Pular para o conteúdo principal

Fringe: ''Forced Perspective'' 4x10




Pausa com o assunto sobre a volta de Peter.

Depois de dois episódios baseados na trama principal, Fringe volta com mais um episódio processual, baseado no caso bizarro da semana, estrutura base dos primeiros episódios dessa atual temporada. Porém, ''Forced Perspective'' tratou de um assunto que anda paralelamente com o dilema de Olívia e a grande indagação até o momento. Olívia tem que morrer. E tem mesmo.

Os Observadores não erram. Mesmo que tentem impedir, temo que não haverá solução para esse desfecho, e chegaremos ao ponto que vimos no season finale passado. Ficou claro que September tentou salvar Olivia de todas as maneiras universais e não conseguiu. Acabou com uma bala no peito e sumiu. Morreu? Creio que sim e torço para que não, da mesma forma para o caso de Olivia. Acredito que os Observadores são mesmo mortais. O sangue examinado de September não trouxe muitas revelações. Sem combinação, seu DNA serviu pra confirmar que são humanos e que presenciaram fatos muito antigos, mas o tempo para eles é diferente, como Peter confirma. Resta a Olívia viver com essa dúvida, para seu e nosso desespero.

Detalhe que Olívia está sofrendo com problemas de saúde. Está tentando disfarçar, se auto diagnosticando como enxaqueca, mas não está conseguindo. Tudo leva a crer que seria uma espécie de efeito colateral, devido-a doses cavalar de Nina Sharp. Esse assunto veio a tona várias vezes e tenho certeza que esse plot vai explodir em breve.


Outra confirmação, foi a relação de que Olívia e Nina. Tanto através de imagens, como nas palavras de Olívia, que chegou a dizer que considera Nina como mãe. A minha dúvida é que como a ausência de Peter influenciou as atitudes de Nina. Só resta teorizar, considerando Nina um transmorfo, como comentei na review do episódio passado. Tem alguém dando as cartas por trás de Nina. Se Leonard Nimoy não tivesse encerrado a sua carreira, diria que seria William Bell, contudo, ainda não descarto essa hipótese, pois em se tratando de Fringe, tudo é possível.

Nina teria sua personalidade alterada dessa forma simplesmente porque Peter deixou de existir?

O caso da semana foi muito interessante, com cenas fortes, produção impecável e previsibilidade zero, acabamos emocionados com a morte de Emily e a sua luta por salvar pessoas alá saga Premonição . A mesma coisa que causou esse fenômeno em sua pessoa, foi responsável por tirar a sua vida. Recado direto para Olívia, pois, mesmo por linhas tortas, o destino dá um jeito de colocar as coisas na direção. Contudo, pelo menos, culminou ótimas sequências de ação, capturando um terrorista e salvando muitas vidas.

Tudo caminha para o ''Olívia tem que morrer''. Ninguém quer que Olívia morra, mas os fatos estão aí, para o nosso desespero. Porém, caso os produtores estejam escondendo alguma artimanha para justificar a não morte de Olívia de forma satisfatória e coerente a trama, seria sensacional. Eu não duvido e aposto nisso. 


Os Glyphs codes da semana formam a palavra Março, cujo acredito ser o nome do Observador que vimos nesse e no episódio passado. Mesmo de costas, dá pra notarmos que não é o September e é parecidíssimo com o Observador de ''Enemy of My Enemy''. Confira:

Comentários

  1. Alguns considerações:
    - A ausência de Peter nessa timeline não modificou a personalidade da Nina Sharp. Ela continua ardilosa e obscura, como sempre foi. Um personagem que não é preto ou branco, mas sempre cinza. Nina tem apenas um lado: o seu. Nessa timeline teve a oportunidade de ter acesso a Olivia, cujas palavras do Bell para Water em OverThere II, disse: "ela foi nossa melhor criação". Alguém que ama o poder como a Nina, em qualquer timeline, usaria esse trunfo (Olivia), mesmo tendo que romper algumas barreiras éticas. 

