Person of Interest: 1x08 – “Foe”




Destinados a não ser reconhecidos nem na hora da própria morte. Essa é a vida escolhida por Finch e Reese, ou melhor dizendo, a vida que lhes foi imposta, seja por suas próprias decisões ou pelos desígnios de outros.

Em um episódio muito bom, com a participação do ótimo Alan Dale (o eterno Charles Widmore, de Lost) como o número da vez, Reese enfrentou um antigo espião alemão (Ulrich Kohl, uma espécie de Reese do passado) e acabou tendo que encarar a visão de um possível futuro para si mesmo: sozinho, sem amigos, sem família e enterrado sob um nome que nem mesmo é o dele.

Pois é, John Reese, quem é você afinal? O flashback nos mostrou que esse nem mesmo é seu verdadeiro nome e sim um codinome dado por uma funcionária do governo (Stanton), sabe-se lá de que departamento ou agência, por quem ele foi recrutado em 2006. De quebra, vimos ainda como as pessoas em sua profissão são obrigadas a ignorar todos seus conhecidos e desaparecer. “Você não tem velhos amigos. Você os vê, você não os conhece. Estamos andando no escuro, entendeu?”, diz Stanton a Reese.

E por andar no escuro foi que Mr. Kohl acabou ficando sem nada. Foi traído por todos os membros de sua equipe (que receberam dos EUA a proposta de uma nova identidade em solo americano em troca de entregarem Kohl) e também por sua esposa, que ficou com medo de Kohl após os americanos mostrarem a ela fotos dos assassinatos cometidos por ele como agente alemão e, com a ajuda dos EUA, fingiu ter sido assassinada.

Decidido a vingar-se de todos por ter ficado preso por 24 anos, Kohl pegou um a um até descobrir que a esposa estava na verdade viva e que ainda por cima havia escondido dele sua filha. E ao ouvir os motivos que levaram a esposa a traí-lo, propositalmente obrigou Reese a atirar nele e matá-lo, admitindo que o serviço a que foi submetido por anos o havia levado à escuridão.

E lógico que Reese compreendeu Kohl e enxergou nele a si mesmo. Reconheceu a escuridão que deve rondá-lo, os mesmos motivos que levaram Kohl e Reese a fazer o que faziam, a mesma justificativa barata de que suas atitudes estariam protegendo seu país.

Mas Reese segue lutando contra a sua escuridão. Arduamente. E graças a Finch, ele agora tem uma chance.

PS 1: Fusco vai trabalhando junto com Reese e tentando convencer a Det. Carter que ter Reese agindo por aí pode não ser ruim. Será mesmo que ela vai cair na dele? Duvido!

PS 2: Michael Emerson + Alan Dale = #LostFeelings


PS 3: Person of Interest para de novo e só volta em 08/12. O título do episódio é simplesmente: “Get Carter”! Adivinhem quem terá o Social Security Number sorteado desta vez? J Imperdível!
Tecnologia do Blogger.