Community - 4x04: Alternative History Of The German Invasion


Engraçado, mas cadê as novas idéias?

Acredito ser consenso dizer que definitivamente não queremos assistir uma série que se limita a repetir suas formulas, repetindo o que já fez antes, entretanto é exatamente isso a que Community está se limitando. “Alternative History Of The German Invasion” em uma perspectiva geral foi um bom episódio que poderia facilmente está entre os episódios medianos da fase Dan Harmon, porem, depois de 3 episódio que tiveram o mesmo ritmo já devíamos ter algo diferente neste ponto.

Mas deixando a analise deste fato para mais tarde, o episódio funcionou, mas definitivamente foi inseto de grandes momentos. Muito disso porque piadas de estereótipos nunca funcionam se não tiverem uma certa dose de ousadia, os alemães mostrados no episódio não são diferentes daqueles que vemos em séries regulares. Aqui voltamos na mesma velha historia: uma característica básica do humor de qualidade é a sua capacidade de superar o obvio e entregar algo diferente, mas e se tratando de alemães eles tinhas que tocar no termo “nazi” simplesmente porque é obvio...lamentável.


Ao menos o retorno de Chang parece reservar algo interessante. Particularmente penso que o personagem está apenas fingindo sua amnésia, mas isso não é o mais importante. Estou intrigado mesmo com a atenção que será dada ao personagem. Particularmente penso que ele e o reitor funcionam de forma bem dosada, muito embora "Documentary Filmmaking: Redux", centrado em Dean Pelton, tenha sido genial, o mesmo não pode ser dito de "The First Chang Dynasty" evidenciando cautela quando se pretender dar a estes personagens um papel de maior destaque.


E sobre essa capacidade de superar o velho e entregar algo novo, podemos perceber que Community não fará isto tão cedo. É chato que em toda review voltemos no mesmo tópico “Community virou uma série sobre Community”, mas esta de fato é a realidade da série.  Foi difícil dar risadas neste episódio, e no fim ficamos com a impressão de que já tínhamos visto isso antes. O fato é que se essa formula continuar sendo usada, vai ficar difícil acompanhar a série. Uma hora cansa.

A pressão sobre a série é enorme, não tenho certeza se isso é certo se tratando de uma comedia. Entretanto estamos falando de uma produção que se destacou pelo jeito incomum de contar suas historias e que ao repetir suas próprias formulas perde a essência daquilo que a fazia peculiar. A série continua interessante, mas deste modo vai se desgastando cada vez até o ponto que ficará irrelevante só espero que a produção se liberte de si mesma e consiga recupera o fôlego...vamos acompanhar.

Observação: A ordem original dos episódios é a seguinte:

 4.01 - History 101
4.02 - Alternative History Of The German Invasion
4.03 - Paranormal Parentage
4.04 - Conventions Of Space And Time
4.05 - Cooperative Escapism In Familial Relations
Tecnologia do Blogger.