Especial Oscar 2012: ''Cavalo de Guerra''




Que filme. Chego a procurar palavras para descrever o tão quanto sensacional é ''Cavalo de Guerra''. Perfeito? Não. poderia ter impactado mais no final, porém, não apaga em nada essa excelente produção de Steven Spilberg, indicado merecidamente ao Oscar de melhor filme. Vai ganhar? Já é ''outros quinhentos'', mas quem já ganhou antecipadamente fomos nós que presenciamos essa excelente obra cinematográfica.

O diferencial em ''Cavalo de Guerra'' é a maneira como os produtores contam a história. Você assiste o filme sem importar com praticamente nada. Apenas com o cavalo. Estranha afirmação, mas é verdade. Joey - primeiro nome dado ao cavalo - é o personagem principal do filme. Claro que os envolvidos no personagem são importantes, mas o que emociona é a maneira como vimos Joey se desenvolver, demonstrando ser quase que um humano.

O filme é dividido em sub-tramas e em cada passagem, Joey conhece pessoas boas e ruins - debaixo da 1ª guerra mundial - porém, o que importamos mesmo é com o que passa por sua cabeça. Sofremos quando Joey é escravizado e aliviamos quando é bem tratado. Sofremos quando Joey fica preso em arames farpados e emocionamos quando consegue literalmente parar uma guerra.

Em linhas gerais, o filme emociona do início ao fim. A produção é impecável. Trilha sonora fantástica. Os efeitos visuais são sensacionais. Não tem nada de impactante nas atuações, porém, são muito bem executadas. O nome sugere filme de guerra, mas é um drama baseado em um animal, muitas vezes descartado na sociedade (em guerra então....) e que acaba tornando um herói de guerra, sendo herói também em nossos corações.


Sua sinopse exalta a amizade entre um cavalo chamado Joey e um jovem chamado Albert, cujo consegue - através de muita dor e humilhação - domesticá-lo e treiná-lo. Forçados a se separar, devido a sua venda para a guerra, inicia-se uma extraordinária jornada, culminando na ida de Albert a guerra, proporcionando um encontro emocionante

O filme foi adaptado de uma obra literária - um livro de sucesso, obteve sucesso internacional no teatro, chegando aos palcos da Broadway e que agora emociona a todos na telona. Com direção e produção de Steven Spielberg, ''Cavalo de Guerra'' conseguiu 6 indicações ao Oscar: Melhor filme, Cavalo de Guerra, Melhor trilha sonora original, Melhor fotografia, Melhor direção de arte, Melhor edição de som, Melhor mixagem de som.

O longa estreou no dia 6 de Janeiro desse ano. Confira o trailer, já com as legendas:

Tecnologia do Blogger.