Pular para o conteúdo principal

Steven Spielberg - Passado, Presente e Futuro




Dando continuidade à coluna criada aqui no Viciado em Série na qual trata sobre o passado, presente e futuro televisivo de diretores/produtores famosos no cinema e na televisão, hoje falaremos de ninguém menos que Steven Allan Spielberg, ou como é mais chamado no meio televisivo e cinematográfico: Steven Spielberg.
Famoso por filmes como Jurassic Park e E.T – O Extra Terrestre, nem só de filmes é feita a carreira do consagrado diretor, Spielberg trabalhou como produtor executivo de muitas séries, das quais vou destacar as principais e mais famosas.

Passado:

Das dezenas e dezenas de séries que Spielberg trabalhou como produtor executivo é possível destacar as seguintes séries:
United States Of Tara, The Pacific e a mais antiga e conhecida por todos, Animaniacs.
A primeira que começou em 2009 e teve três temporadas, com participação de Spielberg em todos os episódios como produtor executivo e como consultor criativo, United States Of Tara é uma dramedia que tratava de uma mulher com transtorno dissociativo de identidade e as conseqüências em sua família e amigos causadas pelo transtorno. A série era aclamada por muitos pela sua forma criativa e engraçada de lidar com as várias personalidades de Tara, ganhando um globo de ouro e um Emmy entre diversos outros prêmios. Acabou cancelada pela Showtime por causa baixa audiência em 2011 completando três temporadas com 12 episódios cada.


A segunda em quem Spielberg exerceu o mesmo papel que exerceu em ‘Tara’, e ainda teve participação de sua empresa DreamWorks, é uma Minissérie da HBO que acompanha as conhecidas batalhas da 1ª divisão de fuzileiros navais na Segunda Guerra Mundial.
Basicamente baseada nas obras de Eugene Sledge e Robert Leckie (With the Old Breed: At Peleliu Okinawa e Helmet for My Pillow, respectivamente), The Pacific foi aclamada pela crítica e público sendo indicado para 3 emmys, ganhando apenas um e teve indicação em um globo de ouro entre diversos outros prêmios, iniciou em Março de 2010 e encerrou em Maio do mesmo ano.


Se formos mais a fundo também, acharemos uma antiga animação que com certeza fez parte da infância de muita gente: Animaniacs de 1993. Spielberg trabalhou como produtor executivo em 93 episódios e a produção foi encerrada em 1998 ainda com Spielberg na produção executiva.


Presente:

Atualmente Spielberg trabalha em quatro séries como produtor executivo e consultor criativo.
Falling Skies, Terra Nova, The River e Smash.
Falling Skies trata de uma invasão alienígena, a raça humana está em colapso e um grupo de resistência tentar atrapalhar os planos dos aliens. Porém, a série deixa muito a desejar, tanto nos efeitos especiais quanto na parte criativa. É fraca e chata e se eu fosse o Spielberg teria vergonha de ter meu nome associado a tal série. A série estreou ano passado na TNT com 10 episódios e bons índices de audiência o que acabou cominando na renovação para uma segunda temporada que estréia em Junho/Julho desse ano. Spielberg produziu todos os 10 episódios e a série teve algumas indicações a prêmios que não são tão importantes no mundo televisivo.

Terra Nova foi outra decepção em que Spielberg resolveu apostar, não sei se ele perdeu a mão com a fama, assim como George Lucas, mas que já tem um tempo em que ele não emplaca nada muito relevante, tanto no cinema quanto na televisão.
Terra Nova mostrava o futuro apocalíptico da humanidade por causa da poluição e tudo mais, mas uma ultima esperança aparece com uma fenda descoberta pelos cientistas que leva para muitos e muitos anos antes da humanidade existir, ainda na época dos dinossauros. A série tem uma premissa boa e dinossauros e Spielberg juntos novamente, qualidade garantida, certo? Errado! Os efeitos especiais de Jurassic Park I são melhores do que os de Terra Nova hoje, sem contar a falta de criatividade e muita comodidade dos roteiristas. Spielberg produziu todos os episódios de Terra Nova. A série recebeu poucas indicações a prêmios e a audiência não era tão satisfatória assim para a FOX, porém, tem grandes chances de ser renovada por causa do hippie em cima dela.


