Fringe: "The Human Kind" 5x08


Vingança só atrapalha.

Ouvi essa frase pela última vez assistindo um programa esportivo. Um repórter perguntou a um jogador se tal jogo serviria para a sua equipe se vingar da equipe rival devido ao resultado do último jogo, onde sua equipe perdera humilhantemente. A sua resposta foi: "Vingança só atrapalha". É verdade. Podemos traçar um bom paralelo para os acontecimentos vistos no ótimo "The Human Kind", que, não foi eletrizante, mas foi importantíssimo para o desenvolvimento da trama, além de vir com doses de emoção.

A estrutura do episódio soa como um gancho para a reta final da série. Eles tinham que resolver a situação de Peter antes de seguirem em frente. Como disse em reviews anteriores, a inserção observer em Peter veio para revelar detalhes da estrutura dos invasores, até então, conhecida superficialmente. Vimos detalhadamente o que são os Observadores na pele de Peter, e, agora que já conhecemos o suficiente, precisávamos de nosso Peter de volta. E ele veio, através do pouquíssimo sentimento que ainda restava em seu cérebro atrofiado. Um sentimento enaltecido pela presença e palavras de Olívia. O amor é lindo.

Foi como Walter disse: eles deveriam seguir com o plano das fitas. Esse é o caminho certo para derrotar os observadores. Peter, apesar de estar munido para isso, não poderia seguir com esse plano, que, provavelmente culminaria em sua morte. Foi como disse acima: a vingança só atrapalha, cega as pessoas atrapalhando a atingirem o objetivo.

Mas o plano das fitas não poderiam esperar e Olívia tratou de dar seguimento a ele, mesmo que só. Não tinha outra escolha. A fita número 8 levou ela à Fitchburg, local onde precisava buscar um ímã para ajudar na luta contra os invasores. A missão foi bem sucedida. Olívia conheceu Simone, uma mulher que guardava o ímã a pedido de sua mãe já falecida, uma das "amigas" de Walter. Vimos que Simone também é portadora de "especialidades", levantando a hipótese de também ter sido vítima de experimentos científicos.

Porém, o problema maior para a nossa guerreira veio quando foi capturada no caminho de volta por ladrões. Por pouco ela não foi parar nas mãos dos observadores devido a ganância daqueles crápulas. Esse núcleo serviu para trazer a nossa Olívia de volta. Ela vinha coadjuvante demais. Usando de sua perspicácia já conhecida, eliminou aqueles dois sujeitos, após usar de artimanhas "Macgyver". Ali vimos nossa Olívia de volta, ajudada pelo que sobrou fisicamente de sua filha. A bala que salvou o mundo, salva mais uma vez.

O que concluímos é que a Resistência segue fiel ao plano das fitas, com a equipe junta, novamente. A Resistência está munida com mais uma arma. Nada de importante foi dita a respeito do magneto, mas esperamos que essa peça adicionada às armas que já conseguiram, entrelaçadas com a fitas restantes, possam trazer um fim doloroso aos Observadores e digno a série, explodindo nossa cabeças no final. 
Por Etta.

A última temporada de Fringe parece um barril de pólvoras que está ligado a um grande pavil que vem queimando bem devagar. O pavil está quase todo queimado e está próximo a atingir o barril, provocando uma grande explosão. Quem viver, verá.


Ah, quanto a tática do jogador mencionado acima, deu certo para eles. Seu time venceu. Quédizê...

 Easter Eggs e Curiosidades:


Como sempre, vamos começar com os tradicionais glifos, que formaram a palavra PLEAD, que significa PLEITEAR. Menção direta aos argumentos proferidos por Olivia que fizeram Peter "desistir" de seu plano, retirando aquele objeto de sua nuca. 


A cena onde acompanhamos Peter do lado de fora do apartamento de Etta lembrou muito uma cena vista no fim da 2ª temporada (saudades!) quando Olivia observava BOlivia em seu apartamento.


Windmark mostra à Peter o que passava na cabeça de Etta no momento de sua morte.


Acompanhamos Peter sem camisa em conversa com Walter. Nota-se que ele ainda usa a aliança de casamento em seu colar. 


As gravações da última temporada de Fringe terminaram essa semana. A dose de emoção nas últimas cenas produzidas devem ter sido extremamente altas para todos os envolvidos. Joel Wyman, Showrunner de Fringe, postou em seu twitter uma imagem emocionante, onde vimos John Noble aos prantos sendo consolado por Joshua Jackson. Snif, Snif. =(


Promo com legendas do episódio "Black Blotter" 5x09.

  
Tecnologia do Blogger.