Breaking Bad "Say My Name" 5x07


Por Fábio Lins

Diga meu nome? Claro! "Walter Inconsequente White".

Já não bastavam todas as ações inconsequentes de Walter White nessa fase de imperador, Breaking Bad reservou um episódio inteiro para ele descarregar o restante de sua carga inconsequente. Mas se tratando de Walter... Sempre há um plano em construção.

Dessa vez ele se superou: inconsequente ao extremo. Em um só episódio, Walter agiu de forma descontrolada e desordenada. Literalmente, o poder e seu ego elevaram-se a um nível absurdo, após livrar-se da prisão de Mike e fechar o acordo com o narcotráfico. Escondeu a Metilamina em seu lava-jato; tentou forçar Jesse a fabricar Metanfetamina; contratou o inconfiável Todd; assassinou Mike, sem motivo plausível. É muita merda para uma pessoa só. 

Mike jogou em sua cara toda a verdade: "A culpa é sua!". A culpa sempre foi dele mesmo, desde o início. O que fazia-nos endossar suas atitudes era o fato de termos sempre um bom motivo para suas ações, mas nessa temporada, o motivo não é justo, pelo menos para as pessoas fora de sua pele.

Mas o pior de tudo, é que torcemos como nunca para que acabe tudo bem com ele e com as pessoas em sua volta, mesmo que, consideremos bandidos. Ele se livrou (temporariamente) de um câncer, mas tornou-se um câncer ainda mais perigoso para as pessoas em sua volta. Em "Say My Name", a casa caiu para Mike, seu advogado e seus nove comparsas, mostrando que em Breaking Bad, nada termina com final feliz. É a lei da criminalidade: Cedo ou tarde, é cadeia ou caixão. Mike acabou com a segunda opção. Mais uma morte na conta de Walter White. Atualizando: 181 mortes. 


Incrível como sempre torcemos pelos personagens da série, mesmo sabendo que são criminosos. Triste com a morte de Mike.

Walter não conseguirá fugir pelo resto da vida. Hank, mesmo restringido, não deixará de persegui-lo até o fim. Hank mais uma vez se mostrou um gênio da investigação. É uma luta que acompanhamos desde o início da série e Hank peca apenas por não desconfiar de sua sombra. 

Parece que a partir de agora, Walter terá que lidar com a situação causada por ele. Acredito que deva continuar com a produção de Meta, pois, seu ego ainda é maior que ele próprio e seu novo parceiro, não deverá deixá-lo em paz. Mas as coisas complicaram ainda mais e deverá escolher entre assumir seu posto de imperador de vez, ou simplesmente, voltar à vida como era antes. Apostas? 99,1% para a primeira opção.


e mais:

  • Será que Walter queria o nome dos nove comparsas de Mike para assassiná-los? Acho que sim. Não duvido de mais nada.
  • Como Hank disse em conversa por telefone: "Uma hora ele vai falhar". Mike falhou. Escolheu um péssimo advogado e negligenciou Walter White.
Tecnologia do Blogger.