The Sing Off - A maior concentração de artistas da TV americana




Sem exagero. Assisto American Idol, The X-Factor, The Glee Project e The Voice. Nenhum dos participantes desses realitys mencionados chegam aos pés dos artistas de The Sing Off. É impressionante como são afinados e carismáticos. O mais importante em The Sing Off é a voz, porém muitos grupos dançam e interpretam as canções de forma sensacional. Mas antes de continuar a minha ''babação'', deixam-me explicar a premissa do programa.

Apesar de estar indo para a 4ª temporada, o programa é pouco conhecido, pelo menos aqui no Brasil, onde não há sua exibição em redes a cabo. Nos Estados Unidos, o reconhecimento é médio, abaixo dos realtys tradicionais, alcançando em torno de 5 milhões de espectadores, porém, consegue números satisfatórios na demo, em torno de 3.0. The Sing Off é exibido pela NBC as segundas com duas horas de duração.

Consiste em uma disputa de grupos musicais, onde os participantes usam apenas a voz - tal como para vocalizes como para percussão - interpretando os maiores sucessos da música americana. Não tem dessa de músicas desconhecidas não. A maioria absoluta é só Hits. A cada programa é eliminado um ou dois grupos, até que reste 3 ou 4, compondo a final. O diferencial do programa é que a decisão fica nas mãos dos jurados, evitando aquelas tradicionais injustiças do público, restando para ele decidir apenas na final.

Mesmo quando um grupo é eliminado, o show continua, restando a eles despedirem cantando. É o famoso canto do Cisne, um dos momentos mais emocionantes do programa.


Considero os jurados a parte mais desinteressante do programa. Não acrescentam muito. Costumam elogiar demais e mesmo quando criticam, fazem cuidadosamente. Tudo bem que os grupos são excelentes, mas sempre dá pra puxar uma orelha, mesmo que tecnicamente. Shawn Stockman, Ben Folds e Nicole Scherzinger formaram a bancada nas duas primeiras temporadas. Em sua terceira, Nicole Scherzinger foi substituída por Sara Bareilles, devido Nicole ter ido fazer parte de The X-Factor US. Essa mudança ajudou muito o programa, pois Sara trouxe mais carisma para a bancada, sem contar nas piadinhas a cada comentário. Nick Lachey é o apresentador, diga-se de passagem, excelente apresentador.


Um dos momentos mais aguardados é concretizado logo na abertura. É a apresentação onde todos os grupos participantes até então reúnem-se para dar espetáculos como esse:


Passaram-se inúmeros grupos no programa até então, porém considero a 3ª temporada, a que reuniu os melhores grupos. Vou destacar duas apresentações das que mais gostei. Uma é do grupo Dartmouth Aires - vice colocado - onde interpretaram magnificamente um Medley Quenn.


A outra apresentação é do grupo vencedor Pentatonix. É um grupo sensacional! Vitória merecida. Assista um Medley desse grupo. (Reparem nos beatbox. Sensacional)


Fico pensando se um grupo desses estivesse na primeira e medíocre edição do The X-Factor USA. Iriam estraçalhar. Fico imaginando se alguns dos cantores principais dos grupos fizessem audições em American Idol. Sem palavras.

Em Suma: The Sing Off, recomendo.
Tecnologia do Blogger.