Editorial: Situação do Site Viciado em Série


Sim, estamos muito parados ultimamente, porém, estamos aqui, 
e ficaremos ainda por um longo tempo.

O site Viciado em Série já vai para o seu sexto ano. Por aqui já passaram dezenas de colunistas, redatores, colaboradores... (agradeço muito todos eles) Enfim. Costumávamos ter em torno de oito a dez postagens por dia. Reviews, notícias, especiais, podcasts, e por aí vai. Temos postagens com dezenas, centenas de comentários. Postagens com milhares, dezenas e centenas de milhares de visualizações. Temos 2874 publicações. 351 séries tiveram algum tipo de postagem no site. 

Para um site chegar a esse nível, começando do zero, sem nenhum tipo de divulgação, não é fácil. Demanda tempo, dedicação e persistência. Conseguimos criar aqui um local de entretenimento, onde informamos nossos leitores, ratificamos opiniões e ao mesmo tempo nos divertimos com todos eles. Formamos amigos aqui. Temos postagens agradabilíssimas, postagens polêmicas - que rendem discussões inflamadas até hoje.

Contudo, as coisas mudam, a evolução online não para. Sou do tempo dos sites Dude We Are LOST, Séries Etc, Lost in Lost... enfim. Foram sites que tinham visita obrigatória após você assistir um episódio de série. Hoje isso mudou muito, normalmente a primeira coisa que se faz após assistir uma série é ir às redes sociais. Os blogs, os sites perderam espaço pra isso. Mesmo os sites de séries mais famosos perderam muito com isso, mas, a adaptação é obrigatória para continuarmos publicando material de qualidade. Não há reclamações, é apenas uma constatação. 

É complicado você manter um site com reviews. São muitas séries. Muitas mesmo. Para manter reviews em dia com as séries, demanda uma grande equipe, uma pessoa pra cada série. Escolhíamos séries relevantes para isso, mas normalmente um reviewer gasta em média duas horas pra publicar uma review, fora o tempo que ele assiste e re-assiste os episódios. Conseguimos manter um grande número de séries com reviews em dia aqui no site, publicamos 1083 reviews até o momento, e esse número não vai aumentar muito (ou quase nada) nos próximos meses.

Vamos adaptar ao mercado, ao que o público mais se interessa, sem perder a qualidade do site. 

Esse ano de 2015 foi o ano que menos tivemos postagens publicadas, porém o número de acessos ao site vem sempre crescendo. Por causa de problemas pessoais, eu, Fábio Lins - criador do site -, fiquei longe do mundo das séries. Acompanhei superficialmente, porém o que mais me prejudicou não foi não ter tempo para publicar no site, e sim, não ter tempo sequer para assistir as séries que costumava assistir. E ainda tenho que cuidar do meu outro site, o Breaking Bad Brasil. 

E isso não vai mudar. O site terá menos postagens. Temos pouquíssimas pessoas na nossa equipe, e todos passam por esse problema de tempo. Contudo, não deixarei o site cair, teremos conteúdo de qualidade, conteúdo relevante, que irá nos diferenciar do mais do mesmo. Essa é a minha meta para o site em 2016. (Acabo de renovar o domínio do site por mais dois anos)

Ainda recebo solicitações para colaborações para o site, abri espaço para isso muitas vezes, mas é um tramalho a mais, pois além de dar treinamento, tem que ter acompanhamento integral, e, nisso, as vezes o trabalho é dobrado. 

Sendo assim, após esse "testamento", concluo afirmando que estou (ou estamos) aqui, para o que der e vier, pois uma história tão bonita que acompanhamos ao longo desses não cairá no esquecimento, porque em um mundo onde as drogas assolam a humanidade, o meu vício é séries.

Atenciosamente,

Fábio Lins

Tecnologia do Blogger.