Once Upon A Time: "And Straight On 'Til Morning" S02E22 - Season Finale


Olá viciados! Primeiramente desculpa a demora para postar a review, ainda mais na season finale. E finalmente e infelizmente chegamos na season finale!! Finalmente, porque acredito que após alguns episódios bem fracos, o ânimo começou a voltar e infelizmente, porque vamos ter que esperar um tempão pra ter continuidade. A season finale desfechou algumas coisas em aberto e cometeu algumas falhas.

Em Storybrooke, os moradores estão desesperados com a destruição da cidade. Pois, o gatilho entrou em funcionamento. O casal, Tamara e Owen, acionaram-o, dizendo não se importarem em morrer pela causa, que era a de acabar com a magia no mundo real.
Gancho, como estava ajudando eles, disse que também estaria disposto a morrer, pela sua vingança, já que com o gatilho ativado, todos morreriam, assim Rumplestilskin/Gold também morreria e sua vingança estaria completa e a cidade se transformaria de volta na floresta que era. Porém, o pirata avisa a família encantada do perigo e que há a solução de saírem de lá, através dos feijões mágicos que estão em poder do casal. Com isso, formam o plano de capturarem esses feijões e levarem as pessoas através de um portal para fugirem para outro reino.

Já tinha sido abordado o fato de que o gatilho não poderia ser desligado, somente desacelerado. Regina é a única pessoa que pode desacelerar o gatilho, já que o Sr. Gold não estava interessado em ajudar, pois se convenceu ter culpa perante os acontecimentos, por ter trazido a magia para Storybrooke para procurar seu filho e acabar perdendo-o (devemos lembrar que Neal caiu no portal no episódio anterior quando descobriu que Tamara estava tentando destruir a cidade e estava baleado, por isso, todos acreditam que não tenha sobrevivido em outro Reino), dessa forma o preço estava sendo pago pela utilização da magia. Como adendo, Henry também descobriu que seu pai foi pra outro portal e que morreu.

Voltando ao plano da captura dos feijões, Gancho e Encantado vão às docas e após uma pequena disputa com o casal, conseguem ficar com um dos dois feijões. O plano, portanto, era deixar a Regina desacelerando o gatilho, enquanto os moradores passavam pelo portal, para irem a outro reino e não sumirem com a cidade. Mas com isso, Regina não conseguiria sair de Storybrooke e acabaria morrendo. 
Então, reunidos no restaurante da Vovó, Mary Margaret diz que há uma saída para salvá-la, jogando o gatilho no portal somente ele sumiria, deixando a cidade intacta. Todos concordam com o fato, mesmo não sabendo se o novo plano dará certo, pois confiam no comando do casal Encantado. Após um breve desentendimento, Emma também cede. Só que Gancho não aceita e pega o feijão, porém recua e devolve a bolsa que guardava o feijão para Emma.


Somos levados a Terra do Nunca (Neverland) novamente. Durante o episódio, como sempre é feito, vemos flashbacks do passado mesclado com o tempo real na cidade. Não há a princípio muita ligação, pois mostra Gancho com Bae (Neal), o filho de Rumplestilskin, em seu navio. 
No episódio anterior, Gancho tinha salvo Bae da sombra má, pois não o entrega para os meninos perdidos que estavam procurando-o para entregá-lo a ela, sombra. Gancho descobre quem Bae é, filho do crocodilo que matou sua amada, mãe de Bae. Resolve tirar vantagem disso, só que ao longo do tempo, fica evidente que Gancho cria um laço efetivo com Bae. Durante os dias de Bae no navio, ele conta para Gancho que o pai é o Senhor das Trevas e que só se preocupa com o poder e com a adaga, pois ela é o instrumento que dá o poder a ele, e a única coisa que pode matá-lo. É dessa forma que Gancho descobre sobre a adaga.

Um tempo depois, Bae descobre a relação de Gancho com sua mãe e o culpa por separar sua família e com raiva diz que quer ir embora. Gancho tenta convencê-lo de que não tinha feito isso, que sua mãe gostaria que vivessem juntos, que voltariam para buscá-lo e que não tinha sido abandonado. E como não consegue mudar a opinião do menino resolve tirar vantagem entregando-o aos meninos perdidos para levarem ele até a sombra, que esta por alguma razão ainda desconhecida muito interessado nele.

Com isso, correlacionamos o que vem a seguir, quando Gancho entrega a bolsa que esta guardando o feijão mágico, a família encantada segue para o lugar aonde esta o gatilho e Regina tentando desacelerá-lo, que é no túnel de mineração. Chegando lá, contam do plano de abrir o portal para o gatilho, Regina diz que pode não funcionar, mas eles decidem tentar mesmo assim. Só que Emma descobre que a bolsa esta vazia, pois Gancho havia roubado o feijão e já estava partindo.
Gancho fica relembrando o afeto que criou por Bae/Neal e sabendo que ele esta morto, após reflexões, volta com o feijão mágico. Só que para salvar a cidade já não é mais necessário, como veremos a seguir.

