Terra Nova: “Genesis” S01E01-02




Nos últimos anos, surgiram notícias sobre uma série em live action de Star Wars, em que a história se passaria entre os episódios III e IV, no domínio do Império Galáctico. Quando perguntaram a George Lucas porque a série não estava produzida, ele explicou que os efeitos visuais necessários para produzir uma série assim seriam exorbitantes, além da necessidade de um melhor desenvolvimento de CGI. E o episódio Genesis de Terra Nova prova que George Lucas estava certo.

A história de Terra Nova se passa no início do século XXII, no ano 2149 D.C., quando a Terra estava a beira da destruição. As pessoas precisam de rebreathers (aparelho que filtra o ar para a respiração) para conseguirem respirar, do contrário sofrem sérios problemas pulmonares, levando a morte em muitos casos. Além do sério controle de natalidade, no qual é proibido um casal ter mais de dois filhos, o que já é realidade na China. Após descobrir uma maneira de viajar no tempo, a raça humana percebe que a única solução para sua sobrevivência está em levar pessoas para 85 milhões de anos no passado, quando os dinossauros dominavam a Terra. O comandante Nathaniel Taylor foi o primeiro humano a viajar para 85 milhões de anos no passado e é o construtor da colônia de Terra Nova.

Jim Shannon: poucos segundos após viajar 85 milhões 
de anos no passado.
O ex-policial Jim Shannon é preso por agentes do Controle de Natalidade por ter uma terceira filha, Zoe, cuja família a manteve escondida durante sua vida. Por ser uma médica qualificada, após dois anos a esposa de Jim, Elisabeth, é escolhida para ir para Terra Nova com seus outros dois filhos: Josh e Maddy. Com a ajuda de Elisabeth, Jim consegue fugir da Prisão de Golad, leva sua filha Zoe e consegue driblar a segurança para atravessar o portal temporal (semelhante ao portal de Stargate), que leva a 85 milhões de anos no passado. Assim a família Shannon procura um recomeço, se unindo a Terra Nova. Elisabeth se torna uma das médicas da colônia e Jim se une a equipe de defesa, após salvar o comandante Nathaniel Taylor de um ataque dos Sextos (um assentamento que se separou de Terra Nova, liderados por Mira).

Comandante Nathaniel Taylor dando as boas vindas
novos habitantes de Terra Nova.
O roteiro de Genesis introduz os personagens e a saga, mas tem uma série de tropeços, como o fato de Josh ser o típico adolescente frustrado com seu pai, até perceber que é igual a ele. Após deixar sua namorada em 2149, Josh conhece a jovem Skye, que esteve em Terra Nova desde criança. Ela surge como um novo interesse amoroso e mostra o que é necessário para sobreviver num local hostil, principalmente quando ela e seus amigos estão encurralados por Slashers (Velociraptors com caudas afiadas como navalhas). Há pequenos momentos do episódio que explicam que uma realidade alternativa está sendo criada, o que não impede que a raça humana surja no futuro, no momento em Josh e Maddy encontram uma sonda enviada para aquela época. Além do conflito entre os habitantes de Terra Nova e Os Sextos.

Os braquiossauros em CGI de Terra Nova. 
O que decepciona em Terra Nova é que os dinossauros feitos em CGI não são convincentes e passa pelos mesmos problemas da fracassada Falling Skies. O que é espantoso, considerando que são duas séries produzidas por Steven Spielberg. As seqüências de ação com os dinossauros são desinteressantes, comparadas com a ocorrida no ano de 2149, quando Jim Shannon agride a segurança e corre desesperado para o portal do tempo. Os dinossauros parecem invulneráveis quando são atingidos pelas armas dos humanos. E os Slashers de Terra Nova aparentam muita misericórdia com suas vítimas quando comparados com os Velociraptors de Jurassic Park. Se em 1993, quando Jurassic Park estreou nos cinemas, os efeitos visuais tinham certas limitações, mas os dinossauros eram convincentes, porque não foi utilizada uma tecnologia semelhante em Terra Nova?

Agora cabem aos roteiristas responderem a seguinte questão: Se a solução da humanidade está a 85 milhões de anos no passado, como a raça humana sobreviverá ao apocalipse que levou os dinossauros a extinção? Terra Nova tem uma história interessante, mas por ser exibida na FOX americana, não podemos esperar que a série tenha um nível de suspense e brutalidade que seriam primordiais para contar o dia a dia de pessoas que vivem junto com dinossauros.
Tecnologia do Blogger.