Primeiras Impressões de Derek


Uma grande família que tenta simplesmente viver em paz. 

Essa é a premissa de Derek, série protagonizada, escrita e dirigida por Ricky Gervais. Trata-se de uma dramedia, com bem mais drama, onde acompanhamos momentos onde conseguimos assimilar uma situação pacata, numa bela lição de vida.

Acompanhamos momentos cômicos, contudo, nitidamente essa não é o principal objetivo da série. Não iremos cair em gargalhadas com as situações orquestradas por Derek e sua turma, pois quando surgem os momentos cômicos, rimos com olhos marejados.

A série se passa numa instituição de caridade, um lar para idosos. Ali, somos levados a refletir o fim da humanidade, aquele que muitos jovens acreditam que faz parte de outro mundo: a velhice. Todos ficaremos velhos, se dermos sorte, e ficar velho vivendo com pessoas que amamos, mesmo conhecidos a pouco tempo, torna-se uma dádiva para os velhinhos do lar "Broad Hill", que lutam incessantemente pelos percalços que a vida lhes dão, em um lugar com grande dificuldade financeira.

Derek Noakes é um homem inocente, portador de autismo, mas que nada o impede de ser o ser humano com o maior coração do mundo. Generoso, engraçado e prestativo, Derek trabalha no lar de idosos, mas faz parte literalmente daquele lugar, como se todas as pessoas fossem de sua família. Dougie - o "pau pra toda obra", Kev - o pervertido, e Hannah - diretora da instituição e melhor amiga de Derek, cuidam do lugar com muito amor e carinho, apesar de que por outro lado, aquele lar para idosos é que cuida deles.

A série precisa ser assistida com calma, dando tempo para o desenvolvimento dos personagens, além de poder trazer apego para os espectadores. Você não irá se apaixonar perdidamente pela série nos primeiros episódios, mas esse amor deverá vir gradativamente. Os personagens vivem suas vidas e simultaneamente conversam com a câmera, com olhares significativos, falas diretas e alguns momentos onde usam a câmera para desabafar.

Ricky Gervais vive com maestria o personagem Derek, estando praticamente irreconhecível. Sua postura corcunda, modo de andar, trejeitos, fala, fazem com que seu personagem seja aquela pessoa que amaríamos no exato segundo que conhecemos, aquele que explana palavras amorosas capazes de amolecer qualquer coração de pedra.


Derek é mais uma série original do Netflix. Estará disponível para todos os seus assinantes a partir do dia 12 de setembro. Imperdível.

Tecnologia do Blogger.