Fringe: Review "The Last Sam Weiss S03E21


"Em caso de emergência, quebre o vidro" Sam Weiss

Que loucura esse episódio de Fringe!

Fringe promete deixar todo mundo de boca aberta nessa reta final da temporada, e após "The Last Sam Weiss" não temos a menor dúvida quanto a isso. Faltando 1 episódio para o fim, nada está definido e vários rumos poderão ser tomados, nos enlouquecendo cada vez mais nessa excepcional temporada de Fringe. Ajeitem-se na cadeira porque Walternativo não está para brincadeira.


Qual mundo sobriverá? Os dois? Nenhum? Haverá um 3º universo? Quem vai morrer no final? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas no season finale de Fringe, mas acredito que algo surpreendente nos espera e qualquer conclusão agora provavelmente será precipitada.

Literalmente, o episódio teve momentos eletrizantes. Os efeitos colaterais da máquina de Walternativo estão cada vez maiores e a divisão Fringe não teve como evitar as mortes e os estragos no lado de cá. Partiram diretamente para a fonte do problema, enquanto Walter e Astrid tentam saber o que estava acontecendo. Walter chegou a uma conclusão ponderável. Não entendi porque não fizeram o que disse. O transporte da máquina parecia a melhor opção, apesar de que essa hipótese não foi descartada ainda.


Fringe está muito bom, mas claro que tem momentos negativos. Destaco dois:

-Olívia tendo que ameaçar Sam Weiss com a arma para que seguissem com o plano, foi difícil de engolir. Podiam ter feito de outra forma não forçada.
- Sam Weiss parar aquela porta contando com sua perspicácia no boliche, também foi difícil de acreditar, mas o restante do episódio compensou e muito.

"Em caso de emergência, quebre o vidro" e após Sam Weiss quebrar a vidraça onde estava a chave e usá-la para abrir a caixa guardada junto ao túmulo de seus ancestrais, a surpresa. Fiquei completamente boquiaberto quanto vi aquele desenho de Olivia. Ela é a chave! Como assim? Um desenho de Olívia guardado a muitos anos, muito antes dela nascer? Sensacional descobrirmos/confirmarmos que tudo está relacionado em Fringe. Nada é em vão. O destino de Olívia é esse, e tudo que aconteceu, não é culpa de ninguém, como a própria acusou Walter, certa vez. Está escrito. São os salvadores do universo, se é mesmo esse o objetivo.

Então vem a parte mais "cabulosa" do episódio. Peter sobreviveu (claro), e esteve em transe durante todo o episódio, voltando sua memória aos poucos e no final, foram tentar parar a máquina. Olívia (a chave) usa de seus poderes telecinéticos e abre caminho para Peter. A máquina o recebe de braços abertos (perdão pelo trocadilho), e depois simplesmente vemos-o no meio de uma guerra civil, num universo desconhecido, 15 anos de diferença.

Where the hell Peter está? Viajou pra outro universo, ou para o futuro? Acredito que seja para o futuro, principalmente com a menção do 11 de Setembro, fazendo um paralelo de guerra contra o Oriente Médio, mas não descarto a hipótese de outro universo. Só o season finale da semana que vem nos dirá. Aguardo ansiosamente.

Obs: Os posts de Fringe é sempre o mais acessado do blog, mas estão com muito poucos comentários. Essa é a hora de debatermos e trocarmos teorias sobre o final. Deixe sua teoria, dica ou observação nos comentários que iremos trocar idéias com o maior prazer, além de animar a nossa equipe que dedica horas para escrever.

Glyphs: "MULTI". Referente a outro(s) universo(s)? Poderá ser completada no episódio seguinte? Mil teorias podem serem criadas a partir dessa palavra.


Observador:

Como essa é a semana do season finale de Fringe, teremos posts diários, debatendo tudo sobre essa série fantástica. Conto com a presença de vocês!
Tecnologia do Blogger.