prejudicou, mas, os fatores positivos superaram isso.

05 - Better Call Saul


Está aqui uma série que deverá ocupar o primeiro lugar em breve nesse TOP e que irá vencer os principais prêmios da TV. Better Call Saul está decolando. Uma temporada melhor do que a outra, um episódio melhor do que o outro. Lembra muito o que aconteceu com Breaking Bad, que, começou a despontar mesmo após a sua terceira temporada. Better Call Saul tem trazido o melhor de Breaking Bad em termos de produção mas ainda perde no quesito "personagens". Jimmy e Mike tem tidos bons momentos mas vividos separadamente. Novos personagens estão sendo acrescentados, deixando a trama muito mais tensa e empolgante. Quando Saul Goodman surgir com Mike um pouco mais dentro do seu núcleo e com os personagens prometidos aparecendo... Não será uma nova Breaking Bad, será Better Call Saul no mesmo nível.

04 - The People v. O.J. Simpson: American Crime Story


A minha surpresa do ano. Confesso que quando li a premissa, não interessou-me muito. Parecia que Ryan Murphy estava trazendo American Horror Story para o drama, e, com os mesmos atores. Mas não! Devido aos elogios da crítica resolvi dar uma olhada na série e como podem ver, não foi em vão. A história de O.J. Simpson foi contada por um ângulo que não conhecíamos. Os mais jovens podem não lembrar, mas, na época do crime, 1994, tinha meus 14 anos, acompanhei vagamente a história. Ryan Murphy nos deu detalhes, dos mais sórdidos possíveis, contou bem o enredo e nos deu, mesmo sem querer, uma das melhores séries jurídicas de todos os tempos.

03 - Game of Thrones


Quem me viu, quem me vê. Sim, coloco Game of Thrones entre as três melhores séries do ano e não reclamo de quem está dando a ela o titulo de melhor série de 2016. O próprio Emmy fez isso. Não faço o mesmo devido às próximas séries da lista, mas, realmente, Game of Thrones trouxe uma temporada impecável. A anterior também tinha sido ótima e já tinha entrado nesse TOP. Reclamei muito da série nos seus primeiros anos nas redes sociais, que geraram debates longos sobre o tema, e, todos os meus pontos reclamados praticamente foram mudados na série, como: evolução, foco, desenvolvimento, mais ação. Sou xingado até hoje no post "TOP 5 Séries Melhores que Game of Thrones", de 2013. A série sempre teve uma produção impecável, agora, faltava melhorar nos quesitos ditos acima. Melhorou, muito. Passou os livros e deu surpresa a todos os telespectadores. Pôs fogo literalmente em tudo e em todos, e, finalmente, com orgulho, posso assumir que é, agora, uma das minhas séries favoritas.

02 - Westworld


Outra grata surpresa. Todo mundo só falou nessa série, todo mundo me marcava, perguntava se eu estava assistindo, e... torcendo o nariz, devido a falta de tempo, lá vou eu assistir mais uma série nova. E que série, meus amigos. Não sei bem rotular: futurística... faroeste... sci-fi... uma mistura de tudo isso... Westworld nos deu excelentes plots twists e amarrou muito bem a trama. Você acompanha a série de um jeito e de repente muda tudo! É tipo quando você resolve um cálculo matemático difícil e tudo fica claro, satisfatório, excitante, deslumbrante. Impressionante a atuação do elenco, principalmente os personagens que viviam os "androides". Excepcional série.

01 - Black Mirror


Está aqui a melhor série de 2016 e a melhor série antológica de todos os tempos. Impressionante. Quando você começa ver uma série nova, você precisa se conectar, momento que você entra no enredo e não quer largar mais, te dando motivos para continuar com a temporada. Agora, imagine fazer isso a cada episódio? Muito difícil, tem séries em que você conecta e desconecta a todo instante, mas Black Mirror... É como estivesse assistindo um filme por episódio, e, se conectando facilmente já em seus primeiros minutos. Te toma, literalmente, torna-se imediatamente seu vício. Uma série inglesa de poucos episódios que foi resgatada pela Netflix, que deu generosos e fantásticos seis episódios. Não tem episódio ruim, não tem monotonia. Fixação e conexão absurda! Produção impecável! Nada disso esteve ao mesmo tempo nas séries que vi em 2016, portanto, leva a medalha de ouro nesse TOP, indubitavelmente.

Confira os TOPs dos anos anteriores: 2015201420132012 — 2010.

Postagens mais visitadas deste blog

Confira as 5 séries mais vistas na Netflix pelo mundo

Nos últimos dez anos, a Netflix transformou a forma como o mundo assiste filmes e programas de TV, fornecendo aos assinantes uma enorme biblioteca de clássicos convencionais  e dezenas de recomendações personalizadas - tudo disponível na ponta dos dedos. Isso é mais do que apenas conveniência,  é a metamorfose da mídia.
Usando os dados do Google Trends, o site highspeedinternet.com classificou os países pelo número de pesquisas relacionadas à Netflix e referenciou as suas classificações com as séries mais procuradas. No mapa acima você confere qual é a TOP de audiência em cada país, e, abaixo você confere quais as 5 séries mais procuradas no serviço de streaming.
TOP 5:

1 - Sherlock
2 - Friends
3 - Narcos
4 - House of Cards
5 - New Girl

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

TOP 5 Séries Melhores que Game of Thrones

— Vikings: "Gosto de Game of Thrones porque tem muita luta medieval, sangue..."

As lutas medievais de Vikings são muito mais intensas, extremamente constantes na série. A série também vem de uma adaptação, só que dá história da humanidade, quando exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII. A série também é muito mais viciante, sem a morosidade de diálogos vistos na série da HBO.

— Banshee:  "Gosto de Game of Thrones porque tem muitas cenas de sexo e nudez"

As cenas de sexo de Banshee são extremamente mais explícitas. Nudez é cotidiano na série, inclusive nudez frontal. E a nudez de Banshee não são como em Game of Thrones, que praticamente mostra a nudez de prostitutas, personagens secundários. Em Banshee os atores principais estão nessas cenas. Banshee também ganha no quesito violência, sangue, ação, além de ter roteiro original.

— …

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…