Fringe: "In Absentia" 5x02


Medo de decepcionar-me com a última temporada de Fringe.

Não que o início da última temporada da série esteja ruim, não está. Mas não está espetacular como esperava e pelo andar da carruagem, a trama deve demorar a empolgar. Tudo pode acontecer nos próximos episódios, mas a tendência é que mostrem algo que já acompanhamos na série e que chega a ser um clichê em se tratando de séries e filmes. O plano para derrotar os Observadores foi fragmentado por Walter e a (nova) equipe Fringe tem que juntar as partes (máquina apocalíptica 2.0?) para descobrir a íntegra do plano. Não podem ficar só nisso. Não podem alongar isso por muito tempo.

Fringe não está tão explosiva quanto em temporadas passadas, quando explodiam nossas cabeças com assuntos mirabolantes a todo momento. A história está sendo necessariamente contada, é verdade, mas com poucas ou nenhuma variação.

Os Observadores dominaram o mundo e nossos heróis deverão salvá-lo. Ok. Um plano é necessário e eles ainda estão buscando a melhor opção, enquanto é apresentado as modificações de um mundo devastado, as modificações do modo de pensar e do modo de viver aquele mundo. Pronto, não mostraram, até agora, mais nada realmente importante além disso. Se fosse uma temporada cheia, com os tradicionais 22 episódios, talvez tivesse espaço para isso, mas agora só faltam 11 para o fim da série e a aceleração da narrativa terá que ser urgente.

Talvez o problema seja os principais personagens da série sendo coadjuvantes de mais para o meu gosto. Já passou da hora de vermos Olívia chegando para Etta e dizendo: "Minha filha, dá pra quem sabe". Tá bom, eu sei que eles ainda estão se adaptando e que Etta tem mais 'sabedoria' naquele mundo, mas não tem a experiência que a 'nossa' divisão Fringe tem para situações apocalípticas. O futuro de Etta sem seus pais foi mostrado nesse episódio: seria ao lado de Simon. Peter já deu amostras de que dominará as ações daqui pra frente, mas ainda falta Olivia. Não quero ver de jeito nenhum Etta sendo a personagem principal da última temporada, sorry.

Mas foi interessante e natural vermos o debate entre gerações que viveram em mundo diferentes. A relação mãe e filha está trazendo as diferenças sociológicas gritantes que ocorreram, dando a noção que precisamos para nos habituar a essa atual fase da série.

Por outro lado, Walter Bishop está demais! O personagem é ainda mais o centro das atenções. Retomaram o laboratório de Harvard, dominado (parcialmente) pelos Observadores, devido a sua perspicácia e agora, ninguém o segura mais. Esse foi o principal acontecimento do episódio: tinham que voltar ao laboratório, conseguiram através de uma lembrança da falha memória (não já vimos isso antes?) de Walter. Chegando lá, encontraram uma câmera, mas não tinha energia para ligá-la. Conseguiram ligar a energia, viram o que tinha na fita e pronto. Acabou o episódio.

Criar expetativa demais é um problema sério. Fringe está parecendo uma série nova que tentamos nos adaptar. Talvez a ansiedade está atrapalhando-nos a receber as informações da forma lenta que está acontecendo. Como disse, estou gostando da temporada, mas Fringe nunca foi a série que eu gosto e sim, a que eu amo. Segundo informações dos produtores, o primeiro ato dessa temporada final será fechado após o quarto episódio e esperamos ansiosamente que explodam nossos cérebros da forma que sempre fizeram. Da forma Fringe de ser.

Easter Eggs e Curiosidades:

Os Glyphs Code do episódio formaram a palavra "FAITH", que significa Fé. Pode ser incluso em diversas teorias da trama, mas parece que esse código foi montado pra mim e para os fãs de Fringe que não estão tão empolgados com o início da 5ª temporada. Tenhamos Fé.


Um símbolo está sendo mostrado muitas vezes nessa temporada. A princípio, pensamos ser apenas o símbolo do governo Observer, mas será? Muito parecido com o símbolo base do Mr. X, reparem:


Fringe, como todo mundo sabe, foi criada pelo mesmo criador de LOST, J.J.Abrams. Nesse episódio, notei duas 'referências' gritantes de LOST, apesar de que referências assim, já aconteceram na série.


Promo com legendas do próximo episódio: 5x03 "The Recordist" 

   
Tecnologia do Blogger.