Top 10 Melhores Séries de 2013: 2ª Posição - SPARTACUS


Quem diria que uma série que começara tão tosca, 
se tornaria uma das melhores séries de todos os tempos.

Spartacus encerrou seu ciclo no primeiro semestre de 2013, talvez por isso tenha sido "esquecida" pela maioria dos rankings destinados às melhores séries do ano. Mas o Viciado em Série não poderia cometer uma injustiça dessas, pois no ano em questão, Spartacus não só fez Roma tremer, mas todos os que acompanharam a nossa intensa cobertura, fazendo jus ao fim de uma excepcional série, que nunca teve o valor que merecia.

Talvez, também, seja porque foi exibida pelo canal Starz e não pelos badalados HBO, Showtime, AMC. Mas quem assistiu a série sabe que Spartacus está no mesmo patamar, não só das melhores séries de 2013, mas das melhores séries de todos os tempos.


A série veio melhorando gradativamente e fez da última temporada, a sua épica temporada. Sem escrúpulos, com muito sangue, sexo, trama extremamente bem desenvolvida e respeitando a história, a temporada trouxe dez excelentes episódios, com tudo de melhor que a série propicia. 

Os produtores vieram com a pressão de entregar precocemente a série que alavancou o canal, porque optaram por colocar a qualidade em primeiro lugar, lutando contra todas as tentações financeiras. Conseguiram.

Os efeitos especiais que eram toscos na primeira temporada, foram substituídos por outros com qualidade cinematográfica, nem de longe lembrando o começo da série. Aliado à belas atuações e com um roteiro ousado, acompanhamos a queda de Roma, mesmo com o sangue dos escravos sendo derramado. Spartacus não teve um final feliz, ainda bem, pois final feliz para a série não poderia existir, sendo substituído por um final com o sentimento de "dever cumprido", coeso e satisfatório.


A temporada fechou justificando todos os minutos passados com ela, com um grande gostinho de "quero mais", mas a história não poderia deixar lacunas para isso. Porém deixou saudades, além de dar um recado: é possível fazer uma série sem se privar da realidade, nua, crua e sangrenta, doa a quem doer.

Spartacus não é uma série pra qualquer um, talvez por isso não é tão popular e não é indicada a prêmios, porque da mesma forma que fora produzida, na medida certa, conseguiram reunir um seleto grupo de fãs, um dos mais privilegiados da história da TV.

“Aceite o seu destino. Ou seja destruído por marcas do passado que nunca mais vão voltar.” - Spartacus

—//—

Top 10 Melhores Séries de 2013

02ª Posição: Spartacus
03ª Posição: Sons Of Anarchy 
04ª Posição: Doctor Who 
05ª Posição: The Good Wife 
06ª Posição: Masters of Sex
07ª Posição: Orange is The New Black
08ª Posição: Homeland
09ª Posição: Arrested Development
10ª Posição: House of Cards

Tecnologia do Blogger.