Fringe: "Anomaly XB-6783746" 5x10


Era disso que eu tava falando. Era disso que eu precisava.

Impacto. Veio na hora que tinha que ser. Veio para nos matar por ansiedade à espera do próximo episodio que só virá no dia 11 de Janeiro. A temporada vinha politicamente correta, sem explodir as nossas cabeças, porém, nem por um segundo duvidava que esse momento não chegaria. Chegou. Em um episódio espetacular, um dos melhores (se não o melhor) da última temporada, "Anomaly XB-6783746" trouxe emoção, tensão, ação, respostas, inacreditáveis atuações... tudo, tudo que a série tem de melhor e isso, é só a ponta do iceberg que veremos nos três episódios finais.

Por falar em "explodir cabeças", acompanhamos uma cabeça sendo explodida, literalmente. Trata-se de Nina. A guerreira Nina. Confesso que não fiquei emocionado com sua morte por acreditar na teoria de que haverá uma espécie de reboot ao fim da temporada com os universos livres da espécie Observer, talvez, com Etta e Nina de volta. Mas caso isso não aconteça, podemos aceitar a morte da personagem com felicidade. Acredito que Nina morreria mil vezes para salvar o mundo, salvar seus amigos. Foi uma morte honrosa. Feliz pela personagem ter ido dessa forma, de forma digna.

Mais uma atuação magnifica de John Noble. 
Mas que tomei um baita susto com o acontecido, tomei. Palmas lentas de pé aos produtores por mais essa ousadia.

E as coisas complicaram ainda mais para Walter. Como será que ele vai se livrar de seu "Walter Bad", agora com a morte de Nina? Peter é contra o procedimento cirúrgico, mas todos nós acreditávamos que Walter passaria por cima de sua decisão, mas, com a morte de Nina, possivelmente Walter terá que lutar contra seu lado mal sem procedimentos cirúrgicos. 

Ademais, acredito que esse é o caminho correto a ser seguido: Walter, seu ego, sua arrogância, seu "dom" de ser Deus, foi responsável por colocar os universos em guerra, agora, seria bom que ele pudesse atingir a redenção sem usar a tecnologia médica e sim, usando seu lado bom para derrotar o "Walter Bad" que vive em seu interior.

Donald confirmado como September. Alguma surpresa? Não surpreendi-me tando e até esperava por essa resposta. Donald teria que ser uma pessoa que estivesse presente na série, uma pessoa relevante e não um novo personagem adicionado à essa altura do campeonato. Acho que a resposta ficou coerente, de bom tamanho. Ficamos sabendo da existência de Donald no episódio "The Recordist" (5x03) e lá, Walter suspeitava inicialmente que Donald fosse September, naquela ocasião, concordada por todos. Mas a suspeita se desfez quando uma imagem de costas da pessoa (vasta cabeleira) foi mostrada, além da confirmação em arquivo que seu nome era Donald.


Sendo assim, por algum motivo September deixou de ser um Observador naquele futuro, (ou é uma nova espécie de observadores com cabelo) mas não deixou de agir em pró-Resistência. Buscava naquela ocasião, rochas vermelhas, enquanto esperava um cientista (!) de Boston quando foi capturado. Acredito que nosso carequinha (cabeludinho agora) preferido, ainda esteja vivo, em posse dos Observadores, podendo ajudar de alguma maneira a Resistência nessa reta final. Caso esteja morto, sentirei muito, muito a sua morte.

A resposta veio quando Michael finalmente resolveu ajudar. O garoto, tido como "anomalia observer", tornou-se peça crucial para montar o plano para destruir os observadores. Claro que Walter iria esmiuçar o que tem dentro daquele cabeção, porém, o garoto ajudou mesmo quando suas emoções foram abaladas. September colocou o garoto no caminho de Walter para ajudá-los de toda maneira: pra começar, devolveu a mente de Walter em alguma proporção, e agora, só os próximos episódios dirão a sua verdadeira função.

Mais um episódio de estrutura linear: os Observadores tentando capturar a Resistência, enquanto eles tentam esmiuçar uma das partes que deverão usar para montar o plano. As entrelinhas mais uma vez foram o ponto alto do episódio, porém, desenvolvido de forma eletrizante nos minutos finais.  

E as fitas? Alguém está sentindo falta delas? Eu estou. Como sabem, não fui a favor dessa estrutura procedural a base de fitas VHS incrementada nessa temporada, mas espero que elas se juntem nessa reta final, demonstrando algo relevante aos acontecimentos finais. Até o momento as fitas nos levaram à peças para montar o plano "esquecido" por Walter. Será que com a "retomada" de sua mente, elas não precisarão ser mais retiradas do âmbar?

Até o momento sabemos que existem no mínimo 8 fitas, onde cada uma levou a Resistência à algum lugar onde adquiriram peças importantes para o plano derradeiro. São elas:
Fita número 3: Pedras vermelhas retiradas da mina (5x03)
Fita número 2: Tubo com fórmulas em 'grego' (5x04)
Fita número 7: Universo de bolso/radio transmissor (5x06)
Fita número 5: Cilindros, faróis observers (5x07)
Fita número 8: Imã Gigante (5x08)
Dessas fitas, a única onde conseguiram progresso refere-se ao rádio transmissor que deu origem à Michael, porém, foi o próprio rádio que os levou ao garoto. Temos que também levar em conta o "unificador de pensamentos" adquirido em "In Absentia" (5x02).

Faltam então as fitas: 1, 4 e 6. Se forem apenas oito fitas. Não são, pois, Walter teria dado essa informação na fita de número 8.

Não tenho dúvidas de que tudo isso ainda será usado de alguma forma no plano para derrotar os observadores. Vimos as consequências obtidas através do rádio transmissor retirado do universo de bolso e tenho certeza de que todos os artefatos obtidos nessa grande "caça ao tesouro" será importante na batalha final.


Está aí Fringe, uma das melhores séries da atualidade, exibindo um episódio fantástico, do início ao fim. Considero o episódio um divisor de águas, marcando o ponta-pé inicial para a eletrizante e sensacional reta final. Ninguém tem dúvidas quanto a isso.

PS: Onde diabos se meteu Broyles?

Nota 10/10

Easter Eggs e Curiosidades serão postados na próxima semana. Até lá, vamos trocar ideias e teorias nos comentários. Desde já desejo a toda nação fringeana um feliz natal e um ano novo cheio de realizações. Beijos e abraços! 
Tecnologia do Blogger.