Pular para o conteúdo principal

Terra Nova: “Genesis” S01E01-02




Nos últimos anos, surgiram notícias sobre uma série em live action de Star Wars, em que a história se passaria entre os episódios III e IV, no domínio do Império Galáctico. Quando perguntaram a George Lucas porque a série não estava produzida, ele explicou que os efeitos visuais necessários para produzir uma série assim seriam exorbitantes, além da necessidade de um melhor desenvolvimento de CGI. E o episódio Genesis de Terra Nova prova que George Lucas estava certo.

A história de Terra Nova se passa no início do século XXII, no ano 2149 D.C., quando a Terra estava a beira da destruição. As pessoas precisam de rebreathers (aparelho que filtra o ar para a respiração) para conseguirem respirar, do contrário sofrem sérios problemas pulmonares, levando a morte em muitos casos. Além do sério controle de natalidade, no qual é proibido um casal ter mais de dois filhos, o que já é realidade na China. Após descobrir uma maneira de viajar no tempo, a raça humana percebe que a única solução para sua sobrevivência está em levar pessoas para 85 milhões de anos no passado, quando os dinossauros dominavam a Terra. O comandante Nathaniel Taylor foi o primeiro humano a viajar para 85 milhões de anos no passado e é o construtor da colônia de Terra Nova.

Jim Shannon: poucos segundos após viajar 85 milhões 
de anos no passado.
O ex-policial Jim Shannon é preso por agentes do Controle de Natalidade por ter uma terceira filha, Zoe, cuja família a manteve escondida durante sua vida. Por ser uma médica qualificada, após dois anos a esposa de Jim, Elisabeth, é escolhida para ir para Terra Nova com seus outros dois filhos: Josh e Maddy. Com a ajuda de Elisabeth, Jim consegue fugir da Prisão de Golad, leva sua filha Zoe e consegue driblar a segurança para atravessar o portal temporal (semelhante ao portal de Stargate), que leva a 85 milhões de anos no passado. Assim a família Shannon procura um recomeço, se unindo a Terra Nova. Elisabeth se torna uma das médicas da colônia e Jim se une a equipe de defesa, após salvar o comandante Nathaniel Taylor de um ataque dos Sextos (um assentamento que se separou de Terra Nova, liderados por Mira).

Comandante Nathaniel Taylor dando as boas vindas
novos habitantes de Terra Nova.
O roteiro de Genesis introduz os personagens e a saga, mas tem uma série de tropeços, como o fato de Josh ser o típico adolescente frustrado com seu pai, até perceber que é igual a ele. Após deixar sua namorada em 2149, Josh conhece a jovem Skye, que esteve em Terra Nova desde criança. Ela surge como um novo interesse amoroso e mostra o que é necessário para sobreviver num local hostil, principalmente quando ela e seus amigos estão encurralados por Slashers (Velociraptors com caudas afiadas como navalhas). Há pequenos momentos do episódio que explicam que uma realidade alternativa está sendo criada, o que não impede que a raça humana surja no futuro, no momento em Josh e Maddy encontram uma sonda enviada para aquela época. Além do conflito entre os habitantes de Terra Nova e Os Sextos.

Os braquiossauros em CGI de Terra Nova. 
O que decepciona em Terra Nova é que os dinossauros feitos em CGI não são convincentes e passa pelos mesmos problemas da fracassada Falling Skies. O que é espantoso, considerando que são duas séries produzidas por Steven Spielberg. As seqüências de ação com os dinossauros são desinteressantes, comparadas com a ocorrida no ano de 2149, quando Jim Shannon agride a segurança e corre desesperado para o portal do tempo. Os dinossauros parecem invulneráveis quando são atingidos pelas armas dos humanos. E os Slashers de Terra Nova aparentam muita misericórdia com suas vítimas quando comparados com os Velociraptors de Jurassic Park. Se em 1993, quando Jurassic Park estreou nos cinemas, os efeitos visuais tinham certas limitações, mas os dinossauros eram convincentes, porque não foi utilizada uma tecnologia semelhante em Terra Nova?

Agora cabem aos roteiristas responderem a seguinte questão: Se a solução da humanidade está a 85 milhões de anos no passado, como a raça humana sobreviverá ao apocalipse que levou os dinossauros a extinção? Terra Nova tem uma história interessante, mas por ser exibida na FOX americana, não podemos esperar que a série tenha um nível de suspense e brutalidade que seriam primordiais para contar o dia a dia de pessoas que vivem junto com dinossauros.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

O que chega em Agosto na Netflix

Trailer:

Títulos destacados do mês de agosto

Séries:

Atypical: Temporada 1: No auge dos seus 18 anos e com autismo, Sam embarca em uma jornada divertida e dolorosa de autodescoberta em busca de amor e independencia. Série original Netflix, estreia dia 11 de agosto.
Marvel - Os Defensores: Temporada 1: Assim como os Vingadores, estes quatro super-heróis da Marvel se unem para defender o planeta Terra e lutar contra o crime. Série original Netflix, estreia dia 18 de agosto.

Disjointed: Parte 1: Ruth (Kathy Bates) realizou seu sonho abrindo uma loja de cannabis medicinal, tudo de acordo com a lei. Agora, ela pode fumar um baseado quando bem entender - basicamente sempre. Série original Netflix, estreia dia 25 de agosto.

Wet Hot American Summer: Ten Years Later: Bem-vindos à reunião de 10 anos do acampamento Firewood! Estrelada pelo elenco original do filme cult e novos atores e atrizes, a série de 8 episódios mostra como está a turma do acampamento, dez anos depois. Série original Netflix, es…

TOP 5 Séries Melhores que Game of Thrones

— Vikings: "Gosto de Game of Thrones porque tem muita luta medieval, sangue..."

As lutas medievais de Vikings são muito mais intensas, extremamente constantes na série. A série também vem de uma adaptação, só que dá história da humanidade, quando exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII. A série também é muito mais viciante, sem a morosidade de diálogos vistos na série da HBO.

— Banshee:  "Gosto de Game of Thrones porque tem muitas cenas de sexo e nudez"

As cenas de sexo de Banshee são extremamente mais explícitas. Nudez é cotidiano na série, inclusive nudez frontal. E a nudez de Banshee não são como em Game of Thrones, que praticamente mostra a nudez de prostitutas, personagens secundários. Em Banshee os atores principais estão nessas cenas. Banshee também ganha no quesito violência, sangue, ação, além de ter roteiro original.

— …

O Fim de Sons of Anarchy

"Papa's Goods" 7x13 [Series Finale] (Com spoilers)
Quando a morte é a última e única saída.
E Jax encontrou na morte a solução para tudo, mas Sons of Anarchy continuará viva, até em breve criarem um remake, ou até mesmo, continuar com a série, pois margem de sobra deixaram pra isso.
O fim de Sons of Anarchy tratou de mostrar o fim de Jax Teller, aquele se tornou protagonista da série, mas nem sempre foi assim. As primeiras temporadas eram comandadas por Clay, que revesava o papel principal com Jax, mas nem de longe as ações que ambos exerciam eram o mais importante da série.
Sons se destacou pelo conjunto de personagens e por ações em conjunto, alinhado às situações nada pacíficas da família Teller. Portanto, com o fim de Jax Teller, a série termina, mas, diferente da maioria das séries, o enredo sobreviveria "tranquilamente" sem Jax.
Ademais, a saída para "resolver" tudo foi a morte. Jax "morreu", mas foi para o "outro mundo" de a…

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.