Fringe: "Through the Looking Glass and What Walter Found There" 5x06


"Nós criamos o Universo de bolso." Criado mais um elemento espetacular, que poderá ser base para a resposta para antigos mistérios.

Walter segue com seu plano, guiado pelas fitas retiradas no âmbar. Peter e Olívia, claro, vão atrás dele, para proteger a única pessoa capaz de salvar o universo e que está andando livremente por aquele mundo. Depois de muita luta contra os carecas, descobrem que agora precisam encontrar Donald, para que possa esclarecer o paradeiro do Observer Kid, para que possam dar seguimento ao plano, e claro, sem deixar de conferir o que diz a fita 8. Pronto, posso terminar a review? Claro que não.

Parece que descrevi em apenas um parágrafo o que foi o ótimo "Through the Looking Glass and What Walter Found There", mas não é bem assim. Um episódio que teve mesmo um roteiro simples, mas que deixou diversas pontas que provavelmente renderão momentos cruciais para entendermos o fim da série. Ademais, o episódio disse muito nas entrelinhas.

A arte de voltar ao passado para entendermos o futuro. Outras séries já mostraram isso, principalmente LOST, e Fringe segue a linha com a mesma maestria. A última temporada tem mostrado diversos momentos nostálgicos, mas nesse episódio, eles foram direto na ferida. Tocaram diretamente nos Glifs Code, entrelaçado à volta do Observer Kid, aguçando a imaginação dos teoristas de Fringe. Parece estarem preparando uma grande revelação. Ainda está um pouco vago essa nova direção que a série está tomando, mas eles estão conseguindo o que sempre fizeram: aguçar a imaginação do telespectador, para que fique uma semana pensando, discutindo teorias sobre os próximos passos da série. Isso é mágico.

O que sabemos é que Donald precisa ser encontrado. A afirmação de Peter excluindo a hipótese do Observer Kid ter sido levado pelos carecas cai um pouco em tese, após aqueles dois observers adentrarem ao Universo de Bolso, mas um detalhe, talvez passado desapercebido por muitos, é que o Observer Kid não foi retirado a força do "quarto maçã", pois, Walter encontra a chave do quarto em um lugar combinado, lugar esse que só ele e Donald conheciam. Donald retirou o Observer Kid de lá, isso é fato. O problema é que a última notícia que temos dele é que foi capturado pelos Observadores. Que venha essa tal fita 8.

Quem não daria um rim para saber o que estão após àquelas portas com indicações dos glifos.

Começamos a acompanhar a transformação de Peter. Por um lado, estamos fascinados com os poderes adquiridos pelo nosso herói, mas por outro, preocupados com o efeito colateral que poderá vir. Movimentos de pescoço típico dos observadores estão aparecendo, entrelaçado àquela esquisita visão, acrescentado com poderes de teletransporte. Só falta ficar careca e pálido. Pela fala daquele observer e pelo sorriso irônico de Windmark, boa coisa não virá. Peter arriscou a própria vida ao inserir aquele objeto em sua nuca e está ciente disso. Ele está dando a sua vida para salvar aquele mundo, além de vingar a morte de sua filha. Até mentindo para Olívia ele está. Muitos ainda pensam que Olivia morrerá no final, mas a provável morte, pelo menos até agora, é a de Peter.  

Como gostaríamos de destrinchar aquele Universo de Bolso. Fringe apenas vai dar uma pincelada naquele lugar, pois não há tempo hábil. Da mesma forma que amaríamos vivenciar mais afundo o Universo A futurístico que estão vivendo, além de voltar a ver como estão as coisas no Universo B. Como disse outras vezes e também os produtores, Fringe poderia ter oito temporadas no mínimo. Teria assunto e elementos para isso. Infelizmente estão retirando a nossa série sci-fi favorita do ar, mas espero que possam dar um fim digno à série. Estão no caminho.

Nota 09/10

Easter Eggs e Curiosidades:

Os glifos formaram a palavra SPLIT, que significa DIVISÃO. Palavra que poderemos assemelhar a diversas situações, como o momento de divisão que Peter vive; a divisão da mente de Walter; além da nova divisão dos universos, após o surgimento do Universo de Bolso.


Vídeo promocional com legendas do próximo episódio que vai ao ar nos EUA na próxima sexta: 5x07 "Five-Twenty-Ten" 

  

Dois momentos vistos nesse episódios estão intrigando os fãs de Fringe.

O Primeiro refere-se ao momento em que Peter faz aquela "dancinha" (rs) para entrar no Universo de Bolso.  Reparem que aparecem duas bolinhas cromadas que desaparecem após Peter mudar de lugar. Poderiam estar ali apenas para demarcar o lugar, mas nada foi visto a princípio. Seria um erro da produção?


Outro momento é fácil de explicar. O brilho no olho direito de John Noble é devido a uma cicatriz deixada por sua cirurgia de catarata, já a algum tempo. Esse brilho já foi visto na série e também, em entrevistas do ator. Não é um Fringe Event, não se preocupem rs. 

 


Tecnologia do Blogger.