Spartacus: "Separate Paths" 3x08


SPOILERS A SEGUIR

O Gaulês não é mais invicto.

Uma morte esperada. Crixus conseguiu o que queria: obteve uma morte gloriosa em campo sagrado de batalha. Esse deveria ser mesmo o seu fim, não tinha outra possibilidade. Ele é um Gladiador nato que vive de batalhas. Mesmo que Crixus extinguisse todos os romanos da face da terra, ela nunca pararia de lutar e sempre estaria derramando sangue com sua espada. Ele iria que buscar romanos em outro planeta. Sua morte foi digna, muito parecida com morte de Spartacus, contado pela História. Talvez os roteiristas deram a morte verdadeira para Crixus e tem outros planos para Spartacus que fogem à História.

Detalhe de que vimos um diálogo entre Spartacus e Sura no primeiro episódio da série, com sua amanda mencionando que ele nunca voltaria para a casa e que sempre haverá uma guerra pra lutar. Esse é o lema do guerreiro e não há finais felizes para eles. Exceto, a morte gloriosa.


Contudo a sua morte trouxe tristeza. Aprendemos a amar o personagem após odiá-lo veementemente no início da série, e, mesmo sabendo que seu fim seria esse, esperávamos que fosse pelo menos um pouco mais para frente, talvez no último episódio da série. Mas entendo que os produtores quiseram dar ao personagem um episódio de despedida, mostrando suas virtudes. Crixus é derrotado por uma lança em suas costas por um merdinha indigno. Tiberius consegue desagradar os três lados: romanos, espartanos e os telespectadores. Pra piorar, o personagem ainda arrancou a cabeça de Crixus. Espero que ele tenha uma morte lenta e dolorosa.

Impressionante o tanto de guerreiros de Crixus reuniu. Uma verdadeira legião comandada por três fenômenos: Crixus, Agron e Naevia. Querendo ou não, Naevia tornou-se uma excelente combatente e responsável por mandar ao além centenas de romanos. Ela lutava por uma vingança pessoal e levou seu marido a unir-se à sua causa, emendando aos objetivos de Spartacus. Naevia termina o episódio derrotada, tal como a legião de Crixus, contudo, sua morte ainda não é certa e acredito que a manterão viva.

Quanto a Agron... uma morte digna, anunciada, gloriosa e lamentada.


Agora, o Deus da chuva com medo? Evitando uma batalha? Bom, acontece que Spartacus tornou-se um ótimo estrategista e previu que a morte estaria por vir. Não dá pra dar murro em ponta de faca. Spartacus não conseguira mais segurar Crixus e teve que liberá-lo, mesmo sabendo que iriam morrer. Ele tentou de toda maneira segurá-lo, usando até muitas vezes a força física. Não conseguiu mais e deu ao seu irmão uma morte gloriosa e se aproveitou da situação para salvar milhares de seus seguidores. Não condeno a atitude de Spartacus, mas se ele toda a sua legião tivesse acompanhado Crixus, teriam sim, uma grande chance de vencer. Seriam favoritos ao combate, mas... muitas mulheres e crianças morreriam. Um faca de dois gumes.

O final impactante não desfocou a trama conflitante na casa de Crassus. O Imperador perdeu a paciência de vez com o Senador e deu-lhe bons socos e ponta-pés, pondo-o ao chão. Crassus é o nosso vilão, mas nesse momento todos aprovamos a sua atitude e até vibramos. Estranho comemorarmos atitudes dele, mas isso é simples de explicar: ótimo vilão. A série sempre teve ótimos vilões e Crassus entra para o seleto grupo.

Enquanto isso, o embate entre Tiberius e Caesar chega a um desfecho constrangedor. Não esperava que Tiberius fizesse o futuro Imperador de "mulherzinha". O poderosíssimo imperador de Roma passando por situações como essa? Não sei se há relatos disso na História. Não deve ter. Os roteiristas de Spartacus foram bem maldosos nesse ponto, mas necessário para encaixar o desfecho final. Caesar humilhado, sem poder se sentar em seu cavalo e ainda salvo pelo crápula. Esse garoto é realmente tenebroso.

Outros momentos estão sendo amarrados, principalmente os casos amorosos: Spartacus finalmente saiu da seca e traçou Laeta; Gannicus deixando de ir a luta por Sibyl; Agron deixando o caminho livre para o revertido Cilício... e por aí vai. Parece que vão deixar os dois últimos episódios apenas para destrincharem a batalha final. Spartacus não deverá se esconder e planejará um plano para o fim de Crassus, perpendicularmente salvando os que restou de seus seguidores.

A morte de Crixus trará o Deus da chuva de volta às origens

Não esqueçamos de Kore. Ela não está ali atoa e a personagem deve ser inserida em alguma trama importante. Não sei se contra ou a favor de Spartacus. Acho que contra.   


Então é isso. Luto por Crixus, mas conformado. Parece que não vão levar a história ao pé da letra e já começo a suspeitar que Spartacus sobreviverá no final. Apenas ansioso.


Tecnologia do Blogger.