A outra é The River que ainda não da pra dizer se é um fracasso ou se é um sucesso, a série tem boa qualidade de roteiro em alguns episódios e péssima em outros. A série trata de um apresentador de um programa de aventuras, e sua equipe, se perde na floresta Amazônica.
Seis meses depois, sua esposa, produtora do programa, descobre que ele ainda pode estar vivo. Assim, ela obriga seu filho a largar a faculdade de medicina para ajudá-la a localizá-lo.
Relutante, Lincoln assume a responsabilidade de liderar o grupo de resgate para descobrir o que de fato houve com seu pai.

A série ainda está em exibição pela ABC e tem marcado índices medianos de audiência.


Quando eu estava começando a pensar que o tempo de Spielberg já tinha acabado, eis que surge Smash.
Dessa vez parece que ele conseguiu acertar alguma coisa e a qualidade de Smash até agora é elogiável.
Smash trata dos bastidores de uma produção da Broadway, mas especificamente uma produção sobre Marilyn Monroe. A série ainda está em exibição pela NBC e têm previsão para 14 episódios, todos produzidos por Spielberg. Infelizmente Smash não está fazendo o sucesso que os executivos da NBC e Spielberg esperavam, a série marca índices de audiências medianos mesmo fazendo dobradinha com The Voice, que tem a maior audiência da tv americana no dia, basta esperar e torce para que a única série de qualidade com o nome de Spielberg atualmente continue para que possamos esquecer que um diretor e produtor tão talentoso se enfiou em séries como Falling Skies e Terra Nova.

Futuro:

Spielberg está envolvido no projeto para produção de uma minissérie baseada na obra de Stephen King, O Talismã. Não há muito sobre a produção ainda, o que se sabe é que ele trabalhará na produção executiva através de sua empresa, DreamWorks.
O livro trata de um menino de 12 anos que, para salvar a vida de sua mãe (que está com câncer), parte numa jornada de costa a costa dos Estados Unidos procurando um artefato chamado ‘O Talismã’. O interessante no livro é a existência de um mundo paralelo ao nosso, chamado de ‘Os Territórios’ - um estranho mundo fantástico em que as personagens têm ‘Duplos’. Suas mortes e nascimentos geralmente coincidem, mas há casos raros (como o caso de Jack Sawyer) de pessoas que morrem em um mundo e não no outro, o que os dá a possibilidade de ir e voltar entre os dois mundos, se souberem como.

Postagens mais visitadas deste blog

Confira as 5 séries mais vistas na Netflix pelo mundo

Nos últimos dez anos, a Netflix transformou a forma como o mundo assiste filmes e programas de TV, fornecendo aos assinantes uma enorme biblioteca de clássicos convencionais  e dezenas de recomendações personalizadas - tudo disponível na ponta dos dedos. Isso é mais do que apenas conveniência,  é a metamorfose da mídia.
Usando os dados do Google Trends, o site highspeedinternet.com classificou os países pelo número de pesquisas relacionadas à Netflix e referenciou as suas classificações com as séries mais procuradas. No mapa acima você confere qual é a TOP de audiência em cada país, e, abaixo você confere quais as 5 séries mais procuradas no serviço de streaming.
TOP 5:

1 - Sherlock
2 - Friends
3 - Narcos
4 - House of Cards
5 - New Girl

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

TOP 5 Séries Melhores que Game of Thrones

— Vikings: "Gosto de Game of Thrones porque tem muita luta medieval, sangue..."

As lutas medievais de Vikings são muito mais intensas, extremamente constantes na série. A série também vem de uma adaptação, só que dá história da humanidade, quando exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII. A série também é muito mais viciante, sem a morosidade de diálogos vistos na série da HBO.

— Banshee:  "Gosto de Game of Thrones porque tem muitas cenas de sexo e nudez"

As cenas de sexo de Banshee são extremamente mais explícitas. Nudez é cotidiano na série, inclusive nudez frontal. E a nudez de Banshee não são como em Game of Thrones, que praticamente mostra a nudez de prostitutas, personagens secundários. Em Banshee os atores principais estão nessas cenas. Banshee também ganha no quesito violência, sangue, ação, além de ter roteiro original.

— …

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…