Dexter – 6×08: "Sin of Omission"




"Você tem cinco minutos. Alguns de nós realmente têm que aparecer no trabalho"

Dexter finalmente voltou de Nebraska após cinco dias, porém as extravagâncias e descuidos de sua viagem em companhia do fantasminha de seu irmão podem vir a ter consequências muito maiores do que Dexter imaginava. E será necessário muito mais do que umas rosquinhas e um pedido de desculpas para que ele consiga limpar a barra com Deb.

Porém, como se não bastassem os dias em que abandonou a irmã, Dex ainda só piora as coisas, recusando-se a ficar em casa e jantar com ela para ir atrás do Doomsday Kiiler. “Surgiu uma coisa”, é a desculpa esfarrapada dele para ela. E logo depois de ter sido descuidado e deixado Debra encontrar em suas coisas a caneta do Motel de Nebraska, cujo dono por sinal ele matou.

Só que Deb está mudada e não engole mais as desculpas do irmão tão bem como antes. Aliás, nada bem. Finalmente Debra está percebendo que Dexter não conta nada a ela, que faz tudo sozinho e que só tem tempo para ele mesmo. Claro que ela ainda não sabe que ele faz isso por um bem (?) maior, mas saber que Dex é irmão do ITK ela já sabe e também já começou a notar os sumiços estranhos dele. Quanto tempo até que comece a juntar os pontos também?

É bom ele se cuidar, pois Deb pode vir a ser a maior adversária que Dex já enfrentou. Capaz e inteligente ela sempre foi, o problema foi ter sido sempre cega em relação ao irmão. Mas isso está acabando...

Em relação ao DDK, muita coisa aconteceu no episódio. A equipe de Deb está fechando o cerco sobre Travis e agora Dexter juntou-se a ele para conseguir pegar Gellar antes que a polícia chegue em Travis. Resta saber se Gellar existe mesmo ou não...

Confesso que pela primeira vez fiquei na dúvida a respeito da existência ou não de Gellar, particularmente devido à cena em que Gellar aparece atrás de Dexter e Travis, na parte superior da igreja. É verdade que ele some quando Dexter olha, mas a cena me passou a sensação de uma visão geral, como se Gellar estivesse lá junto com os dois e não como apenas uma visão de Travis.

Além disso, cheguei à conclusão de que a grande surpresa não seria Gellar estar morto, mas sim ele realmente existir, já que tem muita gente (eu inclusive) apostando na teoria de que ele é uma alucinação de Travis. Como gosto de ser surpreendido, não ficaria nem um pouco chateado em saber que minhas teorias estavam erradas.

Contudo, creio que outro ponto no episódio reforça a teoria de que Gellar está morto. O assassinato de Lisa (irmã de Travis), com o cartão que Deb deu a ela deixado junto ao corpo, para mim é prova de que foi Travis quem a matou. Afinal, a não ser que Gellar estivesse vigiando Lisa, como ele saberia do cartão? Para mim Travis chegou em casa, Lisa mostrou a ele o cartão de Deb e ele, possuído por seu lado Gellar, a matou. E não se lembra disso. Assim como não se lembra de ter acorrentado a si próprio na igreja.

“Sin of Omission” teve outros pontos importantes e praticamente todas as suas cenas foram ou serão significantes para o desenrolar da trama principal ou de outras secundárias.

Uma delas, bem sutil, mostra Louis (estagiário de Masuka) ignorando uma mensagem de Jamie (irmã de Angel), por quem ele teoricamente estaria interessado. Se o comportamento dele já era suspeito, essa cena suavemente indica que realmente existe algo sobre Louis que não estamos vendo.

Outro ponto importante no episódio foi a overdose da prostituta, que a v... da LaGuerta está tentando acobertar a pedido de alguém que claramente estava junto da falecida na hora do crime e tentou ressucitá-la sem sucesso. Sei que muita gente deve estar pensando (e eu também pensei na hora) que a pessoa por trás de LaGuerta é Matthews, porém repassando o episódio na cabeça, lembrei-me de Quinn desculpando-se com Batista por ter tido um problema e não estar com ele e o Det. Mike na cena do crime.

Por que outro motivo essa cena teria sido inserida no episódio se não fosse porque era Quinn o acompanhante da prostituta? O comportamento dele mais à frente no episódio, enchendo a cara e arrumando confusão num bar de Strippers, prova que em sua fase atual ele é bem capaz de ter feito uma bobagem destas! Mas ele iria pedir socorro logo para LaGuerta? Péssima escolha... Debra e Dexter vão acabar desmascarando-o, mais cedo ou mais tarde... E aí segura a fera!

PS 1: Dexter foi ao funeral de Brother Sam e descobriu que este deixou para ele a sua Bíblia, ensangüentada. E foi utilizando a Bíblia ensangüentada que Dexter conseguiu convencer Travis a juntar-se a ele contra Gellar. Utilizar uma Bíblia ensangüentada para caçar e matar o Assassino do Juízo Final. Isso é quase poético, não? :-)

PS 2: Tinha certeza que Lisa iria ser assassinada. Só não imaginava que seria tão rápido...
Tecnologia do Blogger.