Pular para o conteúdo principal

O Fim de Sons of Anarchy


"Papa's Goods" 7x13 [Series Finale] (Com spoilers)

Quando a morte é a última e única saída.

E Jax encontrou na morte a solução para tudo, mas Sons of Anarchy continuará viva, até em breve criarem um remake, ou até mesmo, continuar com a série, pois margem de sobra deixaram pra isso.

O fim de Sons of Anarchy tratou de mostrar o fim de Jax Teller, aquele se tornou protagonista da série, mas nem sempre foi assim. As primeiras temporadas eram comandadas por Clay, que revesava o papel principal com Jax, mas nem de longe as ações que ambos exerciam eram o mais importante da série.

Sons se destacou pelo conjunto de personagens e por ações em conjunto, alinhado às situações nada pacíficas da família Teller. Portanto, com o fim de Jax Teller, a série termina, mas, diferente da maioria das séries, o enredo sobreviveria "tranquilamente" sem Jax.

Ademais, a saída para "resolver" tudo foi a morte. Jax "morreu", mas foi para o "outro mundo" de alma lavada, se é que ele tem uma. Se é que existe alma. Organizou muito bem como as facções deveriam agir, matou, sozinho, aqueles que poderiam atrapalhar os negócios do clube e de seus parceiros, revelou a verdadeira história da morte de sua esposa para a promotora, prometendo paz, e foi-se embora.

Engana-se que isso trará qualquer tipo de paz para aquela cidade. Nada irá mudar, pois criminosos são criminosos, e sempre aparecerá alguém para confrontar SAMCRO. É um ciclo vicioso que está longe de ter fim. Jax matou Pope, e logo apareceu Marcus. Que se foi, mas quem garante que outros não irão aparecer? Os problemas superficiais foram sanados, dará a SAMCRO certa "paz' em determinado tempo, apenas.

Mas foi muito bom, gratificante e excitante vermos Jax agindo, fazendo "justiça" com as próprias mãos. Penso no que muitos fariam se descobrissem que iriam morrer: criariam coragem pra tudo, sem medir consequências, e Jax fez isso muito bem: matou à luz do dia e foi para a sua irrevogável "morte". Coloco asparas na palavra "morte" porque, apesar de clara, haverão muitos que vão imaginar que Jax teria sobrevivido a esse suicídio.
"Não vimos Jax realmente morrer". "Não vimos o seu corpo mutilado". "Só vimos o sangue no chão". "Ele pode estar em estado grave no hospital, sobreviver, enfim..."

Experiência de quem escreveu reviews dos series finales de LOST, Dexter, Breaking Bad, Fringe, Spartacus, entre outras. Não há dúvidas: Jax foi dessa pra pior, irrevogavelmente, até que a ganancia da TV o ressuscite.


Uma morte muito bem feita, muito bem escolhido o fim do personagem. Após matar Gemma e tudo vir à tona, Jax não podia ter outra escolha. Seria expulso e condenado à morte por ter matado Jury, são as leis, que devem ser obedecidas, mas claro, não poderia deixar que seus irmãos sofressem com isso: orquestrou sua fuga para a morte, sua solitária e sigilosa morte. Uma morte para salvar o que restou de sua família.

Abel demostrou que seria um novo Jax Teller, mas a atitude de seu pai poderá frear o desenvolvimento maligno que vinha florescendo no garoto. O anel visto no dedo de Abel sugere que ele um dia possa vir a se juntar aos Sons, porém, a determinação de Jax é clara, morreu, principalmente, para que seus filhos não sejam o que ele foi, apesar de não ter garantia nenhuma disso. E ainda: Jax começou a temporada escrevendo cartas para os seus filhos. Portanto... 