    - Já está evidente (na minha opinião desde o início), que peter já está em casa. Essa timeline está em um entrelaçamento quântico com a outra. Logo, esse walter e essa olivia são sua família.
    - Peter comenta um importante fato para Olivia: os observers não viajam propriamente no tempo, eles existem em todos os tempos simultaneamente. E isso só faz com que o resultado do exame de sangue se torne mais interessante. Pelo resultado, eles são humanos e sujeitos às mesmas doenças que a gente, então como esses seres humanos podem possuir uma noção de tempo diferenciada??? 

    - A máquina não reage ao Peter como reagia em nossa timeline, o que isso implica? Muita coisa: inclusive até que Walter (do futuro) possa ter propositadamente feito essa modificação. Mas por que ele mudaria? O nosso Walter - no futuro - ao mandar Peter de volta sabia que ele poderia ser banido da timeline? Seria essa forma de romper com um dos paradoxos (peter não existir e a máquina sim)?

    - Bonito e triste o paralelo entre Olivia e Emily. Ambas estão sucumbindo àquilo que as torna especial. 

    - Pelo que já vi de spoiler, creio que Fringe ficará ainda mais surpreendente :)

    ResponderExcluir
  2. Considerações interessante, mas:

    O que mencionei no texto é uma teoria. Nina continua obscura, é claro, porém ficou escancarado no 4x07 que a Nina atual age de forma vilã, com interesses bem mais profundo e até malignos, cujo lado nunca foi mostrado. Por isso a minha desconfiança.

    Concordo que Peter está em casa, pois, pra mim só existe dois universos. Peter está em casa, mas a casa não está nele rs

    Quanto ao tempo dos observadores, as palavras são de Peter que diz que o tempo para eles passam de forma diferente.

    Ótimo comentário. Volte mais vez. Abraço ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…

Netflix Divulga TOP 10 Séries mais vistas por super maratonistas

PREPARAR, APONTAR, ASSISTIR: MAIS DE 8 MILHÕES DE ASSINANTES QUEREM SER OS PRIMEIROS  NA MARATONA DE SÉRIES DA NETFLIX
Um novo tipo de aficionado surgiu com a Netflix, e eles estão correndo para serem os primeiros a terminar séries como Stranger Things, House of Cards, Fuller House e outras . Assistir a uma série inteira antes de todo mundo virou um novo símbolo de status.
A Netflix mudou a forma como o mundo se relaciona com séries  - espectadores podem assistir quando, onde, como quiserem e, principalmente, em qualquer ritmo. Ao fazer isso, a Netflix viu o surgimento de um novo tipo de fã: o super maratonista. Completando em um dia o que os outros levam semanas, os super maratonistas se empenham para serem os primeiros a terminar uma série, assistindo a uma temporada inteira nas primeiras 24 horas após o lançamento. 

No total, 8,4 milhões de assinantes da Netflix se tornaram super maratonistas, e a única coisa mais rápida do que o ritmo em que eles assistem a séries é o ritmo de cresc…

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

Especial: TOP 5 séries que você não deve assistir com a sua mãe

Olá, leitores! Hoje não é um dia qualquer, não é um simples domingo onde você, caro leitor, comerá um pedaço de pizza do sábado à noite no almoço, porque hoje é o dia das mulheres da vida de cada um de vocês, das mulheres que consideram sagradas. Hoje é dia das mães! O Viciado Em Série não poderia deixar de prestar sua homenagem, contudo, decidido a fazer algo diferente do bom e velho “TOP 5/10 Mães de Séries/Filmes”, segue o "TOP 5 Séries Que Você Não Deve Assistir Com a Sua Mãe".
5º Lugar - Game of Thrones

Uma série da HBO para maiores de 18 anos cheia de nudez, cenas de sexo, incesto, orgias, guerras, violência de todos os tipos, entre outras situações embaraçosas. Game of Thrones, definitivamente, não é o tipo de série para você assistir ao lado da sua querida e sagrada mãe, afinal, qual filho não fica constrangido diante uma cena de sexo em um filme aleatório sendo assistido junto dela? Agora imagina uma cena dessas entre dois irmãos... Pois é, MELHOR NÃO! 
4º Lugar – Tr…