Pular para o conteúdo principal

Top 10 Melhores Séries de 2013: 1ª Posição - BREAKING BAD


Com spoilers para quem não viu o fim de Breaking Bad

Quando uma série faz de sua última temporada, a melhor temporada, com um final extremamente satisfatório e coerente. Essa série chama-se Breaking Bad.

O desfecho de uma série é o momento mais difícil em seu desenvolvimento, pois qualquer erro ou qualquer insatisfação, pode fazer com que muitos joguem na lata de lixo os anos que acompanhara, dedicando os seguintes para apedrejá-la. Não importaria, falando de Breaking Bad, os cinco maravilhosos anos que a série nos deu, caso a temporada final fosse decepcionante. 

Mas passou longe disso. Breaking Bad trouxe oitos excelentes episódios em sua temporada final, digno de notas acima de nove, digna de entrar nos livros dos recordes como a série mais bem avaliada pelos críticos do Metacritic. Só por isso já poderíamos dizer que a primeira posição é justa, mas digo mais:


— A série homenageou as temporadas anteriores, mas não com os tradicionais clichês que vemos em outras produções, com a inserção corrida de personagens que não fazem mais parte de tal série e que aparecem em sua última temporada, sem propósito, apenas por saudosismo. Breaking Bad trouxe elementos que fizeram parte de toda a série, principalmente de sua temporada de estreia, com rimas visuais deslumbrantes, easter eggs, referências, enfim, que serviram de narrativa à história.

— Trouxe alguns pontos que estavam soltos na série e amarrou as pontas como presente ao telespectador. A temporada tratou de voltar com o assunto do envenenamento de Brock; da morte de Jane; da Ricina. Todos assuntos que até poderiam deixar de lado, mas foi inserido na trama final esplendidamente, sem forçação de barra, completando perfeitamente o roteiro. Satisfazendo.

— O elenco foi espetacular, sei que é redundante dizer isso, mas mesmo assim não poderemos deixar de citar as excepcionais atuações dos atores: Bryan Cranston, Aaron Paul, Anna Gunn, Betsy Brandt, Dean Norris, Bob Odenkirk e RJ Mitte. Sem falar no elenco de apoio, que também foi mais uma vez digno à série. A emoção que os atores passam é algo de outro mundo, dando veracidade máxima ao enredo. Destaque para Dean Norris, ator que sempre teve um papel bem coadjuvante, mas que ao ser exigido ao máximo, deu conta e muito bem do recado. 

— A produção foi impecável, com episódios muito bem dirigidos, editados e com belíssimas ilustrações áudio-visuais que serviram de narrativa, reiterando, pois a cada trilha sonora, a cada efeito visual e a cada nuance da direção de fotografia, notamos claramente que aquela não seria apenas o desfecho de uma série comum, e sim, da melhor série que a TV já presenciou.


— A série sempre teve cenas impactantes. Costumo dizer que Breaking Bad é como um barril de pólvora: um pavio é aceso e a trama se desenvolve na mesma velocidade, com explosão certa no final. Geralmente isso acontecia uma ou duas vezes em cada temporada, mas no caso da temporada final, praticamente todos os episódios trouxeram cenas impactantes, explosivas, praticamente explodindo um barril de pólvoras por episódio e milhões de cabeças por mundo afora. 

— O fechamento esplêndido da história. Como é bom chegar ao fim de uma grande história e dar conta que tudo que vimos, que todos os minutos gastos com a série valeram à pena. Breaking Bad trouxe um final que amarrou toda a trama da série, explicando as ações de Walter White, para que pudéssemos escolher um lado para julgá-lo ou apreciá-lo. 

A série não poderia ter um final feliz, como não teve. Apesar do sentimento de "morte em paz" e de "dever cumprido", aqueles personagens que passaram dois anos comendo o pão que o Heisenberg amaçou, foram marcados pelo resto de suas vidas, devido ao desfavor concebido pelo cara que queria fazer tudo por sua família e que se tornou um bandido atrás de saciar seu próprio ego. Uma história triste que mereceu o final que foi nos mostrado.


Breaking Bad não é uma série perfeita, perfeição é algo ilusório em se tratando de TV, mas podemos dizer que o máximo de perfeição que a TV mostrou em 2013, leva o nome "Breaking Bad", a melhor série disparada do ano, quiçá de todos os tempos.

—//—

Top 10 Melhores Séries de 2013

01ª Posição: Breaking Bad
02ª Posição: Spartacus
03ª Posição: Sons Of Anarchy
04ª Posição: Doctor Who 
05ª Posição: The Good Wife 
06ª Posição: Masters of Sex
07ª Posição: Orange is The New Black
08ª Posição: Homeland
09ª Posição: Arrested Development
10ª Posição: House of Cards

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…

O Fim de Sons of Anarchy

"Papa's Goods" 7x13 [Series Finale] (Com spoilers)
Quando a morte é a última e única saída.
E Jax encontrou na morte a solução para tudo, mas Sons of Anarchy continuará viva, até em breve criarem um remake, ou até mesmo, continuar com a série, pois margem de sobra deixaram pra isso.
O fim de Sons of Anarchy tratou de mostrar o fim de Jax Teller, aquele se tornou protagonista da série, mas nem sempre foi assim. As primeiras temporadas eram comandadas por Clay, que revesava o papel principal com Jax, mas nem de longe as ações que ambos exerciam eram o mais importante da série.
Sons se destacou pelo conjunto de personagens e por ações em conjunto, alinhado às situações nada pacíficas da família Teller. Portanto, com o fim de Jax Teller, a série termina, mas, diferente da maioria das séries, o enredo sobreviveria "tranquilamente" sem Jax.
Ademais, a saída para "resolver" tudo foi a morte. Jax "morreu", mas foi para o "outro mundo" de a…

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

Especial: TOP 5 séries que você não deve assistir com a sua mãe

Olá, leitores! Hoje não é um dia qualquer, não é um simples domingo onde você, caro leitor, comerá um pedaço de pizza do sábado à noite no almoço, porque hoje é o dia das mulheres da vida de cada um de vocês, das mulheres que consideram sagradas. Hoje é dia das mães! O Viciado Em Série não poderia deixar de prestar sua homenagem, contudo, decidido a fazer algo diferente do bom e velho “TOP 5/10 Mães de Séries/Filmes”, segue o "TOP 5 Séries Que Você Não Deve Assistir Com a Sua Mãe".
5º Lugar - Game of Thrones

Uma série da HBO para maiores de 18 anos cheia de nudez, cenas de sexo, incesto, orgias, guerras, violência de todos os tipos, entre outras situações embaraçosas. Game of Thrones, definitivamente, não é o tipo de série para você assistir ao lado da sua querida e sagrada mãe, afinal, qual filho não fica constrangido diante uma cena de sexo em um filme aleatório sendo assistido junto dela? Agora imagina uma cena dessas entre dois irmãos... Pois é, MELHOR NÃO! 
4º Lugar – Tr…