Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. - Pilot S01E01‏

Superintendência Humana para Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão. Alguém queria que nossas iniciais soletrassem Shield. (Shield, em inglês, significa escudo)

Antes tarde do que nunca, certo? Amanhã tem episódio novo, mas antes preparamos uma review contando o que achamos sobre o episódio piloto. Depois de muito suspense e meses de divulgação, finalmente assistimos ao piloto da série da Marvel. Posso dizer que a série cobriu todas as minhas expectativas, a produção é bem feita e as atuações muito boas. Quem assistiu aos filmes Marvel/Disney já tinha uma ideia de como a série iria seguir sua narrativa, mas mesmo assim ela não decepciona nem entedia. Felizmente a série não ignora os filmes, muito pelo contrario, os complementa de certa forma. Alias, se você não viu algum filme da franquia Marvel/Disney, a leitura desse texto é por sua conta em risco, já que é meio difícil falar da série sem fazer o link com os filmes. Alias, durante todo o episódio temos referências de acontecimentos dos filmes das fases 1 e 2, como os alienígenas que invadiram a terra em Os Vingadores, o soro do super soldado de Capitão América e a tecnologia extremis de Homem de Ferro 3.

O mais importante: temos o agente Phil Coulson de volta! Pra quem não sabe, o agente Coulson foi criado apenas para o cinema, mas o sucesso foi tanto que ele já faz parte da animação Ultimate Spider-Man (quem não conhece ainda, por favor, assista! É ótimo) e entrou para as HQs. Mas vamos voltar ao filme dos Vingadores e lembrar da cena da morte do Phil. Claro que ninguém gostou, ele era um personagem ótimo e que todos tinham aprovado, era o melhor personagem do filme (pelo menos, era o melhor personagem criado apenas para o filme). Agora, na série, ele está de volta. Como? Essa é a pergunta que fica no ar e que, acredito, logo teremos a resposta. Coulson acredita que depois de ser atacado por Loki, ele ficou "morto" por alguns segundos e foi mandado para o Haiti, para se recuperar. Mas já sabemos que isso não é totalmente verdade, a agente Maria Hill (que alias, eu olho e só consigo pensar que a Robin deveria estar em HIMYM se preparando para a última temporada) já deu a dica de que quando a verdade vier a tona, o agente Coulson não irá gostar nada. Será que ele foi clonado? Será que ele é um robô? Já ouvi algumas teorias de que ele poderia ser um robô que viria a se tornar o visão, mas acho isso meio absurdo. De qualquer forma, esse deve ser um dos ganchos da série.


Ainda é cedo para saber qual a principal trama dessa temporada, mas já temos uma ideia do que será. Uma equipe de cientistas criou um dispositivo chamado centopéia, o qual era aplicado em indivíduos desempregados, que não tinham muitas opções para sobreviver. Só nos resta saber quem está financiando esses estudos e como eles tem acesso à extremis e ao soro. Também vale lembrar que o "infectado" apresentava os mesmos sintomas de Homem de Ferro 3, a pele brilhava como se houvesse lava ao invés de sangue, a força era incrível e no final das contas eles acabavam explodindo. Teremos de volta a organização dos "Dez Anéis" do Mandarim?


Sobre os personagens, temos os já citados agentes Coulson e Maria Hill, que aparecem nos filmes; também temos a gente Melinda Mey, uma experiente agente que troca o trabalho burocrático para "dirigir o ônibus" da nova equipe de Coulson, claro que com toda experiência em campo ela não é apenas a motorista; o agente Ward, que logo no começo do episódio sobe para o "Nível 7", ele é aquele tipo que segue regras e gosta do trabalho, mas está acostumado a servir sem fazer perguntas, ele é o cara que irá demorar pra se encaixar na equipe. Claro que temos uma dupla de nerds, Leo Fitz e Jemma Simmons são os gênios, eles criam os gadgets, fazem as pesquisas e aparecem com as soluções para os agentes de campo. Por último, temos a misteriosa Skye, à princípio a hacker é contra a S.H.I.E.L.D. e grava um tipo de podcast incitando as pessoas a não confiarem neles, mas ao passar algum tempo ao lado do Coulson e equipe ela muda de ideia e é convidada a fazer parte do time. Também não há registros de seu verdadeiro nome, não sabemos nada sobre ela, e nem como resolveu morar em um furgão e ser obcecada por super heróis (ela foi na torre Stark fazendo cosplay de Homem de Ferro, mas foi só uma vez!).


Sabemos que a Marvel tem centenas de heróis que podem ser explorados (menos os mutantes, já que não são propriedade da Disney) e que o propósito da série é inserir esses personagens menores nas tramas maiores, abordagem totalmente diferente da DC, que faz as séries com seus grandes nomes (Superman, Arqueiro Verde e agora o Flash). A pergunta que fica é se a DC tem planos de manter esses mesmos atores no filme da Liga da Justiça ou se criará dois universos diferentes para a TV e o cinema. Alias, viram que logo teremos uma série do policial Gordon? Sim, ele mesmo, do Batman! Será que a DC está mirando no público mais adulto? Ok, estou divagando. Voltemos à S.H.I.E.L.D.. A série tem tudo aquilo que os fãs queriam: explosões (com efeitos especiais bem feitos, similares aos dos filmes), muita ação, cenas de luta e, principalmente, frases de efeito. O piloto é basicamente um concurso de frases de efeito, todos os personagens ganham pelo menos uma. Ah sim, antes que comecem a reclamar do abuso de efeitos e liberdades tomadas na série (como gadgets ou soluções absurdas encontradas para um problema) lembrem-se que a série é baseada em HQs, com todos os exageros que elas trazem.


Todos torcendo para que os grandes nomes apareçam na série? já pensou um episódio com Thor, Steve Rogers (Capitão América), Dr. Banner (Hulk), Clint Barton (Gavião Arqueiro), Nick Furry ou até mesmo Tony Stark (Homem de Ferro)? Acho que a agente Romanoff (Viúva Negra) é a mais provável a fazer uma participação especial, já que ela é uma agente da S.H.I.E.L.D., uma das melhores agentes, diga-se de passagem. Provavelmente não teremos uma grande participação na primeira temporada, mas quem sabe nas próximas?
Tecnologia do Blogger.