Pular para o conteúdo principal

Terra Nova: “Genesis” S01E01-02




Nos últimos anos, surgiram notícias sobre uma série em live action de Star Wars, em que a história se passaria entre os episódios III e IV, no domínio do Império Galáctico. Quando perguntaram a George Lucas porque a série não estava produzida, ele explicou que os efeitos visuais necessários para produzir uma série assim seriam exorbitantes, além da necessidade de um melhor desenvolvimento de CGI. E o episódio Genesis de Terra Nova prova que George Lucas estava certo.

A história de Terra Nova se passa no início do século XXII, no ano 2149 D.C., quando a Terra estava a beira da destruição. As pessoas precisam de rebreathers (aparelho que filtra o ar para a respiração) para conseguirem respirar, do contrário sofrem sérios problemas pulmonares, levando a morte em muitos casos. Além do sério controle de natalidade, no qual é proibido um casal ter mais de dois filhos, o que já é realidade na China. Após descobrir uma maneira de viajar no tempo, a raça humana percebe que a única solução para sua sobrevivência está em levar pessoas para 85 milhões de anos no passado, quando os dinossauros dominavam a Terra. O comandante Nathaniel Taylor foi o primeiro humano a viajar para 85 milhões de anos no passado e é o construtor da colônia de Terra Nova.

Jim Shannon: poucos segundos após viajar 85 milhões 
de anos no passado.
O ex-policial Jim Shannon é preso por agentes do Controle de Natalidade por ter uma terceira filha, Zoe, cuja família a manteve escondida durante sua vida. Por ser uma médica qualificada, após dois anos a esposa de Jim, Elisabeth, é escolhida para ir para Terra Nova com seus outros dois filhos: Josh e Maddy. Com a ajuda de Elisabeth, Jim consegue fugir da Prisão de Golad, leva sua filha Zoe e consegue driblar a segurança para atravessar o portal temporal (semelhante ao portal de Stargate), que leva a 85 milhões de anos no passado. Assim a família Shannon procura um recomeço, se unindo a Terra Nova. Elisabeth se torna uma das médicas da colônia e Jim se une a equipe de defesa, após salvar o comandante Nathaniel Taylor de um ataque dos Sextos (um assentamento que se separou de Terra Nova, liderados por Mira).

Comandante Nathaniel Taylor dando as boas vindas
novos habitantes de Terra Nova.
O roteiro de Genesis introduz os personagens e a saga, mas tem uma série de tropeços, como o fato de Josh ser o típico adolescente frustrado com seu pai, até perceber que é igual a ele. Após deixar sua namorada em 2149, Josh conhece a jovem Skye, que esteve em Terra Nova desde criança. Ela surge como um novo interesse amoroso e mostra o que é necessário para sobreviver num local hostil, principalmente quando ela e seus amigos estão encurralados por Slashers (Velociraptors com caudas afiadas como navalhas). Há pequenos momentos do episódio que explicam que uma realidade alternativa está sendo criada, o que não impede que a raça humana surja no futuro, no momento em Josh e Maddy encontram uma sonda enviada para aquela época. Além do conflito entre os habitantes de Terra Nova e Os Sextos.

Os braquiossauros em CGI de Terra Nova. 
O que decepciona em Terra Nova é que os dinossauros feitos em CGI não são convincentes e passa pelos mesmos problemas da fracassada Falling Skies. O que é espantoso, considerando que são duas séries produzidas por Steven Spielberg. As seqüências de ação com os dinossauros são desinteressantes, comparadas com a ocorrida no ano de 2149, quando Jim Shannon agride a segurança e corre desesperado para o portal do tempo. Os dinossauros parecem invulneráveis quando são atingidos pelas armas dos humanos. E os Slashers de Terra Nova aparentam muita misericórdia com suas vítimas quando comparados com os Velociraptors de Jurassic Park. Se em 1993, quando Jurassic Park estreou nos cinemas, os efeitos visuais tinham certas limitações, mas os dinossauros eram convincentes, porque não foi utilizada uma tecnologia semelhante em Terra Nova?

Agora cabem aos roteiristas responderem a seguinte questão: Se a solução da humanidade está a 85 milhões de anos no passado, como a raça humana sobreviverá ao apocalipse que levou os dinossauros a extinção? Terra Nova tem uma história interessante, mas por ser exibida na FOX americana, não podemos esperar que a série tenha um nível de suspense e brutalidade que seriam primordiais para contar o dia a dia de pessoas que vivem junto com dinossauros.

Comentários

  1. Bom, eu já não queria ver mesmo. Não sou muito chegado em dinossauro (jurassic park gastou minha cota de interesse) e Falling Skies me decepcionou o suficiente para contribuir para não querer ver outra série do Spielberg (e olha que eu gosto de assuntos que envolvem extraterrestres).

