Pular para o conteúdo principal

Boardwalk Empire: “21” S02E01


Steve Buscemi como Enoch "Nucky" Thompson em Boardwalk Empire, série produzida por Martin
Scorsese. Por quanto tempo Nucky fica no poder?
Quando Martin Scorsese se uniu a Mark Wahlberg e Terence Winter e quis dirigir o episódio piloto de Boardwalk Empire, a HBO não pensou duas vezes para produzir a série. Boardwalk Empire é baseado no livro homônimo de de Nelson Johnson, sobre a atuação da máfia durante a Lei Seca nos Estados Unidos. A primeira temporada foi vencedora do Globo de Ouro de Melhor Série Dramática em 2011, de Melhor Elenco em Série Dramática no Screen Actors Guild Awards e alguns prêmios do Emmy de 2011, como Melhor Direção em episódio de Série Dramática para Martin Scorsese. Considero o episódio "Boardwalk Empire", dirigido por Scorsese, impecável e um dos melhores da série, além de ter o toque de um grande mestre.

Criada por Terence Winter (roteirista premiado pela série The Sopranos), Boardwalk Empire é vista como uma versão de The Sopranos situada na década de 1930. Mais do que isso, a série tem características exploradas por Scorsese em filmes como Os Bons Companheiros, ao abordar o lado humano da máfia irlandesa e italiana em Atlantic City, Chicago e Nova York, além de uma série de corrupções no governo dos EUA.

Após uma prévia da 1ª temporada, o episódio 21, escrito por Terence Winter e dirigido por Tim Van Patten (Produtor Executivo e um dos diretores da série), se inicia com a canção After You Get What You Want (cantada por Kathy Brier, accompanhada por by Vince Giordano e os Nightthawks). Essa canção deixa claro o sentimento de insatisfação dos personagens, que apesar de estarem bem sucedidos em seus planos, eles nunca estão satisfeitos com o que tem. Vemos Nucky Thompson (Steve Buscemi) traindo Margaret Schroeder (Kelly MacDonald) numa festa casual, o Comodoro Loius Kaestner (Dabney Coleman) se exercitando fisicamente para executar seu plano de retomar o poder em Atlantic City e o contrabando de bebidas prosperando. 21 é sobre a busca por mais poder e do plano do Comodoro Loius Kaestner (Dabney Coleman), que na temporada anterior recrutou seu filho Jimmy Darmody (Michael Pitt) para sua causa, além de jogar Eli Thompson (Shea Whigham) contra seu próprio irmão: Nucky Thompson.

Kun Klux Klan atacando com tudo.
O episódio se inicia com uma sequência de ação, em que o armazém de Chalky White (Michael Kenneth Williams) é atacado pela Kun Klux Klan. Poucos negros sobrevivem e White ataca dois membros da Klan com tiros, matando um deles. Não é a primeira vez que a Kun Klux Klan ataca a comunidade negra de Atlantic City. Esse foi o primeiro passo para derrubar Nucky Thompson, que se deu ao árduo trabalho de apaziguar a comunidade negra do resto da população. Além é claro do racismo que é claro nesse episódio, ao conferirmos a população de Atlantic City se sentindo chocada por um dos membros da Klan morrer no ataque. A solução encontrada por Nucky para proteger Chalky é deixar que ele seja preso. O que nos leva a cena do velório, uma das mais importantes desse episódio, em que Nucky tem uma breve conversa com Jimmy Darmody. Nucky sabe que algo está errado, principalmente ao perceber sua distância de Jimmy, que agora não recorre mais a ele para pedir conselhos.

Michael Shannon: Agente Nelson Van Alden em
Boardwalk Empire e também General Zod no novo
Superman.
O agente Nelson Van Alden (Michael Shannon), que demonstrava certa impotência na primeira temporada ao combater os crimes da Lei Seca, traz sua esposa para passar um fim de semana em Atlantic City. Esse casal conservador celebra um momento juntos num restaurante, onde o garçom oferece álcool ao casal. A esposa se surpreende com a postura do marido ao lhe perguntar: "Ele estava oferecendo álcool. Você não vai prendê-lo?" Nelson mantém sua postura conformista perante a esposa até surpreendê-la com uma batida no estabelecimento, onde os funcionários são presos e as bebidas são apreendidas. Alguém conservador como Nelson Van Alden jamais deixaria de provar seus princípios perante a esposa. Ao vermos o casal fazendo amor a luzes apagadas, é possível notar que o ator Michael Shannon faz uma grande performance ao construir a dualidade de seu personagem, que com sua esposa ele vive de acordo com os princípios cristãos e com Lucy Danziger (Paz de la Huerta), ele esconde seus próprios pecados ao ocultar de todos o seu futuro filho bastardo.

Surpreendido por um membro do Ministério Público, Nucky Thompson é preso por fraudar as eleições de Atlantic City. Margaret Schroeder e seu filho percebem a ausência de Nucky ao esperarem por ele enquanto assistiam o filme O Garoto, de Charlie Chaplin. O que foi uma metalinguagem muito bem-vinda dentro desse episódio. E Jimmy Darmody, ao retirar de uma caixa uma pequena escultura de um mestre e um aprendiz, a observa constantemente e ao guardá-la em seu armário, decide abandonar a posição de aprendiz e retoma sua postura de ser o capitão de sua própria alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

Netflix Divulga TOP 10 Séries mais vistas por super maratonistas

PREPARAR, APONTAR, ASSISTIR: MAIS DE 8 MILHÕES DE ASSINANTES QUEREM SER OS PRIMEIROS  NA MARATONA DE SÉRIES DA NETFLIX
Um novo tipo de aficionado surgiu com a Netflix, e eles estão correndo para serem os primeiros a terminar séries como Stranger Things, House of Cards, Fuller House e outras . Assistir a uma série inteira antes de todo mundo virou um novo símbolo de status.
A Netflix mudou a forma como o mundo se relaciona com séries  - espectadores podem assistir quando, onde, como quiserem e, principalmente, em qualquer ritmo. Ao fazer isso, a Netflix viu o surgimento de um novo tipo de fã: o super maratonista. Completando em um dia o que os outros levam semanas, os super maratonistas se empenham para serem os primeiros a terminar uma série, assistindo a uma temporada inteira nas primeiras 24 horas após o lançamento. 

No total, 8,4 milhões de assinantes da Netflix se tornaram super maratonistas, e a única coisa mais rápida do que o ritmo em que eles assistem a séries é o ritmo de cresc…

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…

Especial: TOP 5 séries que você não deve assistir com a sua mãe

Olá, leitores! Hoje não é um dia qualquer, não é um simples domingo onde você, caro leitor, comerá um pedaço de pizza do sábado à noite no almoço, porque hoje é o dia das mulheres da vida de cada um de vocês, das mulheres que consideram sagradas. Hoje é dia das mães! O Viciado Em Série não poderia deixar de prestar sua homenagem, contudo, decidido a fazer algo diferente do bom e velho “TOP 5/10 Mães de Séries/Filmes”, segue o "TOP 5 Séries Que Você Não Deve Assistir Com a Sua Mãe".
5º Lugar - Game of Thrones

Uma série da HBO para maiores de 18 anos cheia de nudez, cenas de sexo, incesto, orgias, guerras, violência de todos os tipos, entre outras situações embaraçosas. Game of Thrones, definitivamente, não é o tipo de série para você assistir ao lado da sua querida e sagrada mãe, afinal, qual filho não fica constrangido diante uma cena de sexo em um filme aleatório sendo assistido junto dela? Agora imagina uma cena dessas entre dois irmãos... Pois é, MELHOR NÃO! 
4º Lugar – Tr…