Pular para o conteúdo principal

Fringe "Letters Of Transit" 4x19


"Eles vieram do futuro. No início, eles só assistiam. Vinham em momentos-chave da história humana. Nós chamamos de "Observadores". Mas em 2015, eles pararam de assistir e assumiram o controle. As revoltas civis foram sangrentas e fúteis. Os que ficaram, foram conhecidos como "nativos". Em uma tentativa de mostrarem sua fidelidade, algumas facções nativas tornara-se "fidelistas" e foram "marcadas" pelos observadores. A equipe Fringe original lutou contra a invasão, mas foi facilmente derrotada. A divisão Fringe foi autorizada a continuar, com capacidade reduzida só para policiar os nativos. A resistência foi facilmente superada, ou assim eles pensaram."
Pronto. A partir daí, minha cabeça explodiu. Mesmo esperando (imagino quem não esperava) um episódio que seria vivido em 2036, fui a loucura do início ao fim. O episódio pode ser tratado como aleatório e de simples entendimento, mas atentou-se a um fato de que a série poderia alcançar tranquilamente 7 ou 8 temporadas. Há margem para isso e eu não acreditava até então. Pena que sabemos que se a série chegar a 5ª temporada, vai ser muito.

"Letters Of Transit" foi daqueles episódios que você tem que parar a todo instante, respirar e analisar. Pausar, voltar, re-assistir,... toda palavra, toda frase, qualquer coisa tem imensa importância. Muito que vimos ainda não tem explicação, mas temos certeza de que ela virá mais pra frente. Aprendi uma coisa em Fringe. TUDO faz sentido.

Vimos um mundo dominado pelos Observadores. Confirmamos que eles são infinitamente superiores aos humanos e que num estalar de dedos, podem causar uma destruição em massa. Como bem dito no início, eles só observavam, mas não foi em 2015 que começaram a agir. Acompanhamos a saga de September e suas ações para "consertar" inúmeros acontecimentos, principalmente, em volta da divisão Fringe. Sabemos que as ações de September não são condizentes com o restante dos observadores e acredito que essa "guerra" culminou nos acontecimentos a partir de 2015.

A humanidade não era párea pelos Observadores, exceto, por um humano. Walter Bishop. Um ser humano que descobriu como destruir os Observadores. Uma divisão Fringe que se preste, não poderia ser apenas submissa aos Observadores e claro que atentaram-se a esse fato e nunca desistiram da antiga divisão Fringe, e isso, deve-se muito a Etta, que no final, descobrimos ser filha de Peter e claro, Olívia (alguém duvida?). Logo quando vi (eu e Walter) Etta, já sabia que era filha de Olívia e Peter. Aquele olhar, aquele sorriso, aquela aparência, aquela idade,... quando descobri que era "especial", já não tinha mais dúvida.


A divisão Fringe do lado A esteve presa no Âmbar. Walter, Peter, Astrid e Olívia (?). Broyles ("muxibento") foi o único remanescente, mas manipulado de perto por Windmark - aquele que parece ser o "Observerbad" do pedaço. "Eu gosto de animais". Os humanos seriam animais para eles. Broyles reuniu uma equipe e foi ver quem invadiu a antiga Massive Dynamic. Sob qual propósito? Talvez com a esperança de reencontrar seus antigos parceiros, mas porque então teve que contactar antes Windmark? Autorização? Pode ser, mas acredito na primeira opção. Acredito sempre na integridade de Broyles.

E o que virá pela frente? Os assuntos refente ao futuro não foram resolvidos, mas acho que não veremos isso integralmente. O episódio serviu para mostrarmos como tudo isso irá acabar. Parece que independente das ações da divisão Fringe do presente, nada impedirá os Observadores de dominar o mundo a partir de 2015. É o que demostraram, mas acredito e torço para que a reta final da temporada, mostre o contrário.


e mais: 

  • Onde está o universo B? Foi dizimado? Acredito que sim. Onde está Jones? Foi junto. Teoricamente, vimos o universo A, independente da tecnologia - praxe do universo B - apresentada, estamos em 2036 dominado por Observadores. 
  • Não existe mais a Massive Dynamic (ativa), mas existe Nina, uma espécie de consultora da divisão Fringe. 
  • Quem achava que o Walternativo era o vilão da série,... 
  • Quem achava que Jones seria o vilão da série... 
  • Adorei a participação do Brotha, digo, Henry Ian Cusick. Ele está em ótima forma e parece que foi feito também para a série. Espero vê-lo mais. 
  • O mundo não vai acabar em 2012, vai acabar em 2609
  • Se cada mês, refere-se a um Obsevador, quantos meses tem um ano dos Observadores? Putz, acho que vi 980 Obsevadores, ou mais rs.
PS: Deixei em aberto a polêmica de Olívia estar ou não morta em 2036.  Pensando melhor - motivado pelo comentário do Felipe abaixo - passa em minha cabeça algumas questões: Vimos no 3x22 (2026) que Walternativo meteu uma bala na cabeça de Olívia, bala essa que deduzimos ser a que Etta leva como pingente em seu colar. Walter leva mágoa de Bell e não faz questão alguma de salvá-lo, levando apenas a sua mão. Será que Bell esteve por trás da morte de Olívia em 2026? Vimos que a divisão Fringe foi presa no âmbar pouco depois da invasão de 2015, então, Olívia estava viva naquela época, sendo assim, estaria sim presa ao âmbar junto com seus companheiros.