Sua morte veio a calhar, fechou o lado família de Sons of Anarchy, como deveria ser, como Tara sempre quis, como ela previu, e que causou sua morte. Além disso, Jax morre pagando por seus pecados, pagando por acreditar demais nas pessoas, e amar demais o clube que destruiu sua vida. Ele falhou, como seu pai, pois tentou ser um bom pai e um bom fora-da-lei, e descobriu da pior forma que ambos não podem viver dentro do mesmo homem

Conhece o Ceifeiro da vida real, prontamente "autorizada" pela misteriosa Mendiga, uma espécie de bruxa da Morte da série. Jax viu sua hora e não titubeou, eliminou a doença Teller de SAMCRO, para tentar, reitero, salvar seus filhos, mas também, sua própria pele: não passaria o resto da vida na prisão; não passaria o resto da vida fugindo de seus "irmãos"; e acabou com aquele que sempre fez mal para si próprio, ou seja, ele mesmo. Uma atitude nobre, porém a única que sobrou.


A série fecha de forma competente, extremamente competente. A última temporada não está nem de longe entre as melhores da série, personagens importantes foram mortos durante o caminho, e eles fizeram muita falta. Porém os últimos treze episódios trouxeram um fim digno e eficaz, que faz com que lembremos da série com carinho, e até mesmo possamos sonhar com possíveis novas historias daqueles personagens que ficaram, e os que foram, sejam eternizados em nossos corações, da mesma forma que a série está eternizada.

Avaliação:
*****
Canção que fecha a série: White Buffalo and the Forest Rangers - "Come Join the Murder"

   
Duvides tu, que as estrelas sejam fogo;
Duvides que, ocasionalmente, o sol se mova;
Duvides que a verdade seja mentirosa;
Mas nunca duvides de meu amor.
William Shakespeare 

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

Netflix Divulga TOP 10 Séries mais vistas por super maratonistas

PREPARAR, APONTAR, ASSISTIR: MAIS DE 8 MILHÕES DE ASSINANTES QUEREM SER OS PRIMEIROS  NA MARATONA DE SÉRIES DA NETFLIX
Um novo tipo de aficionado surgiu com a Netflix, e eles estão correndo para serem os primeiros a terminar séries como Stranger Things, House of Cards, Fuller House e outras . Assistir a uma série inteira antes de todo mundo virou um novo símbolo de status.
A Netflix mudou a forma como o mundo se relaciona com séries  - espectadores podem assistir quando, onde, como quiserem e, principalmente, em qualquer ritmo. Ao fazer isso, a Netflix viu o surgimento de um novo tipo de fã: o super maratonista. Completando em um dia o que os outros levam semanas, os super maratonistas se empenham para serem os primeiros a terminar uma série, assistindo a uma temporada inteira nas primeiras 24 horas após o lançamento. 

No total, 8,4 milhões de assinantes da Netflix se tornaram super maratonistas, e a única coisa mais rápida do que o ritmo em que eles assistem a séries é o ritmo de cresc…

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…

Especial: TOP 5 séries que você não deve assistir com a sua mãe

Olá, leitores! Hoje não é um dia qualquer, não é um simples domingo onde você, caro leitor, comerá um pedaço de pizza do sábado à noite no almoço, porque hoje é o dia das mulheres da vida de cada um de vocês, das mulheres que consideram sagradas. Hoje é dia das mães! O Viciado Em Série não poderia deixar de prestar sua homenagem, contudo, decidido a fazer algo diferente do bom e velho “TOP 5/10 Mães de Séries/Filmes”, segue o "TOP 5 Séries Que Você Não Deve Assistir Com a Sua Mãe".
5º Lugar - Game of Thrones

Uma série da HBO para maiores de 18 anos cheia de nudez, cenas de sexo, incesto, orgias, guerras, violência de todos os tipos, entre outras situações embaraçosas. Game of Thrones, definitivamente, não é o tipo de série para você assistir ao lado da sua querida e sagrada mãe, afinal, qual filho não fica constrangido diante uma cena de sexo em um filme aleatório sendo assistido junto dela? Agora imagina uma cena dessas entre dois irmãos... Pois é, MELHOR NÃO! 
4º Lugar – Tr…