Fringe: "Transilience Thought Unifier Model-11" 5x01 [Season Première]


A batalha para salvar a humanidade começou.

Esta aí a continuação de “Letters of Transit”, 19º episódio da temporada passada de Fringe. Muitas perguntas foram deixadas naquele episódio e "Transilience Thought Unifier Model-11" tratou de começar a responder algumas, porém, só após os próximos doze e últimos episódios da série, que saberemos quem será o vencedor dessa guerra, que está apenas começando.

A première de Fringe tratou, principalmente, de colocar as coisas em ordem, para a batalha ainda maior que deve vir pela frente. O season finale passado terminou um pouco “felizes para sempre”, com tudo ‘resolvido’, exceto pelo cliffhanger final: “Eles estão chegando”. Pois é. Eles chegaram.

Chegaram e dominaram o mundo. Começamos acompanhar as mudanças que ocorrera devido à invasão. Um planeta devastado, em 2036, vinte anos após a "posse", praticamente forçado a extinguir a humanidade, onde ‘Observadores’ são invencíveis, mas ainda com esperanças para o futuro. O futuro sem os Observadores e tudo isso, só possível pela rebeldia de um ser de sua espécie. September. Ele é a nossa esperança.


Ele que plantou literalmente na cabeça de Walter um plano para destruir os Observadores. Um plano que dependia de um dispositivo para ser desembaralhado de sua cabeça. Daí vem a primeira boa notícia do episódio. Olívia está viva! (claro). Estava desaparecida, mas, encontrada devido à perspicácia de sua filha, chefe da resistência contra os Observadores.  

Só que houve um grave efeito colateral. Ao resgatar Olívia, Walter acabou sendo capturado pelo o governo Observer, que o torturou sem tocar nem mesmo num fio de cabelo. Acontece que essa tortura... Bom, infelizmente o resultado foi a destruição de parte da memória de Walter, que aparentemente exclui o plano plantado por September em sua mente. Mas é assim mesmo. A guerra está apenas começando.

O próximo passo inimigo deverá ser a investida do Observer Chefe Windmark, após a descoberta da loirinha por trás de Walter. Henrietta despontou com uma Agente Fringe bem perspicaz, como se absorvesse o que os seus pais têm de melhor. Olívia e Peter não envelheceram fisicamente, mas, notaram como pareciam bem velhinhos em vista da Henrietta? Foi um pouco estranho vê-la comandando as ações.


Diálogos emocionantes proporcionados por bons reencontros. Vamos sentir falta do lado B e de suas tecnologias, mas nessa atual time line futurística, isso não deve fazer falta (mas a BOlivia e os outros vão). Um episódio não tão espetacular, mas necessário para deixar a trama encaixada, preparando a ‘cama’ para o que virá pela frente. Considero esse episódio como o segundo da 5ª temporada, que, pelo potencial presumido e por se tratar de Fringe, tem tudo para ser espetacular.

PS: Estou preparando um post com easter eggs e curiosidades do episódio, com os tradicionais Glyphs code, aparições de Observadores, entre outros,  que será publicado no decorrer da semana, antes do próximo episódio. Fiquem ligados!

Tecnologia do Blogger.