Cancelada ou Finalizada? Qual Termo é o Correto?


É um assunto polêmico para os Viciados em Séries. Há muita dúvida em relação ao termo "Cancelada", principalmente para as pessoas que estão começando a assistir séries. Sendo assim, tentarei explicar vários aspectos que regem o termo, demonstrando os dois lados da polêmica e também, dando a mão à palmatória.

Vamos responder o título da matéria: "Cancelada ou Finalizada? Qual Termo é Correto?"

Os dois estão corretos. Poderemos acrescentar também outros sinônimos como: "Terminada", "Encerrada", enfim. Todos estariam corretos. Mas o que mais causa estranhamento para os leitores é quando anunciamos que determinada série está "Cancelada", mesmo a série tendo sido planejada à determinado fim.

Não importa se a série foi cancelada precocemente ou se ela teve um fim planejado. O Status de toda produção encerrada é "Cancelada". Não estou inventando isso. É o termo usado a "milhões" de anos pela imprensa mundial.

Ex: LOST teve seis temporadas. A produção planejou seis temporadas para a série. Só que na terceira temporada, os produtores anunciaram que a série se encerraria após o sexto ano, assim, tendo a produção "Cancelada" após tal temporada.

Soa estranho, confesso, mas é a notícia. A maioria da imprensa não noticiou isso como cancelamento de LOST, mas caso alguém tivesse noticiado: "LOST está Cancelada! Sexta Temporada será a Última!", não estaria errado.

É um termo técnico, de acordo com as definições da indústria televisiva americana. Reclamem com eles. Significa que a produção da série está cancelada. Cancelada também da grade da emissora. 

O Cancelamento, na maioria das vez, ocorre devido a série estar com baixa audiência. Esse é um cancelamento ruim, muitas vezes a série não tem fim, deixando os fãs na mão. O cancelamento planejado é diferente. É o cancelamento bom, quando planejam um início, meio e fim pra produção. É o cancelamento mais desejado pelo viciado em séries.

Outra coisa errada: a série foi cancelada porque é ruim! Quem diz isso está totalmente errado. Ruindade não é e nunca foi motivo para uma série ser cancelada. O que importa é a audiência, sempre. Existem várias séries ruins que estão no ar a bastante tempo, mas são sustentadas pela sua audiência. Como também existiu várias séries ótimas que não duraram muito ou quase nada, mas notoriamente eram séries de qualidade.

Mas uma coisa, nós jornalistas (ou não) somos culpados. Geramos um sensacionalismo no título para obtermos mais audiência. Se você publica: "Dexter Está Renovada para a 8ª e Última temporada", você consegue "X" audiência. Mas se você publica: "Dexter Está Cancelada!", você recebe três vezes ou mais audiência.

Porém não precisa xingar o colunista. Ele não está errado e está mais do que certo. Ele vive de audiência e está buscando-a dentro da legalidade, com informações veementemente verdadeiras. 

Assim, não fique triste se sua série foi "Cancelada" com um final planejado. É como nossa morte. Sabemos que iremos morrer, mas muito melhor morremos de velhice do que na juventude, concorda?

Grande abraço à todos!

  
Tecnologia do Blogger.