Especial: Cinco Razões para NÃO Assistir Séries Ao Vivo pela TV


A HBO está exibindo (mais uma vez) Game of Thrones simultaneamente com os EUA. Isso é bom? Claro que é! Emissoras de TV a cabo brasileiras costumam passar séries após dias, meses e até anos após serem exibidas lá. A FOX, por exemplo, exibe The Walking Dead após apenas dois dias depois de passada no AMC. Mas por outro lado, existem alguns aspectos ruins em assisti-las ao vivo. Listei algumas delas. Diga nos comentários se concorda ou não.

Comerciais:

Não é o caso da HBO, que passa os episódios sem comerciais. Mais a imensa maioria das séries possuem comerciais que pausam o episódio em certo momento, quebrando o clima e alongando o tempo que gastamos para assisti-los.

Cenas impróprias para menores (ou maiores, sei lá):

Imagine você assistindo Game of Thrones, inicia-se uma DAQUELAS cenas de sexo ou violência, quando de repente entra sua mãe, seu pai, sua avó, sua filha... enfim. Hã? Pois é. Você acaba ficando sem graça, envergonhado, imaginando o que passa pela cabeça da pessoa que te flagrou. Você precisa de privacidade pra assistir algumas séries, fato, e isso acaba ficando complicado quando assistimos séries ao vivo, pois, muitas vezes assistimos na TV da sala. 

Interrupções:

Celular que toca, alguém que te chama... enfim. Você precisa ter o máximo de atenção para não perder nada. Depende muito de cada um, claro, mas dificilmente você consegue ter 100% de foco ao assistir uma série ao vivo. Talvez até você não se incomode em perder algumas cenas. Mas muita gente se incomoda e muita gente nos incomoda quando assistimos nossas séries favoritas.

Falhas da emissora ou do provedor de TV a cabo.

Acontece frequentemente. Falhas em sincronia, tanto de legendas quando de áudio; travamentos do vídeo; queda de sinal; enfim. Só nos dois primeiros episódios exibidos até o momento de Game of Thrones pela HBO Brasil, vi relatos de problemas de sincronia e queda de sinal momentâneo em algumas regiões. E agora? Você perdeu alguma coisa ou muita coisa com isso. O que fazer? Esperar a reprise no dia seguinte? Sendo otimista.    

A ausência do pause, play, retroceder, avançar.

Tudo bem que hoje em dia existe a opção de pausar programação ao vivo em pacotes caríssimo de programação, mas a função ainda é inviável, principalmente se compararmos com as funcionalidades que estão disponíveis para quem assiste pelo computador. A função é extremamente necessária para algumas séries, não tem jeito, principalmente séries com falas bem rápidas (Community), teorias mirabolantes (Fringe), nomes bem estranhos (Game of Thrones), enfim. Ainda mais quem trabalha com o material, como nós. Em reviews, precisamos ser perfeitos. O leitor exige isso e o contrário não é aceito.

— // —

Acho que precisamos evoluir. O futuro próximo está nos Notebooks, Smartphones, Tablets... Uma ideia, talvez, seria liberarem o download legal para assinantes, porém isso poderia aumentar a pirataria.

A melhor opção seria assistirmos séries por streaming. O Netflix e o Muu TV são dois bons serviços disponíveis, mas ambos ainda não são ideais. Imagine você assistindo suas séries pela internet no exato momento que esteja passando nos EUA? Um sonho! Seria ideal! Um sonho possível que está demorando muito pra ser realizado.  

E você? Qual a melhor forma de assistir séries?


Tecnologia do Blogger.