Community - 3ª Temporada


Uma temporada que dividiu opiniões, muito pularam o barco aqui e muitos que ainda ficaram disseram que Community já não era mais a mesma. De fato a serie mudou muito de sua dinâmica nessa temporada, um dos motivos certamente foi a mudança do time de roteiristas da serie no inicio da temporada. Apostando mais na dinâmica do grupo a serie trouxe interessantes elementos novos na interação dos personagens, o que causou estranheza, mas também surpresas agradáveis.

Houveram plots ruins é verdade dentre eles cito a “vocação” de Troy para ser reparador de ar condicionados, uma historia desinteressante e que embora tenha rendido piadas originais foi o mais fraco da temporada, destaco também o inicio irregular da empreitada de Chang em tomar o poder sobre Greendale que rendeu um episódio temático lento e confuso (3.03 - Competitive Ecology).

Porem, no fim essa temporada de Community foi digna de aplausos, a serie se tornou um pouco mais política e desenvolveu melhor as relações de seus personagens . Política porque tivemos episódios como 3.02 - Geography Of Global Conflict e 3.21 - The First Chang Dynasty que fizeram piadas com os gestos vazios da política mundial, seu modo corrupto de funcionamento e principalmente os mecanismos de opressão de inúmeros governos ao redor do globo. 

Quanto ao desenvolvimento dos personagens isso ficou evidente, mas colocando tudo em ordem Abed teve sua loucura questionada nesta temporada; Annie aprendeu que nem tudo estará sobre seu controle; Britta abraçou de vez a insanidade e ainda sim aprendemos que ela era fruto de intenções inocentes e sinceras; Jeff embora tenha se mostrado mais narcisista do que nas temporadas anteriores é o cara que sempre manteve o grupo unido nos momentos de crise e Troy finalmente aprendeu o peso das responsabilidades e que as vezes elas significam abrir mão de simples prazeres da vida.

Mas os grandes destaques ficaram por conta de personagens que antes mal apareciam: Shirley, Pierce, Chang e Dean Pelton. Shirley e Pierce evoluíram bastante nessa temporada, entendemos melhor seus sentimentos (3.06 - Advanced Gay e 3.11 - Urban Matrimony And The Sandwich Arts) e suas presenças ficaram mais evidentes quando estabeleceram um vinculo mais forte com os outros membros do grupo (3.09 - Foosball And Nocturnal Vigilantism e 3.20 - Digital Estate Planning).

Dean Pelton foi icônico, o excêntrico reitor de Greendale foi uma presença forte na temporada, sua obsessão por Jeffrey rendeu um curioso numero musical em 3.07 - Studies In Modern Movement e o episódio 3.08 - Documentary Filmmaking Redux que mostrava sua obseção em fazer um comercial perfeito pra Greendale foi um dos episódios mais divertidos de toda serie. Mesmo em aparições breves o reitor roubava a cena com seus figurinos um tanto quanto exagerados, e no episódio 3.19 - Curriculum Unavailable (Cuja a estrutura narrativa foi idêntica ao também excelente 2.21 - Paradigms Of Human Memory) descobrimos o quanto o personagem é importante também para o grupo e os motivou a resgatá-lo para tomar o poder de Greendale que se encontrava nas mãos do insano Chang que nesta temporada ganhou muito destaque e ainda que seu plot tenha um inicio irregular como já havia dito anteriormente, foi ótimo ver o personagem tocando o terror em Greendale e é inegável que valeu a pena dar mais espaço ao personagem.

Na temporada destaco os episódios: 3.02 - Geography Of Global Conflict, 3.04 - Remedial Chaos Theory, 3.07 - Studies In Modern Movement, 3.08 - Documentary Filmmaking Redux, 3.16 - Virtual Systems Analysis e 3.20 - Digital Estate Planning (E menciono aqui também os episódios 3.10 - Regional Holiday Music e 3.17 - Basic Lupine Urology que embora pense se tratarem dos piores episódios produzidos pela serie ganhou destaque dos fãs por tirar sarro de series como Glee e procedurais policiais, que eu não vejo).


No fim de tudo tivemos uma renovação agridoce, teremos 13 episódios nesta quarta temporada (o que acho ser um numero ideal para qualquer serie, por mais fantástica que ela seja), entretanto com a mudança do time criativo por trás da serie é pouco provável que Community continue com o mesmo espírito que a serie sempre teve. Vou dar uma chance, naturalmente, mas sei que para muitos Community está oficialmente cancelada depois disso, se ela estará tão fantastica quanto sempre foi? Só o tempo dirá!

Video com grandes momentos da 1ª parte da temporada (Sem legenda)


Nota: 8,5
Tecnologia do Blogger.