Especial Oscar 2012: ''O Artista''



“Então é melhor começar a nadar ou irá afundar como uma pedra, pois os tempos estão mudando”

Esse trecho de The Times They Are A-Changin', música de Bob Dylan define bem a idéia por trás de O Artista: os tempos mudam, saem os velhos e entram os novos e se você não consegue se adaptar estará fadado ao fracasso. E não duvido, a historia de George Valentin (Jean Dujardin) retratada no filme certamente se repetiu incontáveis vezes. O som chega ao cinema, a novidade agrada, mas há aqueles que resistem e enquanto Peppy Miller (Bérénice Bejo) vê sua carreira ascender, Valentin se segura ao seu orgulho e resiste a novidade, conseqüentemente tem o seu estrelato quase esquecido.

Sim, O Artista é um filme mudo e sem cor, mas isso só serve para intensificar a emoção da historia que nos apresenta uma fotografia espetacular e uma ótima trilha sonora (que em certos momentos escorrega um pouco, mas nada que prejudique a obra como um todo), alem é claro das icônicas atuações de caretas e expressões que é eficiente em nos mostrar os sentimentos dos personagens. Pessoalmente não creio que a historia poderia ser contada de outra maneira.


Em tempos de cinema 3D e ótimo ver como um filme simples e aparentemente limitado no que diz respeito ao uso de tecnologias consegue passar emoções tão intensas ao telespectador. Esse é o grande triunfo do filme, é mais humano em um tempo em que os personagens ficam cada vez mais artificiais. È um filme que evidencia que a magia do cinema não esta necessariamente ligada a um espetáculo de luz e som, mas basta uma historia bem contada e que realmente toque o telespectador.

O Artista foi aclamado pela crítica mundial. Recebeu seis indicações ao Globo de Ouro, e venceu em três categorias, Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator - Comédia ou Musical (Jean Dujardin). No Oscar a produção concorre em dez categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Jean Dujardin, e Melhor Atriz Coadjuvante para Bérénice Bejo. 

Confira o trailer:

Tecnologia do Blogger.