Terra Nova: “Instinct” S01E03


Pterossauros invadindo Terra Nova. Uma referência ao filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock.
Terra Nova tem uma estrutura de uma aventura por episódio, em que a trama principal caminha lentamente. Funcionaria melhor se fosse uma minissérie da HBO, assim os personagens poderiam ser desenvolvidos diretamente e a trama seria mais densa, além de aprimorar os efeitos em CGI nos dinossauros. A FOX confirmou 13 episódios para a 1ª temporada, que será concluída em dezembro de 2011. Apesar dos aceitáveis níveis de audiência da série, ficou abaixo das expectativas dos produtores da série. 

O episódio Instinct faz referência clara ao filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, além de introduzir o personagem Dr. Malcolm Wallace (Rod Hallet). Percebemos que a família Shannon já está adaptada a nova vida em Terra Nova. O estranhamento quanto ao novo ambiente ficou por conta apenas do episódio piloto e o período de adaptação poderia ser explorado um pouco mais nesse terceiro episódio. Afinal, trata-se de uma família que viveu em 2149, num mundo quase apocalíptico e dinossauros e cachoeiras não são fatores que se assimilariam de uma hora para outra. Embora certos aspectos da natureza de Terra Nova são apontados pela personagem Maddy Shannon, até vermos ela ser sutilmente ignorada pela própria família. 

Dr. Malcolm Wallace.
Percebemos um grupo de Pterossauros migrando para Terra Nova, onde pretendem firmar um novo local. Eles chegam sorrateiramente na colônia, atacando quando em grande número. É nesse momento que vemos o Dr. Malcolm Wallace entrando em ação. Ex-namorado da Dr. Elisabeth Shannon, o Dr. Wallace também é responsável pela chegada da família Shannon em Terra Nova. Eles voltam a ser colegas de profissão na colônia e juntos buscam uma solução para o ataque dos Pterossauros. 

Jim Shannon retoma a aproximação com sua família, ele percebe ligeiramente os interesses amorosos de seus filhos mais velhos, mas o episódio falha ao focar na sua crise de ciúmes em relação a própria esposa. Ele percebe que o Dr. Wallace possa ter recrutado Elisabeth com segundas intenções. A crise de ciúmes expressa por Jim seria interessante se Elisabeth fosse uma mulher de personalidade duvidosa, o que não ocorre nessa série. 

Os interesses amorosos dos adolescentes da família Shannon ocorrem simultaneamente. Skye e Josh parecem mais unidos. Embora não tenha abandonado seus sentimentos pela namorada que ele deixou no futuro, Josh não hesita em ter Skye ao seu lado em momentos tensos, como no ataque dos Pterossauros em Terra Nova. Criando assim um possível triângulo amoroso, caso Josh consiga trazer sua namorada para a colônia. Enquanto isso o soldado Mark Reynolds usa de seus métodos para se aproximar de Maddy Shannon, que tem um sentimento recíproco por ele. Se Reynolds é um soldado, com certeza não passou por um treinamento brutal para conquistar esse título. Ele se oferece para proteger a casa dos Shannon, até ser nocauteado por um Pterossauro. 

Se os Slashers, os Braquissauros e o Carnotauro não funcionaram visualmente no episódio Genesis, os Pterossauros de Instinct menos ainda. Está mais do que claro que os efeitos visuais de Terra Nova são muito limitados quanto ao visual dos dinossauros, que aparecem mais em cenas noturnas e cada vez menos convincentes vistos em close-up. O exemplo mais evidente está na expressão de um Pterossauro, quando o vemos se aproximar lentamente da pequena Zoe Shannon.

A solução encontrada pela Drª Elisabeth Shannon e o Dr. Malcolm Wallace está em reproduzir os feromônios dos Pterossauros e atraí-los para uma nova região. Disposto a proteger a colônia a todo custo, cabe ao Comandante Nathaniel Taylor se unir ao seu novo aliado, Jim Shannon, para atrair os Pterossauros para um local afastado de Terra Nova. 

Diferente de seu papel em Avatar, Stephen Lang é mais sutil ao moldar o personagem Nathan Taylor. Suas intenções de fazer Terra Nova prosperar são claras, mas ainda é um mistério sobre o que ele realmente é capaz para manter a soberania de sua colônia. Prova disso é o relacionamento a distância com seu próprio filho e também rival, como visto nos momentos finais de Genesis. É sem dúvida o personagem mais interessante de Terra Nova e seu passado é algo que os roteiristas tem um prato cheio para ser desenvolvido na série. 

Não há muita semelhança entre Terra Nova e Lost, como apontaram alguns fãs da série. Em Terra Nova, não temos a sensação de que os personagens correm perigo extremo, a ponto de nos preocuparmos se eles podem morrer a qualquer momento. Eles vivem em casas muito confortáveis  para que o público sinta empatia quanto a aspectos básicos, como sobrevivência. A natureza silvestre de Terra Nova não tem uma personalidade própria, sendo mais um pano de fundo, assim como os próprios dinossauros. Os Sextos apresentam alguns mistérios nessa primeira etapa da série, mas não chegam nem perto do que foram Os Outros, de Lost. Considerando esses fatores, Lost tinha um mérito por construir um gigantesco quebra-cabeças em que o espectador juntada as peças durante seis temporada, levando o espectador a abrir um vasto leque de teorias sobre os acontecimentos da Ilha. Enquanto isso, Terra Nova apresenta uma estrutura muito previsível, confortável e facilmente digerível pelo espectador.
Tecnologia do Blogger.