É muita loucura essa série, não é? Deixem aí as suas teorias.

Nota: 10/10

Comentários

  1. para mim a nota seria de 11/10 xD mt bom, como todos os outros *o*

    ResponderExcluir
  2. Caraca terminei de ver o epi agora a pouco e já tava louco esperando a Review em tempo de botar um ovo kkkkkk
    Bixo foi muita loucura, não tenho palavras.
    O  fato é se Fringe pudesse ter 10 Temporadas nunca o nível iria cair puts
    sem mais rs

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de mencionar: Walter uma vez Gênio sempre Gênio.
    Simplismente o melhor de todos *-*

    ResponderExcluir
  4. Gente e a Olivia? Todo mundo pirando com o Bell e eu desesperada com a ausencia da Liv. :(

    ResponderExcluir
  5. Esperava muito desse episódio e não me decepcionei.
    Muito bom!
    Uma coisa, Fábio: Acredito que a Olivia não está no âmbar, William Bell fez alguma coisa com ela que deixou Walter furioso.
    Mas uma prova que ela não está no âmbar e acredito que esteja morta, ou pior, é que Peter nem perguntou dela.
    Então, alguma coisa aconteceu antes deles serem presos no âmbar.
    E o pelo o que eu me lembre, o Broyles não foi na antiga MD, ele só avisou o observador.
    Ele foi atrás do Simon depois que percebeu que eles estavam armando alguma e ele encontrou Simon num lugar que parece ser o lab substituto da divisão Fringe do passado.

    ResponderExcluir
  6. Adorei para mim foi um do melhores episódios de fringe até agora 

    ResponderExcluir
  7. Esse episódio foi ótimo, no velho estilo explode cabeças de Fringe... creio eu que isso é um gostinho para próxima temporada! Mas não sei... esse episódio me deixou com muitas dúvidas! hehe Os Easter Eggs dessa semana vai ser recheado! XD

    ResponderExcluir
  8. Acredito que Olivia morreu e que William Bell é X-men... mas se isso for um prelúdio da quinta temporada, eles vão ter que dar um jeito de ressuscitar a Olivia, pq não tem Fringe sem ela! 

    ResponderExcluir
  9. PS: Estão falando que a senha que Simon digitou pra entrar na antiga MD é a data de estréia da próxima temporada: 
    21/09/2012

    ResponderExcluir
  10. acrescentei um PS devido a essa coisa da Olívia. É bem intrigante mesmo. Valeu! Quanto ao Broyles, além de avisar, ele foi sim atrás do Simon e encontrou vestígios de Walter, né? Abraço ;)

    ResponderExcluir
  11. Fábio, esquece os acontecimentos de 2021 (Ou 2026?), aquilo foi só uma visão do que aconteceria se o Peter destruísse o Universo B.
    Nada daquilo aconteceu, tanto é que a invasão foi em 2015, se 2026(ou 2021), tivesse acontecido de verdade, não estaria cheio de observadores?
    E mais uma coisa: Na promo do próximo epi mostram Walter e Walternativo juntos, logo, não vejo porque ele mataria Olivia já que Peter não destruiu o universo B e ele matou Olivia para se vingar do Peter.
    Acredito que Olivia Bell fez algo com a Olivia que seja pior do que a morte.

    ResponderExcluir
  12. Olivia ta viva (yn)
    MELHOR EPI DE TODOS
    & o Walter é o melhor #Again kkk

    ResponderExcluir
  13. sim, Felipe, mas com o universo alterado, não temos certeza de mais nada. Foi em 2026 mesmo, já corrigi, agora, a minha especulação foi sem ver qualquer tipo de spoiler né? rs Talvez ela esteja morta, mas sempre fujo dessas teorias rs

    ResponderExcluir
  14. Marco Antônio Freitas22 de abril de 2012 17:12

    Esses roteiristas resolveram adiantar um episódio da 5ª
    temporada de sacanagem e as únicas certezas que temos são que Olivia está morta
    e o futuro já não é como aquele que vimos no 3.22. Naturalmente a ausência de
    Peter alterou muito os universos e nem me arrisco a dizer muita coisa já que
    provavelmente estarei errado, mas devo tirar o chapéu para os roteiristas pela
    ousadia, com a serie as beiras do cancelamento e nos aprontam essa e se por um
    lado a trama da temporada será bem fechada esse vislumbre das coisas que virão
    nos fazem torcer muito mais por uma 5ª temporada. Ousado e mostrando um
    planejamento incrível por partes dos roteiristas esse episódio entra para o top
    10 da serie.