Nessa parte, acredito que muitos concordam que houve uma falha. Após um breve momento de desespero e sofrimento, Emma tem um incite e resolve ajudar Regina a desacelerar o gatilho, então a ajuda e depois de uns minutos de tensão, o gatilho é desativado e todos empurrados para longe. Há alguns pontos sem conexão, pois havia sido dito que era impossível sua destruição, tudo bem que podemos filosofar, sobre o amor e o perdão que ocorreram e que isso é mais forte e tal, mas, não termina por aí, Henry, Mary Margaret, Encantado e Emma estavam no túnel junto com Regina e sofreram o baque do choque, só que na hora que levantaram felizes por estarem salvos se deram conta do desaparecimento de Henry, descobrindo que ele havia sido raptado.

E muita calma nessa hora, como ninguém percebeu que o casal Tamara e Owen estavam presentes no túnel e não foi um empurrão tão forte, e da mesma forma, todos foram empurrados relativamente perto um dos outros, porque não havia muito espaço lá dentro.


Bom, o fato é que ele foi raptado pelo casal, e a família, junto com Regina, sai à procura deles. Acabam encontrando-os, quando se jogam em um portal aberto com o outro feijão que estava com eles. Emma se desespera junto com Regina, porque até então, não há outra maneira para conseguir trazer Henry de volta.

Abordando outro plot que apareceu nesse episódio e também desfechou um enredo, que vinha se arrastando por um tempo longo demais na minha opinião, é sobre a memória das personagens no mundo mágico ter sido perdida depois de atravessarem a linha que decretava o final da cidade. Isso tinha acontecido com Atchim, há muitos episódios atrás e com Bela, no dia em que Owen o forasteiro tinha entrado na cidade.

Zangado e os outros anões, estavam na loja do Sr. Gold, procurando a caneca de Atchim para tomar a poção que a Fada Azul tinha feito que conseguia recuperar a memória. Sr Gold, diz que é balela que não há como isso ser feito, mas Zangado explica que estavam planejando isso há muito tempo, e como Pinóquio acabou se transformando novamente em criança, conseguiram o ingrediente que faltava; que era um pedaço dele, como um fio de cabelo, pois era uma pessoa antes da maldição. Sem problemas quanto a isso, mas deviam ter abordado um pouco, para não ser somente algo dito na história.


Zangado diz para Gold que há duas poções, que ele pediu para que outra fosse feita para Bela, pois ela já havia o ajudado e merecia se lembrar de quem era.
Após um momento de reluta, porque até então, a cidade ainda estava para ser destruída, Gold transforma a xícara (elemento simbólico do relacionamento dos dois) quebrada em nova, e coloca a poção para ela tomar, e com isso, sua memória volta.

De volta, ao desaparecimento de Henry no portal, a família encantada, junto com Regina avista no mar um navio, que traz Gancho arrependido com o feijão. Dessa forma há um jeito de abrir um portal para tentar encontrar Henry. Gancho oferece o navio, e todos aceitam a jornada de buscá-lo. Gold aparece também para ajudar e diz para Bela que ela não pode ir, porque precisa depois que eles saírem dizer um encantamento para proteger a cidade de outras  pessoas como Tamara e Owen. Ela aceita, mas sofre, e diz que de alguma forma eles vão se encontrar de novo, mesmo com a cidade invisível. Lembra muito o casal: Branca de Neve e Encantado.


A bordo do navio, Rumplestilskin e Gancho convivem, pois Gancho supostamente desistiu de matá-lo. Interessante, percebemos a mudança que houve no Gancho, nesse episódio passou a perceber que estar sozinho pensando somente em si mesmo, pode não ser a melhor opção.
Rumple, através do globo mágico que Cora deu para ele, descobre o paradeiro de Henry: Terra do Nunca. E Rumple diz que o perigo que estão prestes a enfrentar é muito pior de qualquer coisa que pensem. E esse é o outro ponto, com os flashbacks nesse Reino que aconteceram.

Descobrimos ainda, que Neal esta vivo. Foi para um Reino ainda não especificado, e é encontrado pela Mulan, Aurora e o Príncipe Felipe que o ajudam por estar com um fio de vida, prestes a morrer. Acho que muitos suspeitavam que morto ele não estava, e agora tivemos a certeza.


E como "desfecho" descobrimos que Bae não é o menino procurado, quem era o menino que a sombra procurava é Henry. Um desenho de seu rosto é mostrado para Peter Pan, que diz que irá encontrá-lo de um jeito ou de outro. 
Inesperado! 

Quem é Peter Pan realmente? Conhecemos um Peter Pan que por hora, é malvado e já tinha aparecido anteriormente, só que citado somente como menino perdido. 
Tamara e Owen, são mesmo do mundo real, ou são de algum reino mágico? E o fato de já terem um desenho de Henry antes mesmo dele nascer, quando Bae/Neal, pai de Henry era apenas uma criança, indica que há outra profecia?

Agora é esperar a terceira temporada pra nossas perguntas serem respondidas! Espero que esse gás que teve a season finale seja constante na terceira temporada, cada vez mais. Não foi uma season finale arrebatadora, de nenhuma maneira, mas acredito que consegui recuperar a "felicidade" de assistir esse seriado, que teve uma primeira temporada genial! Altos e baixos acontecem, agora vamos torcer oncers!

Até a próxima jornada! 
Tecnologia do Blogger.