Especial: Personalize Suas Pastas de Séries


Fim de fall season, hora de se organizar. Nós do Viciado em Série estamos sempre tentando te ajudar, com Calendário de Estreias e Retornos, Grade Completa da Programação. Status das Séries, enfim, aqui você não se perde, jamais. Dessa vez, vamos ensinar você a personalizar as pastinhas de seu computador, para que fiquem organizadas e apresentáveis, da mesma forma da imagem acima.

Não sei o que você faz depois que baixa os episódios da internet. Muitos apagam para economizar o HD, outros guardam em um HD externo ou gravam em DVDs, enfim. Cada um age de um jeito. No meu caso, deixo no HD externo por um tempo e as vezes gravo algumas das séries principais em DVD, pois sempre tem aquele amigo ou parente que pede emprestado. Eu apago mesmo só depois de adquirir os boxes originais das séries 

Pois bem. Sem mais delongas vamos passar as dicas para que você possa personalizar as suas pastinhas. 

Você mesmo pode produzir as imagens, caso tenha noção de programas de edição de imagens, fica a seu critério. Aqui irei passar dicas de ícones prontos para inseri-los em seu computador.

Passo 1: baixe os ícones.

Existem diversos sites que disponibilizam ícones em diversos formatos, mas indicarei o melhor. Indicarei o http://paulodelvalle.deviantart.com/ que disponibiliza ícones a mais de três anos. É o site que tem o maior acervo de ícones e disponibiliza para usuários do Windows e Macintosh.

Vou disponibilizar aqui os ícones que baixei para minhas pastas. São 413 ícones em formato ".ico", usado nas plataformas Windows, servindo para XP, Vista, Seven e Windows 8. Baixe AQUI.

Passo 2: arquive os ícones baixados.

É imprescindível. Após baixá-los, guarde os ícones em uma pasta principal, de fácil acesso e não mude ela de lugar, muitos menos renomeia-a. Você poderá adicionar ícones posteriormente, mas não mude nada além disso, ou seu trabalho será perdido.

Passo 3: hora de personalizar as pastas.

É muito simples: clique com o botão direito do mouse em cima da pasta que será personalizada e vá em "Propriedades", aba "Personalizar", botão "Alterar ícone", botão "Procurar", ache no explorer a pasta que você arquivou os ícones (passo 2), escolha o ícone referente à série em questão e pronto. Pasta personalizada.

Para ficar ainda mais fácil vou ilustrar a explicação abaixo, com base no Windows 8. Em outras plataformas vocês não deverão encontrar algo muito diferente disso.


Agora se você quiser personalizar suas pastas do seu jeito, terá que saber usar programas de edições de imagens, mas para ajudá-lo ainda mais, nosso amigo Paulo Del Valle gravou uma super vídeo-aula, ensinando passo a passo. Confira:

  

Agora é com vocês! Mãos a obra! Qualquer dúvida, sugestão, enfim, deixe nos comentários. Mostre-nos o resultado de seu trabalho na caixa de comentários dessa postagem, pelo nosso Twitter ou Facebook.

Tecnologia do Blogger.