    P.s: É claro que Olivia está morta. Frige goes Game Of thrones!!

    ResponderExcluir
  15. Pensando aki... Walter em momento algum falou que Olivia ta morta, e Peter não tava nem perto do jeito que ele ficou em 2026, e não sei se vcs se lembram mas Olivia é tipo a obra prima do William Bell, então acho que sim, ele fez alguma coisa pra ela, mas não achou que ele a matou! E outra SE tiver continuação é capaz dessa máquina q eles tem q construir, depender da Olivia pra funcionar... 

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente não consigo aceiatr que Olivia está morta nesse episódio, pode até ser fantasia minha, mas acho que ela está em algum lugar, se no ambar, se bem, se mal não sei.
    Depois de um episódio como esse, acho que estou c/ alguns parafusos á menos..rsrsrs

    E da onde surgiu aquele Willam Bell?Ele não tinha morrido?Pois é, será que com a ausência de Peter, e com as mudanças que ocorreram nos universos, nessa nova "realidade" William então não teria morrido...Isso ainda continua um mistério para mim.

    Walter assustou um pouco, sério daquela maneira.

    Muitas perguntas, sem respostas, muitas teorias.

     

    ResponderExcluir
  17. Episódio muito bommmm, sem palavras pra definir. Não gosto muito de ficar pensando em teorias mirabolantes, só penso em uma, depois no próximo episódio modifico ela, vou aperfeiçoando.. Mesmo assim minha cabeça explode e meu cérebro da um nó.. Pane total, foi tudo ótimo.. Acho que Olivia está viva, mesmo sendo no futuro e uma realidade escrita sem Peter acho que Bell não seria capaz de machucar Olivia, mesmo que não saibamos quem ou como ele estava lá, o que quer que ele tenha feito, acho que foi com o consentimento dela mesma, mas sei lá, não vou ficar alimentando isso.  Parabéns Fábio, ótimo review.. 

    ResponderExcluir
  18. Compartilho do comentário do Fabio Lins em genero, número e grau. Hoje dia 28 de Abril fui assistir o episódio com 2 pedaços de pizza no prato e durante 42 minutos não dei uma mordida, pois fiquei mpactado com o começo.Simplesmente fantástico.

    .. Adorei a participação do Brotha, digo,
    Henry Ian Cusick. Ele está em ótima forma e parece que foi feito também
    para a série. Espero vê-lo mais.
    Eu Idem cara.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vencedores do Emmy Awards 2017

2017 entra pra história do Emmy como o ano que fizeram "tudo certo". 
O Emmy é uma premiação sempre polêmica, inconclusiva e injusta, como convenhamos, toda premiação. Mas por incrível que pareça os vencedores da edição desse ano foram bem recebidos pelo público e crítica. Claro, um ou outra série tem certa preferência de cada telespectador, porém, não se pode negar a qualidade dos premiados.
Game of thrones, o maior vencedor da história do evento, não esteve presente, fato que gerou piada para o apresentador Stephen Colbert. Foi cômico mas foi verdade: os vencedores deveriam agradecer a série por não estar levando todas as estatuetas esse ano.
Muitos ganharam o Emmy pela primeira vez: Donald Glover foi o primeiro negro a ganhar em uma categoria de direção, por "Atlanta". Lena Waithe se tornou a primeira roteirista negra a levar uma estatueta. E Reed Morano foi a primeira mulher a vencer como diretora em 22 anos.
Abaixo você confere a lista dos vencedores,destacado…

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…

Especial: TOP 5 séries que você não deve assistir com a sua mãe

Olá, leitores! Hoje não é um dia qualquer, não é um simples domingo onde você, caro leitor, comerá um pedaço de pizza do sábado à noite no almoço, porque hoje é o dia das mulheres da vida de cada um de vocês, das mulheres que consideram sagradas. Hoje é dia das mães! O Viciado Em Série não poderia deixar de prestar sua homenagem, contudo, decidido a fazer algo diferente do bom e velho “TOP 5/10 Mães de Séries/Filmes”, segue o "TOP 5 Séries Que Você Não Deve Assistir Com a Sua Mãe".
5º Lugar - Game of Thrones

Uma série da HBO para maiores de 18 anos cheia de nudez, cenas de sexo, incesto, orgias, guerras, violência de todos os tipos, entre outras situações embaraçosas. Game of Thrones, definitivamente, não é o tipo de série para você assistir ao lado da sua querida e sagrada mãe, afinal, qual filho não fica constrangido diante uma cena de sexo em um filme aleatório sendo assistido junto dela? Agora imagina uma cena dessas entre dois irmãos... Pois é, MELHOR NÃO! 
4º Lugar – Tr…