    Agora com o seu relato eu fiquei com mais certeza que não vou ver... kkk.

    Eu até entendo que os efeitos especiais não sejam tão legais, principalmente por ser uma série de TV e não um filme de orçamento milionário, mas o que me incomoda mais são os roteiros excessivamente falhos. Falling Skies teve esse problema e pelo que você me passou com o seu review, Terra Nova também tem um roteiro falho e previsível demais...

    Bom, vou continuar acompanhando as reviews, se melhorar eu posso mudar de idéia! :-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É. Realmente esse ano as séries produzidas pelo Spielberg não estão grande coisa. Mas duas minisséries produzidas por ele e por Tom Hanks que recomendo são: Band of Brothers (estou escrevendo um texto sobre essa minissérie) e The Pacific.

    ResponderExcluir
  3. Eu até que gostei da série, pra falar a verdade. Os efeitos são ridiculos mesmo, a única hora que fica legal é o ataque dos dinossauros à noite, que não precisa de muita definição. Mas a história não é das piores, achei mais legal que Falling Skies. Acho esse lance se sexto meio 'outros' de lost. Ms é bem 'falho' mesmo e não é tão interessante quanto outras séries e estreias, mas vale pela espiada. Espero que desenvolvam a trama e melhorem um pouco esses dinossauros que ninguém merece!

    ResponderExcluir
  4. Eu até consigo relevar os (D) especiais se a trama for interessante e envolvente, mas infelizmente Terra Nova não tem nada disso. Não achei essa merda toda que estão falando e achei bem melhor (menos pior) do que Falling Skies, porém, a série precisa melhorar muito para se tornar assistível. O plot daquele garoto foi a pior coisa que aconteceu nessa premiére. Putz, sempre tem que ter um garoto chato, vide Tyler de V, Matt de TVD e por aí vai.
    Eu ainda torço para que Terra Nova alavanque, pois precisamos sair da mesmice que é apresentada por aí, trancafiadas em escritórios e em cenas de metrópoles. #Oremos.
    Belo Texto Lucas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o review... Só achei que o termo "fracassada" para designar The Falling Skies foi muito forte (apesar dos problemas que todos sabemos, a estória - mesmo com os buracos - me agrada ;)).

    Terra Nova já nasceu com problemas graves... Tipo, que prisão é essa de segurança máxima que o cara consegue fugir tão facilmente? Com tanto dinheiro disponível, como o cara não conseguiu sair da prisão de uma forma mais razoável (que nem foi explorada na premiere!)? Além disso, aquele negócio de símbolos estranhos em um local misterioso me pareceu um Lost requentado...

    Mesmo à noite os efeitos foram péssimos... Tem uma hora que aparece um pedaço do rosto de um dinossauro que foi tosco demais... E esses dinossauros devem ser alienígenas de Kripton, porque eles ricocheteiam as balas!!! :p

    Enfim, vou continuar acompanhando pra ver o que acontece, mas não creio que a série tenha um grande futuro não...

    ResponderExcluir
  6. realmente que saiba os dinossauros não eram a prova de balas

    ResponderExcluir
  7. douglas cernicchiaro18 de outubro de 2011 18:17

    Pessoal, como um cara que leu nada menos que a maioria dos livros de ficção publicados no século passado ( e uma boa revisada nos do século Retrasado), nunca vejo mesmo muita novidade... Só que comparar Terra Nova à lost é muito forçado! Lost nem foi assim uma pérola, e copiou muito livros antigos, usando uma narrativa do seriado 24horas... Já Sextos, Outros... Não foi original nem em Lost, nem vai ser Em Terra Nova... Mas sempre uma realidade... Seria melhor, antes das comparações, fazer uma viagem ao universo ficcional de Conan Doyle ( "O mundo Perdido"), Robert Heinlein ( "E Ele construiu uma casa torta" e " A bala analógica"), Julio Verne( "A Ilha Misteriosa e Viagem ao Centro da Terra") e ainda conhecer muitas outras obras ( "A Maquina do tempo" e "A Guerra dos mundos" - HG Wells) para poder dizer: Essa idéia não é original. Sobra ainda muito  Arthur C. Clarke (O Fim da Infância, 2001: Uma Odisseia no Espaço, A cidade e as Estrelas...), Asimov... A Década de quarenta foi a mais criativa no quesito ficção, e nada hoje, parece igualar. Ainda mais qdo todas as idéias já foram usadas. Ou alguém realmente acha que JURASSIC PARK ou LOST foram as idéias mais originais do último século?!?

