Sobre a 1ª Temporada de Mr. Robot


Sem spoilers
O hacker em séries sendo visto com outros olhos, após a primeira temporada de Mr. Robot.

Já cansamos de acompanhar filmes e séries tratando desse assunto, mas, Mr.Robot tratou do tema "Hacker" da forma mais profissional possível. Normalmente acompanhamos cenas com um maluco digitando igual a um doido, quase quebrando a teclado de um computador, enquanto na tela, preta, números em branco eram inseridos aleatoriamente.

Pra mim, um prato cheio. Tenho afinidade com o tema, e vi que eles foram detalhistas, mostrarram caminhos de rede, arquivos, e tudo que envolve a informática plena. Não foram aleatórios, mesmo sabendo que a maior parte dos telespectadores não importariam com isso, mas eles, trabalharam para a minoria.

E esse não é o único ponto positivo da série. Logo nos primeiros episódios a série te joga num mundo viciante e usa uma estrutura já conhecida mas muito eficaz no mundo das séries: "Justiça com as próprias mãos". É quando um criminoso comete um crime que é avalizado pelo telespectador, como Breaking Bad, Dexter, Banshee e como tantas outras séries mostraram. 

Elliot Alderson é o personagem principal da série. Logo de cara ele coloca atrás das grades um pedófilo, usando de seu dom de hackear. Ali a série já ganha o telespectador, principalmente porque com essa cena, muito é imaginado, agradavelmente imaginativo. Um ar de grande expectativa cai sobre o telespectador.


E como trama principal, surge a ideia de Elliot, recrutado por um grupo de Hackers, quebrar a economia mundial, zerando tudo, apagando tudo relacionado ao dinheiro e dívidas da população. Nesse quesito, de novo, surge grande empolgação, fazendo com que não nos desgrudemos da série, até saber onde isso vai dar.

Sem dar spoilers, ela consegue. Deixa tudo muito louco, muito empolgante e com grande gancho para a nova temporada.

Muito do que é mostrado não é nenhuma novidade na TV. Como disse, essa "justiça com as próprias mãos" já foi/é muito utilizada como enredo. Mr Robot também é narrada, enquanto a história é contada. A história é contada de forma linear, você não pode assistir as cenas ou episódios de forma aleatória. Mas um fato me chamou a atenção:

Muitas cenas não tem foco centralizado nos personagens. Muitas vezes o foco é em toda a área da cena e o personagem é visto no cantinho da tela. Acredito que usaram essa artimanha para dar originalidade à série, uma espécie de "marca". 

Mr Robot é exibida pelo canal americano a cabo, USA, e a primeira temporada foi composta por 10 episódios. A nova temporada estreia no dia 13 de julho nos Estados Unidos e também será composta por 10 episódios. A primeira temporada foi muito elogiada, chegando a ser condecorada com um Globo de Ouro.   

No Brasil, a série é exibida pelo canal a cabo Space.

— Pra quem ainda não viu a primeira temporada, confira o trailer.
  

— Pra quem espera ansiosamente novos episódios, confira o trailer da 2ª temporada.
  


Avaliação da temporada:

*****
Tecnologia do Blogger.