A Terceira Temporada de Bates Motel


Uma série amarrada, que não pode dar passos largos. Uma história que não pode avançar muito, pois o que irá deixar o personagem Norma aterrorizante de verdade, mesmo, acompanhamos no filme "Psicose", de Alfred Hitchcock. Mas a série, Bates Motel, tem trago bons momentos que antecederam esses acontecimentos, nos dá uma terceira temporada competente, porém, pecando na inconstância. 

A segunda temporada da série não foi empolgante, pelo contrário, e uma "caída" de nível nessa atual temporada poderia fazer com que a série perdesse ainda mais telespectadores, e eu seria um deles. Um início desanimador quase consumou esse fato, porém em meados da temporada, a partir do episódio "The Deal", a trama foi se encaixando, revelações forem sendo inseridas e a temporada ganhou um "Up", que sustentou a empolgação até o seu desfecho.

Interessante acompanharmos a evolução dos personagens: Norma, a mãe louca, cada vez mais louca, possessiva, temperamental, explosiva, características que foram vistas ainda mais exaltadas na personagem. Derrubando placas, tentando "tapar" sua "piscina"... mas sua atitude principal foi ter se bandeado para o mundo do crime, ao chantagear um criminoso muito perigoso, Bob Paris, com um pendrive que o colocaria atrás das grades. Uma atitude daquela de "chutar o balde", e avalizamos, pois legalmente ela não conseguia o que sempre quis: viabilizar o seu negócio, honestamente. 


Romero, mais uma vez sendo um dos principais personagens, de novo, agindo com a lei mas infringindo-a quando necessário. Sua "quedinha" por Norma esteve ainda mais evidente e quase chegaram às vias de fato. Romero tem feito coisas para ajudar Norma, tem matado para ajudar Norma, como fez com Bob Paris, mas a dúvida que está sendo manipulado pela loira persiste, pois gostar, mesmo, Norma só tem amor por Norman

Personagem que tem trazido antipatia, e isso não é de hoje. Esse sentimento é muito perigoso, principalmente relacionado a um dos protagonistas de uma série. Norman tem se mostrado irritante, mimado, incompreensível, egoísta... enfim, isso tudo tem trazido desconforto ao telespectador. Complicado acompanhar a história de um personagem odiando ele por esses motivos, que, muitas vezes tem justificativas a altura, mas outras vezes não.


Seu interior foi ainda mais evidenciado nessa temporada, ao termos a ilustração fantasmagórica de Norma, fazendo com que entendêssemos o que rola dentro da cabecinha daquele psicopata. Não matou muito nessa temporada, apenas no season finale, quando tirou a vida da linda Bradley, que volta para morrer, nas mãos de seu "amor". Inocente essa garota, não precisa de um psicopata ao seu lado, e ela sabia disso, praticamente. 

Norman é tão apaixonado por sua mãe que assumiu uma dupla personalidade tendo ela ilustrando esses momentos, e agora ele tem confrontado isso com sua mãe, a "verdadeira". Esses momentos estão fazendo-nos esquecer um pouco da chatice do personagem, pois as explicações tem deixado a trama curiosa e envolvente. 

Novos personagens inseridos, vieram e foram embora. Dylan, o personagem amável da série, perdoa seu pai/tio, reconcilia a família, consegue dinheiro para o tratamento de Emma e ainda preenche o coraçãozinho da garota. Um casal amável, dá vontade de pegar eles no colo. Chick, o Opie de Sons of Anarchy, teve participação marcante, que serviu mesmo para "dar" o dinheiro usado para o tratamento de Emma. Tomou uma surra, numa péssima cena, diga-se, mas não morreu, espero que volte na próxima temporada, gosto do ator Ryan Hurst.


A temporada termina bem, com altos e baixos mas com muito mais pontos positivos. Ela precisaria ser mais consistente e mais eletrizante, sem ter uma sequência ruim de episódios, como no começo dessa temporada, porque com uma boa história e com dois excepcionais atores, que mais uma vez deram um show - Vera Farmiga e Freddie Highmore - o sucesso estará mais do que garantido.

Contudo... Já está na hora de anunciarem uma última temporada para a série, não acho que a série deva passar de uma quinta temporada, concordam?

Avaliação:
*****
Tecnologia do Blogger.