Modern Family: "The Wedding" 5x24 [Season Finale]

Modern Family entra pra história por ser a primeira série da TV americana a registrar um casamento gay. E olha que não foi fácil.

O dado acima é estatístico, surpreendentemente. A homossexualidade na TV americana é um aspecto praticamente cotidiano, inclusive com beijos calientes entre eles, bem diferente do que vemos no Brasil, por exemplo. Mas estranhamente não tínhamos visto um casamento gay na TV, e só atentei-me ao fato quando os sites americanos começaram a publicar o dado histórico.

Mas dentro da trama, foi difícil oficializar a relação entre Cam e Mitchell, precisaram de quatro oportunidades para o tão aguardado beijo que 'oficializa' a cerimônia. Quase desistiram num certo momento, mas Jay colocou um perspicaz ponto que não só fez com que o casamento fosse realizado, como nos resumiu a 5ª temporada.

9 meses de preparação para o casamento, lembra Jay. Cam e Mitchell planejaram durante toda a temporada, em um núcleo que poderia ter sido feito com menos tempo, com meia temporada, por exemplo. Mas a série fez o que sabe de melhor: honrar um núcleo principal durante a temporada, mesclando com as situações cotidianas, viagens, brigas e amores, da família mais moderna da TV. 

E Cam e Mitchell foram muito, extremamente chatos com o evento, tratando todo detalhes com minucioso cuidado. Fiquei surpreendido por não desistirem após a primeira dificuldade, quando um incêndio atrapalhou o casamento, demostrando que o mais importante para eles, naquele momento, era o "felizes para sempre", não importando a forma, não importando o 'mestre de cerimônia'.

É o verdadeiro significado do casamento, o resto é o resto. Não posso dizer que é futilidade ou inutilidade, porém infelizmente muitos casais hoje dão mais importância ao evento do que ao verdadeiro objetivo do casamento, e, felizmente, Cam e Mitchell, que começaram dando bem mais valor a isso, souberam colocar à frente o principal objetivo, lutando contra tudo e contra todos para concluir o casamento. Um casamento lindo e emocionante.


O que importa é o amor, recado que a série quis deixar bem claro nesse season finale. A temporada não foi uma das melhores da série, mas foi uma boa temporada, com altos e baixos, mas com bem mais pontos positivos. Os personagens já entraram de vez para a nossa família, sendo ela moderna ou não, e as histórias que os roteiristas escrevem, mesmo não sendo 'lá essas coisas', são facilmente digeridas por nós, pois cada vez mais que acompanhamos aqueles personagens, mais nos apaixonamos por eles.   

Avaliação:
*****
Tecnologia do Blogger.