Sai de Baixo: O Último Episódio Inédito - "O Bolão do Vavá"



Um até logo, prefiro pensar assim. Se voltou depois de 11 anos, porque não outros especiais no futuro? Tenho que me apegar nisso porque não estou pronto para dar um adeus definitivo à Sai de Baixo.

Foi o último episódio do especial "Sai de Baixo Chatice", porém não teve roteiro especial para isso, como aconteceu quando a série "pausou" a 11 anos atrás. Caso voltem num futuro provável (porque não?), poderão continuar sem mudanças drásticas no roteiro como ocorreu no primeiro episódio dessa volta. 

O episódio teve como enredo principal, o jogo da mega-sena feito pelos integrantes do apartamento. Uma jogada que renderia milhões a todos, mas Caco acabou não fazendo o jogo, preferindo usar os míseros 2 reais para ilustrar o seu sapato, pode? O pior que o dinheiro foi rateado para 5 pessoas, hilário. Não tem muito que comentar da história incrementada, todos sabiam que Caco iria dar o golpe, mas mesmo assim o final foi muito engraçado.


Dessa vez não tivemos participações especiais. Os cinco atores desempenharam todas as funções, em meio oito personagens: além dos habituais, fomos honrados com a participação da Tia de Cassandra (que também tem horror a pobre); o cobrador dinamarquês (que teria dado uma grande herança à Caco, caso não tivesse trauma por cobradores); e MexiCaco (personagem inventado na hora por Miguel com intuito de enganar o possível cobrador). Um relação incrivelmente sincronizada que amarrou bem o roteiro.

Redundante dizer que o ápice do episódio foram as adaptações de roteiro; falas enroladas e esquecidas; atuações "prejudicadas" por não conseguirem se concentrar devido o momento hilário; enfim, o melhor de Sai de Baixo mais uma vez exposto nesse episódio. Claro que as piadas foram repetitivas em certos momentos, mas óbvio em se tratar de um especial onde pretendiam exaltar os melhores momentos da série.


Caso fosse um programa semanal como tinham, natural que teria que haver mudanças para não cair na monotonia, além de incrementar novos personagens com a série sempre fez. Ribamar e Edileuza seriam cruciais em um programa semanal. Mas esse especial trouxe exatamente o que queríamos, bem mencionado por Miguel em certo momento. Nostalgia. Eles trouxeram. Obrigado.

O homenageado da noite foi Daniel Filho, que foi um dos criadores do programa ao lado de Luis Gustavo. Caco inseriu a homenagem entre uma piada e outra, da mesma forma que fizera aos outros atores da peça. Pena que não homenagearam aquele que é, sem dúvidas, o principal ator da peça. Uma salva de palmas para Miguel Falabella,  faltou alguém dizer isso. Talvez ele não quis por humildade, acredito.

Fim do especial, tudo que é bom dura pouco, diria o poeta informal. Foi bom para matar a saudade, mas principalmente bom para apresentar a série para muitos jovens de até 20 anos que provavelmente nunca tinha visto nada inédito da série. Saibamos que Sai de Baixo é a nossa Friends e tal como a comédia mais famosa do mundo, fica em nossos corações marcada como um dos melhores programas feito nesse país.


Saudades desde já. Obrigado a todos os envolvidos.
Tecnologia do Blogger.