Once Upon A Time: "Nasty Habits" - S03E04


Viciados, tudo certo?

A abordagem central desse episódio foi a relação entre pais e filhos, destacando a relação de Baelfire/Neal com Rumplestilskin.

Continuamos na Terra do Nunca, enquanto todos procuram Henry e Rumplestilskin repensa sobre a profecia, que o deixa em uma dilema, de salvar a vida de Henry ou não fazê-lo para salvar a própria vida. Rumplestilskin continua conjurando imagens de Bela, para ajudá-lo a entender seus próprios questionamentos. Através flashbacks descobrimos que a relação de Rumplestilskin com Peter Pan é antiga, já que eles se conhecem desde quando Rumple era criança; e a relação de estar perdido no mundo, deu o nome aos seguidores de Peter Pan.

Rumplestilskin possui insegurança dentro de si, e se sente perdido porque todas as pessoas que amava o abandonaram, por isso, tinha medo de que seu próprio filho fizesse o mesmo. Só que com as escolhas erradas que fazia, baseado no medo que sentia, afastava as pessoas ao invés de aproximá-las e Pan explora isso.
A história de Rumple com Neal é contada, vê-mos que Pan também encontrou Baelfire antes dele ir para Inglaterra e encontrar Wendy. Entende-se em algum momento que era plano de Peter Pan, desde o começo capturar Baelfire, já que achava que ele era o garoto dono do coração do verdadeiro crédulo... As perguntas, aos poucos, parecem estar sendo respondidas.


No passado, vemos que Baelfire não gostava do comportamento do Pai, que usava o seu poder como Senhor das Trevas para aterrorizar as pessoas e por isso, não deixava-o sair de casa e fazer coisas de meninos comuns.
Um dia, seu filho some e ele descobre que é por causa de um flautista, que toca músicas que só os meninos conseguem ouvir. Rumple, na espreita, observa que os meninos dançam em volta de uma fogueira e que o flautista, é o Peter Pan. Este faz um acordo com Rumple, deixará Baelfire ir embora, se Rumple perguntar se o filho irá com ele para casa; o problema é que Rumple não pergunta e através de mágica leva Baelfire embora. Dessa forma, Peter Pan, fica furioso e promete se vingar, enquanto Baelfire fica indignado porque o pai não acredita no amor dele. Comprovando o medo de Rumple de ser abandonado e não acreditar que as pessoas realmente o amam.

Na Terra do Nunca, em dias atuais, Rumple esta confuso e confunde Neal com uma imagem conjurada e tenta matá-lo, diz que nada irá tirá-lo do objetivo de dar a sua vida pela vida de Henry. Porém, percebe que seu filho esta realmente vivo, e se emociona, reitera que quer ajudar a recuperar Henry e que devem se unir. O que acontece, Neal traz para superfície uma lula gigante que contem uma substância capaz de imobilizar por algum tempo a mais mágica das criaturas, só precisa tocar a pessoa em questão.


Conseguem surpreender Peter Pan e resgatam Henry, o detalhe é que Henry esta sob um feitiço de sono, parte do plano para recuperá-lo, e não percebe, em nenhum momento, que foi resgatado. Peter Pan, alerta Neal para um profecia, diz que Rumplestilskin não esta salvando Henry e sim levando-o para a morte.
Com isso, Neal, questiona o pai sobre suas reais intenções e sobre o que disse quando achou que ele era uma imagem conjurada. Sabemos, pelo histórico deles, que Neal não esta disposto em dar novas chances para Rumple e o imobiliza com a tinta de lula. E isso, leva à acontecimentos que fazem com que Henry seja recapturado por Pan.


Fora do plot central, Gancho, Regina e a família Encantada planejam um plano para entrar no acampamento de Pan, porém, como não há um plano de fuga, não conseguem fazer Sininho ajudá-los. Dessa forma, vão em busca das coisas de Baelfire, já que ele foi o único capaz de sair da Terra do Nunca sozinho. Emma se emociona com a história de Neal, que não conhecia e sente a morte dele, já que não sabe que esta vivo.
Os pais de Emma, também ficam tristes por não saberem como ajudá-la. Encantado, sofre também, por não ter contado para Snow sobre o veneno que o matará.


De volta ao plot central, Peter Pan diz a Neal que ele só saiu da Terra do Nunca, porque ele deixou, e que as coisas estão acontecendo exatamente como ele quer. Separa-o de Henry, que ainda esta dormindo, por isso não sabe que foi resgatado e depois preso novamente.
Em um primeiro momento, Henry não escutava a música que vinha da flauta de Peter, pois, somente escutam, os meninos que se sentem abandonados. Porém, Henry, acredita que o pouco que lembra enquanto estava dormindo, eram coisas de sua imaginação e passa a acreditar que existe a possibilidade de ser esquecido na Terra do Nunca, fica com dúvidas e quando Peter toca novamente a flauta, consegue ouvir a música e se deixa inebriar por ela.

Confesso que fiquei bastante chocada, já que Henry, é aquele que possui o coração do verdadeiro crédulo e nunca deixou de acreditar no amor das pessoas por ele, nem mesmo quando Emma não acreditava em magia. Dessa forma, parece que Peter Pan quer é acabar com o coração do verdadeiro crédulo, para ter o poder para si. Vemos que a Terra do Nunca mexe com o comportamento e pensamentos das pessoas, e pode ser que ele queira dominar o mundo mágico e não salvá-lo como disse para Henry.
Enfim, são somente especulações, vamos ver o que acontecerá!
Tecnologia do Blogger.