Modern Family - S04E05 - Open House of Horrors


O Halloween está de volta e Modern Family faz questão de prezar  esta época festiva, como já nos tem vindo a acostumar, com um episódio divertido e à altura desta excelente 4ª temporada.
Este ano não foi excepção. Que grande episódio!
Comecemos então.
Pelo lado dos Dunphy ainda existem vestígios do Halloween transacto. As famílias do bairro, crianças e adultos, teimam em afastar a casa de Claire e Cia do mapa Halloween. Talvez por Claire ter elevado o entusiasmo a um nível perigoso, quase proporcionando um enfarte a uma pessoa. Phil insiste em dizer que o sucedido o ano passado nem foi assim tão assustador. Mas pronto, é de Phil que falamos e da sua visão um pouco distorcida da realidade. Como vimos no flashback que passaram, Claire foi deveras assustadora, colocando um adulto à beira do enfarte de miocárdio e crianças a gritar histéricas. Mas nada melhor do que uma imagem:

Mas não é só a família Dunphy que anda em preparativos para o Halloween. Cam e Mitch também estão e vão aproveitar esta época festiva para mostrarem o novo "eu" de Cam - 14,69 quilos (precisão que Cam gosta de destacar) mais magro.
Mas Mitch tem mais um problema a sondá-lo. Quem segue Modern Family há 4 temporadas sabe que Mitch às vezes não é a pessoa com mais paciência e que, havendo uma solução mais fácil, esta pode ser tentadora. Parece então que Mitch tem vindo a dizer a Lily que a sua mãe é uma princesa. Quando o referido foi explicado pensei, por momentos, que a " mãe princesa" fosse Cam, mas não. Assim sendo,uma mentira que poderia ser encarada como reconfortante e carinhosa despultou um lado "princesa" em Lily que esta não consegue abandonar. Muito engraçada a forma como Lily insistiu em voltar a se vestir de princesa neste Halloween. Para complicar a situação de Mitch, Cam não tem conhecimento desta "pequena" mentira do marido e Lily parece estar cada vez mais insistente com o assunto.
 Que Jay é o mister cool da série é um facto, mas nem toda a gente concorda assim tanto com isto. Parece que os velhos truques do coroa não têm resultado de forma tão eficaz que o livrem de pagar multas de trânsito. É desta forma que Jay se começa a interrogar sobre o seu aspecto físico. Parece que a casa dos Pritchett está cheia de pessoas preocupadas com a aparência - 1º gloria e agora Jay.
Contudo a preocupação de Glória passou agora do aspecto físico para o psicológico. É que a colombiana anda "ligeiramente" esquentadinha e teve que ser, novamente, Manny a dar a entende-lo. Mas esta cena foi muito cómica. Manny chega a casa, fantasiado de mafioso italiano ou algo do género difícil de descrever, dizendo que foi chamado pelo director da escola. Isto porque Manny, no intervalo das aulas, e para descontrair, vai imitando e treinando uns passos de dança de Gene Kelly, sendo que com a sombrinha accionou o alarme de incêndio. Glória não hesita a defender o filho ficando super irritada pelo sucedido, por o director não ter percebido que Manny não accionou o alarme propositadamente.
E quando Manny diz que a mãe é esquentadinha, Glória deu esta (interessante) resposta:

Voltando aos Dunphy. O Halloween não vai melhor. As crianças (e os pais das crianças) fogem da casa da família como se tivessem visto o diabo. Nem mesmo as tentativas de Claire, sendo super amorosa e oferecendo doces, resultam. Na Open House de Phil as coisas também não vão melhores. É então que Claire, aquela Claire que adora fazer esquemas, volta à acção. Cansada que Phil diga que a sua interpretação no Halloween transacto não foi assim tão assustadora decide fazer travessura para Phil. É desta forma que Claire se dirige à Open House de Phil, toda fantasiada de morta viva e com maquiagem à altura. No entanto tudo passa despercebido a Phil e ele nem repara nas poses assustadoras de Claire. Mas é quando esta muda de tática que Phil começa a ter medo. Parece que o marido de Claire fica mais assustado com situação de suspense. Barulhos, galhos de árvores a bater nos vidros, sons enigmáticos, tudo isto deixa Phil desconfortável. Tão desconfortável que parece um maníaco a mostrar a casa a uns possíveis compradores que apareceram a horas mais tardias.  E sim, Claire e os filhos estiveram bem ao proporcionarem  um susto de morte a Phil. Foi uma vingança engraçada. Estou fã de Claire.


Jay continua obcecado com o aspecto, dizendo agora que vai começar a usar os cremes caros de Glória com partículas de diamantes. Já Glória continua esquentada, mas Jay prefere dizer que a esposa não é esquentada, mas talvez emotiva ou instável. Já nas costas apelida-a de maluca, mas isso é um pormenor que Glória não precisa de saber.


Na festa de Cam e Mitch, Cam continua exibindo os seus menos 14 quilos e Lily pensa que viu a mãe na festa, visto existir uma pessoa fantasiada de princesa . Mitch tenta calar a filha a todo o custo nem que para isso tenha que lhe enfiar um cupcake na boca.
Jay e Gloria também aparecem na festa. Ele fantasiado de piloto e ela de uma espécie de ser Verde com antenas. Glória chega à interessante conclusão que é o seu bebe que está com raiva e a obriga a fazer coisas ruins.
Jay acaba por sofrer uma cantada na festa. E de quem? Da suposta princesa. A questão é que a suposta princesa está mais para príncipe, mas Jay não percebe. Glória e Cam observam a cena de fora, e Glória impede Cam de avisar o sogro sobre a sexualidade da princesa, visto que sabe que Jay necessita que lhe aumentem o ego.

A mesma princesa também vai estar em destaque quando Lily resolve colocar conversa com esta.  Mitch não consegue evitar que a filha fale com Cam sobre a situação da sua mãe ser uma princesa. Adorei quando Lily fez um "aaouu", sinal de quem sabe que vem encrenca pelo caminho. Uma das preocupações de Cam é que, segundo o combinado, deveriam falar com Lily sobre o assunto Mãe, vestindo cores calmas. Apesar da lacuna na indumentária, a conversa correu de forma tranquila. Apesar disso não conseguiram negar de forma completa que a mãe de Lily não é uma princesa, deixando a possibilidade no ar...o sonho no ar.

O núcleo infanto juvenil teve em destaque na cena em que Manny é convidado para dar uma volta com os garotos legais do colégio, sendo influenciado, metaforicamente e literalmente, pelo bem (garoto fantasiado de jogador de baseball) e pelo mal (Luke fantasiado de diabo).
 Episódio excelente. De destacar Claire (Julie Bowen) e Lily (Aubrey Anderson-Emmons). Penso que este foi mesmo o episódio em que conseguimos ver mais da pequena oriental. O papel assenta-lhe a perfeição. 
Cada vez mais acho que o sexo do filho de Glória e Jay é o que Jay tanto teme (ou seja uma menina). Vejamos, a série tinha muito mais a ganhar colocando Jay (Ed O'Neill) numa situação delicada. Outro ponto a referir foi a não aparição de Halley neste episódio. Será que a jovem  está mesmo de saída?
P.S- Adorei a cena em que Lily pergunta, ingenuamente, se a família está em crise tendo em conta que a pequena só tem uma tiara de princesa.

 Por Ana Sustelo
Tecnologia do Blogger.