    ResponderExcluir
  8. Quanto à pergunta doultimo paragrafo a garota explica isso quando encontrarama sonda. Eles estão numa realidade alternativa (outro fluxo), ate fala da historia da borboleta que da como exemplo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Séries

Agenda de séries:

Fique por dentro das séries que vão ao ar no dia nos Estados Unidos com essa super agenda.  Dúvidas, críticas elogios... Caso haja algum erro na agenda, mencione-o nos comentários.

Entendendo Game Of Thrones

Game of Thrones é uma série que acaba se tornando bem difícil de explicar, e isso ocorre justamente por causa da complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de subtramas existentes. Então, meu objetivo com esse texto é fazer com que uma pessoa que nunca viu ou que não tenha entendido muito a premissa da série, entenda de forma clara qual a principal narrativa. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre os personagens e subtramas (senão você ficaria horas aqui lendo), apenas vou tentar mostrar a direção e o que a série propõe.
Como todos sabem, a série Game Of Thrones (produzida pela HBO) é a adaptação dos livros de fantasia épica escritos por George R.R. Martin, que são chamados de As crônicas de gelo e fogo. Já se passaram a 1° e 2° temporada, adaptando o primeiro (A guerra dos tronos) e o segundo (A fúria dos reis) livro, respectivamente. E nesse domingo é a estreia da terceira temporada, que irá adaptar a primeira parte do terceiro livro (A tormenta das espadas…

Especial: TOP 5 séries que você não deve assistir com a sua mãe

Olá, leitores! Hoje não é um dia qualquer, não é um simples domingo onde você, caro leitor, comerá um pedaço de pizza do sábado à noite no almoço, porque hoje é o dia das mulheres da vida de cada um de vocês, das mulheres que consideram sagradas. Hoje é dia das mães! O Viciado Em Série não poderia deixar de prestar sua homenagem, contudo, decidido a fazer algo diferente do bom e velho “TOP 5/10 Mães de Séries/Filmes”, segue o "TOP 5 Séries Que Você Não Deve Assistir Com a Sua Mãe".
5º Lugar - Game of Thrones

Uma série da HBO para maiores de 18 anos cheia de nudez, cenas de sexo, incesto, orgias, guerras, violência de todos os tipos, entre outras situações embaraçosas. Game of Thrones, definitivamente, não é o tipo de série para você assistir ao lado da sua querida e sagrada mãe, afinal, qual filho não fica constrangido diante uma cena de sexo em um filme aleatório sendo assistido junto dela? Agora imagina uma cena dessas entre dois irmãos... Pois é, MELHOR NÃO! 
4º Lugar – Tr…

O Fim da Saga Red John em "The Mentalist"

Por Jaqueline Pigatto
Chegou ao fim uma das maiores sagas dos seriados da atualidade. Patrick Jane finalmente colocou as mãos em Red John, o serial killer que matou sua esposa e filha. A série, que teve início há 6 anos, sempre focou na busca do protagonista por vingança, com Red John sempre alguns passos à frente, criando mais perguntas para as poucas respostas que conseguíamos, praticamente entrando na mente de Jane e roubando uma memória feliz, até conseguindo sua lista de suspeitos, revelada ao final da quinta temporada.
A partir dali sabíamos que o momento tão esperado chegaria. A produção confirmou: vamos descobrir nessa temporada quem é Red John. Os 7 suspeitos da lista eram personagens que frequentemente passavam pela série, em sua maioria policiais ou ligados ao governo. Pessoas de poder e influência. Mas poucos fãs acreditavam que realmente seria um daqueles. Sempre teve a teoria de que o Red John seria o próprio Patrick Jane. O bizarro Brett Partridge era uma das principais…

A Fantástica Última Temporada de The Killing

(Com spoilers)

Uma aula de como encerrar uma série.
The Killing recusava a nos deixar. Sofreu dois cancelamentos e foi resgatada duas vezes. Lutou contra os números de audiência, única coisa que interessava para o AMC, e conseguiu sobrevida graças à sua qualidade, prontamente reconhecida pelo Netflix. Ajudou na produção da terceira temporada e bancou sozinha a sua quarta, pois, felizmente, acreditou na série e não nos deixou órfãos, depois daquele excepcional cliffhanger.
Terminamos a terceira temporada presenciando Linden matar cruelmente (e merecidamente) Skinner, aos gritos de "NÃO" de Holder. Tempos depois fomos noticiados que não veríamos mais nada além daquilo, pois o AMC decidiu cancelar a série, fato que trouxe muita tristeza para o seu telespectador. É uma crueldade que fazem com o telespectador, mas é, infelizmente, uma prática comum na TV, pois não respeitam nada além de lucro, e deixam de contar uma história sem mais nem menos, se lixando para seus clientes. 
E a …